O mundo parou no início de 2020, pela pandemia do Coronavírus. As pessoas tiveram que obedecer rigorosamente às quarentenas e isolamento proposto pelos governos para tentar conter o vírus e evitar mais mortes, que tinham índices maiores na população idosa.
Todo esse panorama, fez com que a economia parasse de girar, provocando recessão econômica, já comparada à crise mundial causada pela queda da bolsa de Nova York em 1929. Isso fez com que a economia mundial sofresse perdas imensuráveis devido ao desemprego e empresas que faliam, cenário que infelizmente deve se repetir.
Assim preparamos esse histórico, para relembrar como as pessoas superaram esse período de decadência econômica, com muita determinação, garra e elegância. Seguem também dicas dos filmes mais famosos dos anos 30 para inspirar!
Especial anos 30 – O que marcou a década
Iniciando logo após a Grande Depressão, os anos 30 foram marcados por muitas reviravoltas sociais, políticas e econômicas. Isso faz com que o período seja dominado pelas incertezas a nível global, gerando reflexos na cultura e, obviamente, também na moda.
- Queda da bolsa de Nova York em 1929;
- Ocasionando crise mundial,a mais grave do século 20;
- Na Alemanha, foi instaurado o 3º Reich, que culminou com o início da Segunda Guerra mundial;
- Na moda, os anos 30 foram marcados por um visual mais sofisticado, sóbrio e elegante;
- Já conhece nosso Instagram? Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no @fashionbubblesoficial.
O que aconteceu de importante na década de 30?
Os anos 1930 iniciaram com a crise mundial causada pela queda da bolsa de Nova York em 1929. Isso fez com que a economia sofresse perdas imensuráveis devido ao desemprego e empresas que faliam.
O que foi a Grande Depressão?
Foi a mais grave crise econômica mundial do século 20. Tudo começou por causa de um grande desequilíbrio na economia dos Estados Unidos. Durante a década de 1920, houve um rápido crescimento do mercado de ações no país, com os americanos investindo loucamente nas bolsas de valores, acreditando que elas se manteriam sempre em alta. Cidadãos comuns vendiam as próprias casas para comprar ações, atrás de um lucro fácil e, teoricamente, seguro. No entanto, em meados de 1929, a economia do país começou a dar sinais de que as coisas não iam tão bem assim.
Os Estados Unidos entraram em recessão (queda no crescimento econômico) e muitas empresas haviam se endividado além da conta durante o período de euforia. Em outubro de 1929, diante desses sinais negativos, os preços das ações desabaram, provocando a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
O colapso na economia americana logo se espalhou pelo mundo, pois os Estados Unidos haviam se tornado o principal financiador dos países da Europa após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), conflito que enfraqueceu o continente. A crise também atingiu o Brasil, fazendo as vendas de café para o exterior, nosso principal produto de exportação na época, despencarem. “A quase falência da cafeicultura aumentou as tensões políticas, quando uma junta militar depôs o presidente Washington Luís e empossou Getúlio Vargas, líder da Revolução de 30”, diz o economista José Menezes Gomes, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Europa também sentiu os efeitos políticos da crise, pois a democracia e as idéias liberais ficaram desacreditadas, estimulando o surgimento do nazismo alemão e do fascismo italiano. A crise mundial, nascida nos Estados Unidos, começou a ser superada lá mesmo. Em 1933, o presidente Franklin Roosevelt lançou um programa chamado New Deal (“novo acordo”, em inglês), realizando grandes projetos de obras públicas para promover a recuperação econômica. Mas a Grande Depressão só seria definitivamente encerrada anos depois, durante a Segunda Guerra (1939-1945). Saiba mais aqui.
A década de 30 e a Segunda Guerra Mundial
Foi também durante essa década que, na Alemanha, foi instaurado o 3º Reich, que culminou com o início da Segunda Guerra mundial.
No Brasil, tivemos uma década comandada pelo Governo Vargas, com a promulgação da nova constituição em 1934 e, na sequência, o Estado Novo em 1937.
Como era a moda nos anos 1930?
Como já era de se esperar, a moda se tornou menos ousada, assim como sempre ocorre em tempos de crise. Ainda no reflexo da quebra da bolsa de valores de Nova York, os anos 30 foram marcados por um visual mais sofisticado, sóbrio e elegante com as seguintes características:
- Criação do Shape A com as saias godê e evasê;
- As capas, boleros e luvas, que eram usados tanto no inverno quanto no verão;
- Referências esportivas – A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol;
Inovações da década:
Entre as grandes inovações da década tivemos os modelos de saia godê e evasê, o famoso shape A, marcando a cintura e formando uma silhueta elegante que caracterizou os anos 30.
O que é Shape A
Em português se ler:”xeipe”. Shape significa a forma de como está o seu corpo ou a modelagem da sua roupa. O Shape A é caracterizado pela modelagem que começa estreita na parte de cima e desce abrindo, lembrando a abertura que a letra A tem. Veja mais sobre o shape nas roupas aqui.
Outra grande sensação da década foram as capas, boleros e luvas, que eram usados tanto no inverno quanto no verão. Esse estilo veio das grandes estrelas do cinema, como Greta Garbo, Katharine Hepburn e Marlene Dietrich que foram as principais influenciadoras das tendências da época.
A Criação de referências esportivas na moda dos anos 30
“A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.” – Almanaque Folha
Leia mais:
+ Moda Anos 50 – Figurino de a “Coisa Mais Linda” e fotos originais da década
+ #Anos60 – Gifs animados com imagens dos anos 60 e história da moda na década
+ Anos 90 – Os maiores sucessos da década em fotos originais da época
Nomes de maior destaque nos anos 30
Durante essa década, os nomes de maior destaque na moda foram Gabrielle Chanel, Vionnet e Jeanne Lanvin. Além delas, Elsa Schiaparelli também ganhou grande projeção com seus looks inovadores, que misturavam referências surrealistas, uma vez que a estilista era amiga próxima de grandes artistas como Salvador Dalí, Man Ray e Marcel Duchamp. Com seu progressivo sucesso, ela se tornaria a principal rival de Chanel.
Quais os filmes que marcaram os anos 30?
A década de 1930 marcou a chegada do som, que transformou a indústria do cinema. Foi uma era de ouro, marcada por astros e estrelas cheios de elegância.
- King Kong (1936): estréia de Greta Garbo no cinema falado.
- Tempos Modernos (1936): o clássico de Charles Chaplin,
- O mágico de OZ (1939):
- E o vento levou (1939)
Clique e confira outros filmes que marcaram a época.
- Assuntos: História da Moda, Artigos Acadêmicos, Anos 30
- Gostou? Então dá uma forcinha e siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.