#Anos70 – Gifts animados com imagens dos anos 70 e história da moda na década

por Denise Pitta
/ 12 abril 2017 / 4comentarios

giphy anos 70 -1970s Fashion

Difícil de ser enquadrada em parâmetros familiares, a MODA dos anos 70 variava de estação a estação, em uma farândola enlouquecida obedecendo as mais improváveis TENDÊNCIAS.

A década de 70 foi marcada por uma grande mudança no comportamento dos jovens que se refletiu na música, na liberdade sexual e na moda. Os homens deixaram de ser formais, ficaram mais coloridos e psicodélicos. As mulheres ficaram mais românticas e despojadas.

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (1)

Os cabelos cresciam desalinhados, batas indianas, estampas florais e muita cor. O conceito de unissex fica em evidência com as calças boca de sino e sapatos plataforma.

O terninho reforçava o espírito unissex, as T shirts  estampadas com dizeres pacifistas ou ecológicos conquistavam status no guarda-roupas diário de ambos os sexos, de todas as idades.

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (11)

 

Na moda também o black power, Woodstock (festival de música realizado em 68), estilo Jackson Five, ou mesmo a Era disco, com muitas cores e brilhos. Para os homens, nada como John Travolta em “Os Embalos de Sábado à Noite”, de terno branco, calça boca de sino (claro) e golas enormes e pontudas. Não se esqueça dos sapatos plataforma e das sandálias de saltos altos e finos com meias de lurex.

Em Paris, os Criadores, alcunha de uma jovem plêiade de estilistas, exprimia os anseios do mercado dissecando para o prêt-à-porter as TENDÊNCIAS de MODA de grupos recém surgidos no panorama social.

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (17)

Os cabelos em estilo black power estão entre os destaques dos anos 70

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (15)

Calça boca de sino e muitas estampas são uma marca dos anos 70

giphys

Assim como os sapatos com  plataforma

Via GIPHY

O Jeans

Nos anos 70 o jeans – brim azul índigo – sofisticou-se graças aos novos processos tecnológicos de acabamento que conferiam – contraditoriamente – um aspecto desleixado, desbotado, manchado, estragado. Das velhas calças rancheiras dos anos 50 e 60, o denim, como o brim passou a ser conhecido, conquistou todas as peças do vestuário masculino, feminino e infantil. Ostentava por fora a etiqueta de grifes famosas, frequentava as boutiques mais elegantes do mundo, vestia até mesmo a realeza. Como acontece ainda hoje.

Nas mãos de Marithé e François Girbaud as calças jeans sofreram metamorfoses constantes, sem perder sua autenticidade e integridade.

O Estilo Hippie

O movimento hippie reuniu estudantes que queriam contestar contra a guerra do Vietnã e houve um desejo forte de retornar à natureza. A estética hippie é marcada pelos símbolos da flor e do amor. A silhueta era romântica, sonhadora e natural.

A moda dos anos 70 - Em gifs animados - 1970s

O Musical de rock ‘Hair’, tema  “Aquarius” filmado no Central Park 1979 é um ótimo filme para compreender o panorama dos anos 70.

Com a ascensão dos movimentos de contracultura, que priorizavam as modas alternativas, com uma “pegada” mais étnica, vários elementos da moda oriental, especialmente a indiana, passaram a fazer parte do guarda roupa feminino. Saias longas, franjas indígenas, padronagens abstratas orientais passaram a ser itens básicos do guarda-roupa setentista. Além disso, uma gama de acessórios como lenços, peças de couro, bijouterias de madeira, conchas, penas e miçangas, bandanas, chapéus e afins.

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (13)

No final da década de 60 ganha força o movimento hippie com o Festival Woodstock realizado em 1969 para nos anos 70 uma verdadeira explosão do movimento hippie. No Gif, o guitarrista Jimi Hendrix encerrou Woodstock em grande estilo

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (14)

Marco máximo do movimento hippie, o Festival de Woodstock foi um evento de paz, amor… e música. Durante os três dias do evento, que foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 em uma fazenda na comunidade rural de Bethel (NY), 31 atrações musicais passaram pelo palco do festival, incluindo apresentações lendárias como as do guitarrista Jimi Hendrix e a da cantora Janis Joplin

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (5)

Visual hippie dos anos 70

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (4)

 

A Era Disco

Em meados dos anos 70 o estilo hippie começou a entrar em declínio, dando lugar a uma moda mais rebuscada e brilhante: a moda disco. A moda disco é uma reunião de elementos extremamente extravagantes baseados em materiais sintéticos.

Um estilo de música extremamente dançável e popular, a Disco é a combinação de um tempo do jazz acelerado com uma forte e intermitente batida do rock, quase sempre se utilizando de instrumentos latinos de percussão. Inicialmente ouvido em casas noturnas, chamadas de discotecas, onde os dançarinos eram atraídos por música mecânica pré-gravada e incessante iluminação altamente elaborada, a Disco deriva-se do twist, um tipo de dança solo extremamente popular no início dos anos 60. A dança Disco era mais formal e bem mais complexa que o twist, além de, em muitos casos, requerer uma partner.

A Era Disco é bem retratada no filme “Os Embalos de Sábado à Noite” com John Travolta.

travolta-disco
John Travolta em “Os Embalos de Sábado à Noite”, de terno branco, calça boca de sino (claro) e golas enormes e pontudas virou a grande referência da Era Disco

A peça mais famosa entre as mulheres era o wrap dress, ou o vestido envelope, desenvolvido pela estilista Diane von Füstemberg em 73. Diga-se de passagem, este modelo de vestido é um dos mais democráticos já inventados, podendo ser usado por todos os tipos de corpos e para as mais variadas situações. Santa Diane!!!

Outra sensação da moda disco era os tecidos com glitter, que iam desde pequenos toques como lenços de pescoço e meias… Até o look completo, como macacões ou vestidos longos de um ombro só. Muita da inspiração do look disco vinha ainda da virada da década, mas tudo com mais brilho e cor… Afinal, eram looks feitos principalmente para a vida noturna.

Vestidos tubinho, calças bocas de sino (influência da moda hippie), minissaias e calças. Shorts e saias de lycra. Toda essa moda altamente extravagante era para tentar “aparecer” dentro das botas, que com uma iluminação exagerada e ainda com os globos de cristal… Tornava a tarefa de se sentir “glamurosa” um verdadeiro desafio.

Giphy - Era disco em gift animados - 1970s

giphy gif dos anos 70 - dançando -1970s Fashion

A pantera Farah Fawcet era imitada por mulheres enquanto os homens pretendiam ser John Travolta, frequentando as discotecas em voga com trajes descontraídos e confortáveis.

Veja ótimo apanhado da moda dos anos 70 no blog Vintage e Geek.

 

Farrah Fawcett
Farah Fawcet em “As Panteras” era referência de cabelos e maquiagem

As panteras anos 70 - Farrah Fawcett - 1970s

 

Os punks e a anarquia da moda

Nada foi tão “bizarro” em termos de moda dos anos 70 como o surgimento da subcultura punk. Era uma total aversão a moda e valores do momento, uma cultura anti-materialista que desafiava o colorido e o brilho da era disco e o pacifismo em tons pastéis dos hippies.

 punks gifs animas dos anos 70

giphy punks nos anos 70 - 1970s

Outros ícones dos anos 70

70s Rolling Stones
Rolling Stones estão entre os destaque do rock dos anos 70

Rolling Stones 1970s gift animado

Rolling Stones

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (8)
Fred Mercury

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (3)

David Bowie

Michael Jackson via GIPHY

1970s

Mais gifts dos anos 70

  r6c20UB7LAURq

 

Anos 70 - 1970s - - História da moda - (12)

giphy

Veja também:

Por Denise Pitta

Gifts via Giphy

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

12 abril 2017
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial