Lançado desde o século XIX, o escarpim é um sapato fechado, com salto baixo ou médio e uma linha que se afina em direção ao bico.
Derivado da palavra scarpa que em italiano significa sapato, e assim sendo no diminutivo scarpino, ele é muito usado desde o seu lançamento, embora a cada década a moda dite o tipo e a altura do salto.
O responsável pela novidade (salto agulha + bico fino) nos anos 50, foi o estilista Roger Vivier, que durante dez anos (1953-1963) trabalhou como desenhista na Maison Dior. Vivier concebeu alguns dos sapatos de maior influência e originalidade da época. Transformou mules do século XVIII em sapatos toalete, em sapatilhas e em botas para o dia.
Estilistas do mundo inteiro não abrem mão do glamour que o escarpim dá aos seus looks nas passarelas, sejam eles punks, clássicos ou contemporâneos. Não há uma só mulher e nem um cineasta de Hollywood, que não sucumba à sua sensualidade – a Cinderela que o diga.
Nesse contexto, o “modelito” na cor preto é indispensável no guarda-roupa da mulher antenada, pois é uma peça coringa.
Processo de criação de sapatos de Manolo Blahnik
Exposição de Manolos Blahnik
Sex and the City – Manolo Blahnik
Modelos de cores para Scarpins
Preto clássico
Coloridos
Leia mais sobre este sapato em A sofisticação do scarpin.
Leia, também, outros Clássicos da Moda em:Clássicos da Moda – Polo Lacoste, A Camisa Branca – Clássicos da Moda, Clássicos da Moda – All Star, O Terninho – Clássicos da Moda, O Pretinho Básico – Clássicos da Moda e Clássicos da Moda – Óculos Ray Ban.
Fontes: Wikipédia, MSN Mulher
Por Leonize Maurilio