Figurino de Bridgerton: tudo sobre as roupas da série escapista da Netflix
Bridgerton é a série da Netflix inspirada no romance de Julia Quinn. Entenda o significado escapista do figurino e se inspire nas tendências
Provavelmente você já ouviu falar de Bridgerton, série da Netflix inspirada nos livros da escritora Julia Quinn. Desde a 1ª temporada, até o mais recente lançamento da 3ª, a internet borbulhou com comentários relacionados ao figurino e ao elenco. Nesse sentido, o termo mais relacionado a série é o escapismo, presente em diversos elementos da história.
Com o intuito de apresentar um pouco mais a indumentária da época e o figurino da série, selecionamos outfits de alguns personagens. Além disso, vamos visitar a história do vestido império, o grande destaque de Bridgerton. Essa modelagem icônica ficou muito conhecida porque faz parte do figurino de diversos filmes baseados nos livros da escritora Jane Austen. Orgulho e preconceito, por exemplo, retratou muito bem o espírito da época.
Figurino de Bridgerton: a indumentária na ficção
O figurino é essencial para construção de personagens de Bridgerton e para contextualizar a história, assim como auxilia na composição da narrativa. Desse modo, é necessário haver uma grande pesquisa sobre o tempo e local retratados na série, sejam eles reais ou não.
Isso significa que se a história se passa em 2020 e retrata um grupo de jovens ingleses, como na série Sex Education, a pesquisa para construção do figurino deve ser pautada no comportamento da geração z. Afinal, o intuito é incorporar o espírito do tempo.
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Em que ano se passa a história de Bridgerton?
Da mesma forma, o figurino de Bridgerton teve uma pesquisa sobre a indumentária no final do século XVIII e início do XIX. Isso porque a série retrata os costumes da burguesia e aristocracia inglesa desse período.
Quem assina as roupas é Ellen Mirojnick, conhecida pelo seu trabalho em O rei do Show (2019) e Malévola: Dona do Mal (2019). Ambas as obras se baseiam na indumentária das respectivas épocas, porém a figurinista adiciona elementos cruciais para compor a identidade de cada personagem.
Ao mesmo tempo, ela utiliza elementos do design para traduzir o contexto de cada história em cores e materiais que não precisam ser 100% fiéis à indumentária da época. O mesmo acontece em Bridgerton.
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Qual o nome dos vestidos de Bridgerton?
O período no qual se passa a série é marcado pela utilização de uma modelagem muito específica de vestido. Segundo o historiador James Laver: “Na França e na Inglaterra, que ditavam a moda, o traje aceito era uma espécie de camisola leve chegando, é verdade, até os tornozelos, porém extremamente decotada, mesmo durante o dia”.
A roupa citada por ele é o vestido império que ainda tinha como característica a cintura marcada na altura do busto, tecidos leves e fluídos, mangas curtas com pregas e formato tubular.
Esta modelagem é a base para o figurino de todas as personagens mais jovens de Bridgerton, além de aparecer como vestido de baile de outras personagens mais velhas. No entanto, o clima frio da Inglaterra exigia que as mulheres estivessem sempre com xales para proteção, adereço pouco explorado na série. Já as luvas são constantes nas cenas de baile e jantares.
Alguns dos vestidos criados para o figurino possuem a variante de mangas compridas, normalmente para as mais velhas. Porém, essa modelagem se aproxima mais dos vestidos usados alguns anos depois, na década de 1810.
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O escapismo do figurino de Bridgerton
Se você já viu a série, é provável que tenha notado que casamentos, festas, vestidos e fofocas são a essência da série. Porém, é importante ressaltar que a valorização do ócio, assim como do tempo em que se vive está muito associado a nobreza, principalmente francesa, do final do século XVIII. Como consequência, a diferença entre a burguesia inglesa e a nobreza francesa é bem vaga na série.
Ellen Mirojnick afirmou para a WWD que teve liberdade de usar cores, acessórios e se aventurar com ousadia. Dessa forma, ela utilizou cores vibrantes, bordados, rendas, tules, pedrarias, florais grandes e tecidos acetinados na construção das roupas.
Tais elementos são muito presentes nos vestidos que encontramos em acervos da indumentária rococó e até francesa. No entanto, poucos estão presentes na modelagem do vestido império e na indumentária inglesa da época. Portanto, são escolhas criativas da figurinista.
A série ainda busca diferenciar a indumentária da monarquia ao colocar a rainha com trajes típicos do rococó. É importante ressaltar que este tempo teve muitas divergências entre a burguesia e a monarquia, assim como conflitos entre a França e a Inglaterra.
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A indumentária masculina
As roupas dos personagens masculinos também foram feitas de materiais e cores provenientes da liberdade criativa da figurinista.
No entanto, a representação das modelagens é fiel à alfaiataria inglesa da época, marcada pelo caimento superior aos modelos utilizados na monarquia francesa.
A representatividade de Bridgerton
Outro destaque que deu o que falar na série foi a diversidade do elenco. Há inclusão de atores negros em alguns papéis de destaque como a Rainha Charlotte, o Duque e sua tia (1ª temporada), Kate Sharma e Edwina Sharma (2ª temporada) e ainda Marcus Anderson e o lorde John Stinrling (3ª temporada).
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Cada vez mais é urgente ter esse posicionamento na seleção de atores e colaboradores de séries. Por isso, Bridgerton se destacou afirmando a possibilidade de obras históricas não precisarem se prender a raças e etnias específicas.
Mesmo com avanços na discussão, a seleção ainda precisa ser cuidadosa para que não caia em apenas uma estratégia de divulgação. Ou seja, é impossível defender a representatividade enquanto seleciona atores negros apenas como figurantes.
Além disso, uma das personagens importantes da série é plus size. Apesar de algumas falas ofensivas, a escolha da atriz reflete a preocupação de inclusão no casting. Na 3ª temporada, por sua vez, Penelope é a personagem principal ao lado de Colin, com quem forma casal.
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Por que a Penelope só usa amarelo?
Penelope só usava amarelo nas 1ª e 2ª temporadas de Bridgerton devido à imposição de sua mãe, a Sra. Featherington. A mãe de Penelope acredita que o amarelo é uma cor alegre e que uma moça alegre teria mais chances de conseguir um marido.
Apesar de Penelope não gostar das cores que era obrigada a usar, como amarelo, vermelho e laranja, ela decide ser tolerante e não discutir com sua mãe.
A Sra. Featherington rejeitava outras sugestões de cores, como o verde, que considera melancólico demais. Penelope, portanto, se via forçada a usar essas cores, mesmo que elas não valorizem sua aparência e a deixem com uma aparência deplorável.
Sobretudo, na 3ª temporada, isso muda, com Penelope descartando as cores cítricas que está acostumada a usar e escolhendo se apresentar à sociedade com um esplêndido vestido verde-esmeralda que deixa a todos de boca aberta.
E o que isso significa? Na verdade, uma mudança na paleta de cores. Jess Brownell, showrunner da terceira temporada, explica: “Raramente escrevemos opções de figurino no roteiro, mas o vestido esmeralda foi um dos que incluímos, principalmente porque é completamente oposto ao que foi visto anteriormente”.
Como o figurino de Bridgerton pode nos inspirar
O Cottagecore é um estilo que cresceu muito desde 2020, idealizando o romantismo, a vida campestre e aproveitar o momento. Por isso mesmo, a modelagem simples do vestido império acabou se associando ao estilo. Assim, a cintura marcada abaixo do busto, mangas bufantes e fluidez estão em alta.
As mangas são um dos grandes destaques do figurino de Bridgerton já que a tendência das mangas bufantes tem inspirado influencers e celebs.
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Os vestidos de casamento
Definitivamente, a simplicidade da silhueta império contrasta com o volume dos vestidos rococó. Da mesma forma, os vestidos de noiva com modelagem reta e evasê estão ocupando o lugar das saias volumosas vistas nos últimos anos.
Ou seja, se você é noiva e está planejando seu casamento para 2024 ou 2025, fique de olho nesses modelos simplificados. Além disso, eles são ótimas opção para casamentos ao ar livre e também geram maior conforto.
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Revisado e atualizado por Laila Lopes.
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