A icônica bolsa Baguette da Fendi é considerada a primeira “it-bag” de todos os tempos. Com uma pegada anos 2.000 ela é tendência nas próximas estações.
O fato é a que bolsa Baguette criada em 1997 por Silvia Venturini Fendi, caiu no gosto de várias artistas. Queridinha de Paris Hilton e Sarah Jessica Parker, só pra dar alguns exemplos, é uma bolsa super prática e tem um tamanho ideal. Perfeita para levar o essencial como o celular, carteira, chaves , um batom e claro um espelho também.
Mas vamos aos segredos desta bolsa feminina
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Cabe lembrar que Sarah Jessica Parker, através da sua personagem Carrie na série Sex&TheCity, contribuiu em grande parte para o sucesso da bolsa Baguette da Fendi.
O nome Baguette é inspirado no pão de mesmo nome, a baguette, aquele que os franceses carregam em baixo do braço no caminho entre a padaria e suas casas. Isto devido ao modo que a bolsa é levada no corpo, bem junto ao ombro, assim como o pão.
- Confira também: Neon, a tendência luminosa que é a cara do Verão 2022!
Conheça as preciosas técnicas de produção desta it-bag
Para homenagear, a Fendi inaugurou, em 30 de outubro no Palazzo della Civiltà italiana em Roma, uma exposição exclusiva mostrando como foram feitas as edições especiais da bolsa Baguette da Fendi.
A estratégia da Fendi é mostrar ao público as preciosas técnicas dos artesãos da Itália.
- Confira também: Bolsa verão 2022, 7 tendências confirmadas para a estação!
Um tributo a beleza e ao artesanato italiano da Sicília
Desta forma, para descobrirmos vários segredos desta bolsa feminina, apresentamos a exposição Hand in Hand que em português quer dizer “Mãos Dadas”. A mostra traz ao público a excelência da produção do artesanato italiano interpretada nesta icônica bolsa.
Sobretudo é um convite a viajar pela Itália, pelas tradições do trabalho manual que são passadas de geração para geração.
Em seguida, repare na sequencia de fotos abaixo e conheça o trabalho artesanal e artístico em coral e prata. Esta é a produção de uma prestigiada oficina na Sicília. Surpreendentemente tudo feito a mão.
- Veja também: Verão 2023, 6 tendências que foram destaque na Semana de Moda de Milão
Desta maneira, esse modelo especial produzido pelo ourives Platimiro Fiorenza, um verdadeiro artista, traz o acabamento de alta qualidade, ou seja a excelência nos mínimos detalhes.
Platimiro, cresceu na oficina do pai, aos sete anos começou a trabalhar com ouro, prata, coral, além de aprender sobre as pedras preciosas e criar as suas primeiras gravuras.
Assim, o trabalho com o coral é belíssimo e segue técnicas que datam do século XII ou seja, é muita tradição, concordam?
Mas as belezas não param por aí. Esta versão abaixo realizada por artesões da região da Emilia Romagna, utiliza técnicas de mosaicos, já que é também uma forte tradição do artesanato italiano.
- Veja também: Inverno 2022 feminino, as vitrines de Milão e as principais tendências
A bolsa Baguette da Fendi produzida por artesãos da região da Emilia Romagna
Assim, o Atelier Akomena Spazio Mosaico produziu esta bolsa feminina na cidade Ravenna, seguindo técnicas de mosaicos bizantinos, ou seja ladrilhos de vidro cortados a mão e finalizados em bases de folhas de ouro e prata.
Desta maneira, este é o puro luxo do artesanato italiano, de fato toda essa tradição é motivo de orgulho do povo italiano. Além disso eles sabem valorizar muito bem a cultura local.
- Veja também: Verão 2023 na Semana de Moda de Milão, as principais tendências da MFW
Repare na foto acima como todo o processo é manual, desde o corte dos ladrilhos até a colocação da placa na bolsa.
Seguimos com outras produções para lá de charmosas
Outro exemplo é este abaixo da região da Liguria, lá existe a tradição desde a época medieval do trabalho de filigrana em prata, essa tradição continua até os dias de hoje.
Sobretudo, note abaixo o trabalho exclusivo em prata desenvolvido para este modelo especial da bolsa feminina Fendi.
- Confira também: Bolsa Crochê Boho com fio de malha, faça você mesmo com passo a passo
Assim mãos habilidosas entram em ação na Liguria
Genova é a capital da região da Liguria, assim lá existem inúmeras oficinas especializadas em filigrana de prata e ouro. Desta forma, o ofício passa de pai para filho e a tradição continua. Só para ilustrar, as joias produzidas com essa técnica nesta cidade, são também muito apreciadas.
Visto que o trabalho artesanal demanda muito tempo e muita técnica ele é sobretudo um diferencial para o produto. Por isso a marca Fendi que nasceu em Roma e faz parte do grupo LVMH investiu na exposição “mãos dadas”. De certa forma, conhecer o que está por trás de uma produção tão cuidadosa agrega valor ao produto.
O excepcional aqui é o encontro entre a tradição e o pedido de uma empresa, e o fato de que juntos esses dois assuntos inventam algo novo, explica Serge Brunschwig, CEO da LVMH
Além disso, a tendência dos consumidores estarem sempre atentos à produção dos artigos que eles consomem, somente ratifica a brilhante ideia de abrir as portas das oficinas dos artesãos da bolsa Baguette Fendi.
- Veja ainda: Inverno 2022, tendências e vitrines de Milão fall-winter 22-23
Seguimos com a região da Toscana e a tradição em couro
Ao passo que a região da Toscana é muito conhecida pela tradição do trabalho em couro a pequena empresa chamada Fratelli Peroni foi convidada a participar da produção especial da Baguette Fendi em 100% couro.
Dessa maneira com o intuito de criar uma bolsa única, Maurizio e Marco Peroni, hoje terceira geração da família colocaram suas mãos habilidosas em ação. Sem dúvida, os proprietários também participam do processo, além de passarem o conhecimento para seus funcionários
Assim, as origens desta pequena empresa de artesãos Fratelli Peroni remontam a 1956, quando os irmãos Piero e Roberto Peroni fundaram sua oficina de couro em Florença.
Assim sendo a Fendi consegue aliar tradição bem como qualidade com esta parceria.
- Veja também: Tendências verão 2023, 14 propostas da Paris Fashion Week 2021
Ao passo que produtos luxuosos são expostos nas vitrines mais caras do mundo é interessante saber que existe por trás um grande trabalho artístico, manual e único. Finalmente estes são alguns dos modelos especiais da bolsa feminina Baguette da Fendi e seus segredos de produção.
Portanto, fiquem ligados no conteúdo de moda e vejam todas as apostas e tendências no nosso Canal da Moda!
- Veja ainda: Tons terrosos 2022, como combinar e mais de 20 looks para você se inspirar
Sobre a colunista
Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão. Hoje mora na Itália e tem um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .
Instagram: @conexaomilano_
E-mail de contato calvi.janaudis@gmail.com