O estilista Samuel Cirnansck fala sobre carreira e moda brasileira

por Fashion Bubbles
/ 19 outubro 2010 / 3comentarios

O estilista Samuel Cirnansck esteve na Semana de Moda na Livraria Cultura e falou sobre o mercado fashion no Brasil e sua trajetória na profissão.

Samuel se interessou por moda aos 15 anos e sempre teve facilidade para lidar com tecidos e criações, o que o ajudou muito no início da carreira. Seus primeiros trabalhos na área de moda foram com figurinos de teatro e ópera. O estilista conta que graças ao teatro conseguiu prosseguir na carreira. A imagem do teatro ainda é presente em seu estilo dramático nas passarelas.

Ele participou de sete edições do Amni Hot Spot e doze do São Paulo Fashion Week. Quando começou a apresentar desfiles não tinha um estilo definido e fazia apenas imagens de moda, tentando diversas criações. Depois de alguns desfiles apresentados, aproximadamente quatro, ele diz que se encontrou na moda, achou o seu estilo próprio.

Samuel Cirmansck SPFW Verao 2011 298x450 SPFW Verão 2011   Samuel Cirnansck renova sua linguagem e apresenta verão jovem fotos

SPFW – Inverno 2005 ( Via Terra) e Grazi Massafera no Verão 2011 A primeira e a última coleção de Samuel no São Paulo Fashion Week

Além de fazer desfiles para passarela, Samuel cria uma linha de vestidos de festa. “Na passarela eu crio uma imagem de moda. É o que as revistas querem, é o que editorial quer. Mas não há consumo. Já os vestidos de festa têm público, há consumo. É o que paga o leite das criancinhas” brinca o estilista. Sobre a coleção de passarela, Samuel diz que gosta de inovar, de fazer coisas diferentes do que ele vê e faz todos os dias. Um exemplo disso é o vestido de mesa que ele criou para uma coleção do São Paulo Fashion Week.

Sua coleção de vestidos de festa era tão procurada que ele expandiu o negócio e começou a criar vestidos de noiva. Desenhou o vestido de noiva da Juliana Paes e conta que após essa criação passou a ser mais procurado pelas noivas e conhecido pelo público em geral.

Via Noivinha Feliz


O vestido de mesa criado pelo estilista- Imagens via Divadiz

Alguns dos vestidos de noiva de  Samuel Cirnansck

Juliana Paes vestindo seu vestido de noiva criado por Samuel via Zankyou e Terra

Outro assunto que do qual o estilista falou ao público foi a identidade da moda brasileira, que continua muito marcada por uma imagem falsa de coqueiros, flores e muita cor. Cirnansck diz que é assim que o Brasil é visto lá fora, mas que esse não é o estilo das brasileiras. Ainda afirmou que a moda no Brasil ainda não tem uma cara definida, continua se guiando na moda de fora do país. Segundo ele, o Brasil precisa encontrar uma identidade na moda e valorizar mais o mercado nacional.

Confira mais algumas fotos da carreira do estilista:


Desfiles no São Paulo Fashion Week, incluindo a atriz Grazi Massafera

Croquis do estilista

Mais alguns trabalhos de Samuel Cisnarck

Público assiste à palestra de Samuel Cisnarck

Samuel Cirnansck participou de 7 edições do Amni Hot Spot e 12 do São Paulo Fashion Week


Via Abril

19 outubro 2010
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles