Conhecida mundialmente, muitos têm falado sobre a GAP e sua chegada ao Brasil, mas nem todo mundo conhece a história da marca e o que ela representa no mercado da moda. Originalmente vinda de São Francisco, no estado da Califórnia, a GAP Inc., que antes era conhecida como The Gap, é a maior varejista especializada dos Estados Unidos.
Surgiu em 1969, fundada pelo casal Donald e Doris Fisher, como uma loja multimarcas que revendia Levi’s, algumas outras peças básicas e alguns discos de vinil. Nessa época o lema da empresa era “Levi’s para moças e rapazes”. Com um faturamento na casa dos dois milhões de dólares, uma segunda loja foi aberta em San José, também na Califórnia, apenas um ano depois, em 1970.
Já em 1972 a GAP lançou roupas com sua própria marca – e foi uma das primeiras varejistas a fazer isso. Um ano depois a GAP já havia se tornado uma rede com 25 lojas, indo inclusive para a costa leste americana com uma unidade em Voorhees, em New Jersey. A partir daí a marca foi consolidando uma clientela que buscava roupas casuais e versáteis para o dia-a-dia. Em 1982 começou a investir mais em seu nome e uma década depois parou de vender os produtos da Levi’s.
Em 1983 a Banana Republic, que na época tinha apenas duas lojas, foi comprada pela empresa. Nesse mesmo ano a GAP se reinventou a fim de ficar mais competitiva – mudou seu visual e remodelou o logotipo, que agora aparecia todo em letras maiúsculas. Logo em seguida entrou para o nicho infantil, com roupas e acessórios para crianças.
A primeira loja da GAP fora dos EUA foi inaugurada em Londres, em 1987. Nessa época o faturamento era por volta de um bilhão de dólares. No ano seguinte, aproveitando a projeção internacional, a marca lançou uma campanha publicidade gigante, chamada “Individuals of Style”, e pela primeira vez contratou celebridades para atuarem como modelos. Daí em diante a GAP contou com nomes de peso em suas campanhas como Madonna, Karl Lagerfeld, Sarah Jessica Parker e Scarlett Johansson, entre outros.
Os anos seguintes foram de expansão: em 1989 inaugura a primeira loja no Canadá, em Vancouver; em 1993 em Paris, na Galeries Lafayette; em 1995 no sofisticado bairro de Ginza, em Tóquio; em 1998 no Alaska; e ainda muitas outras unidades nos 50 estados americanos. Em 2007 continuou a expansão pelo mundo com a abertura de unidades no Oriente Médio e outros países asiáticos; em 2009, México, Israel, Romênia e Jordânia; em 2010 foi a vez de Milão; em 2011, Cazaquistão, Sérvia, Polônia, Chile, Ucrânia, Egito e Marrocos; e agora, em 2013, o Brasil foi contemplado com uma loja no JK Iguatemi, já inaugurada, e outra no Morumbi Shopping, que ainda está por vir, ambas em São Paulo.
Muito do crescimento e sucesso da GAP é atribuído a Millard Drexler, o CEO que conseguiu transformar a marca em um símbolo da geração X. Hoje a marca é a celebração máxima do streetwear “made in USA” – visuais básicos e casuais necessários em qualquer guarda-roupa descolado. São tendências acessíveis e um estilo democrático, fácil de usar e de se identificar. Conforto, qualidade e praticidade sem deixar de ser cool.
História da GAP.
História da GAP.
História da GAP.
História da GAP.
História da GAP.
História da GAP.
Por Samantha Mahawasala
Fotos: GAP Inc.