O estilo Tomboy com muito charme no site Flannel Foxes

por Samantha Mahawasala
/ 28 janeiro 2015 / 1comentarios

A Moda Tomboy mistura o estilo feminino com peças chaves do masculino de forma divertida, evocando o espírito da androginia

“O homem inspirou, a mulher aperfeiçoou”. Esse e o mantra do projeto Flannel Foxes, um site que se dedica ao estilo tomboy de uma forma inusitada. O mantra é literal: elas pegam fotos de homens super estilosos e copiam o look quase que impecavelmente – aperfeiçoando do jeitinho delas.

O resultado são fotos incríveis de looks com camisas jeans, camisas xadrezes de flanela, coletes, ternos, toucas, coturnos, blusas de lã e tudo o que elas conseguem roubar do guarda roupa masculino que possa vestir elas com muito estilo.

O estilo tomboy, que já teve suas aparições ao longo da história da moda, ganhou importância nos últimos anos por conta da androginia, já que as barreiras entre gêneros estão praticamente sendo extintas em muitos aspectos. O projeto Flannel Fox é executado pelas amigas Britt e Meg e está presente no Tumblr, Instagram, Pinterest e Twitter.


Estilo Tomboy – Camiseta branca e calça jeans. O charme fica por conta dos acessórios

Estilo Tomboy – Camisa Xadrez com colete jeans

Linha do tempo do estilo Tomboy

marlene-dietrich-calca-515
A moda de trazer para o feminino peças clássicas do estilo masculino surgiu principalmente com a estilista Chanel que começou a introduzir a alfaiataria nas produções femininas em 1920. Chanel, se inspirava nas peças masculinas para elaborar looks confortáveis para as mulheres e ao mesmo tempo para quebrar os paradigmas da época.

Lembrando que em 1914 teve a Primeira Guerra Mundial, período em que muitas mulheres foram obrigadas a começar a trabalhar, o que desencadeou enorme reflexo no vestuário da época que teve que se adaptar aos novos tempos.

Já na década de 1930, Marlene Dietrich também ousou, alcançando a fama ao criar looks boyish e nos anos 50 o estilo Rockbilly chegou trazendo as calças cigarretes, mas foi nos anos 60 que surgiram os primeiros smokings femininos graças a Yves Sant Laurent.

O estilo TomBoy também está entre as tendências para as próximas estações, como mostra o desfile do estilista Jean Paul Gaultier, que trouxe a androginia, entre os temas trabalhados em seu desfile Spring 2015, que será referência para nosso Verão 2016.

smoking-feminino estilo tomboy
Os smokings femininos de Yves Sant Laurent e a influencia da Chanel, primeira estilista a trazer inspiração da moda masculina para a feminina

Jean Paul Gaultier 6854 Jean Paul Gaultier 65487 Jean Paul Gaultier 56
Jean Paul Gaultier também apostou no estilo TomBoy em seu desfile de spring 2015

Agora veja mais imagens do site Flannel Foxes e inspire-se!

Estilo Tomboy – Calça de barra dobrada e camisa por baixo da blusa de lã. 

Estilo Tomboy – Calça skinny com botinha, camiseta estampada e touca. 

Estilo Tomboy – Camisa xadrez com colete e calça de sarja. 

Estilo Tomboy – Os looks das Flannel Foxes. 

Estilo Tomboy – Camisa jeans super lavada e touca de lã. 

Estilo Tomboy – Camisa xadrez, calça jeans e jaqueta de couro. 

Estilo Tomboy – As releituras de looks masculinos das Flannel Foxes. 

Estilo Tomboy – Os looks andrógenos das Flannel Foxes. 

Estilo Tomboy – Flannel Foxes. 

Estilo Tomboy – Os looks das Flannel Foxes. 

Estilo Tomboy – Os looks andrógenos das Flannel Foxes. 

 

28 janeiro 2015
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.