A riqueza da Belle Époque, período histórico que temos visto em detalhes de diversas coleções, também aparece na minissérie “Amazônia”, da Rede Globo.
Inspirados na virada do século XIX para o século XX, os trajes foram pesquisados pela figurinista Emilia Duncan e reproduzidos fielmente.
Apesar da Belle Époque ter sido uma era de ouro na França e seus vizinhos europeus, tudo isso refletiu aqui, no país tropical. A efervescência dos cabarés, do cancan e do cinema nasceram, trazendo novas formas, com o Impressionismo e a Art Nouveau.
Para quem acessar o site amazonia.globo.com, vai notar que todo o layout da página também aparece no estilo.
Núcleo de Pesquisa e Comunicação/UseFashion
Fotos: Reprodução
Matéria retirada do site UseFashion.
Paris era um grande centro, não só cultural, mas também de diversão. Dança no Moulin Rouge (1890), de Henri de Toulouse-Lautrec
A Belle Époque foi um período na história da França que começou no fim do século XIX e durou até a Primeira Guerra Mundial.
A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre a França e seus vizinhos europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo “Belle Époque”.
Art nouveau
O estilo chamado art nouveau (“arte nova” em português) foi típico da Belle Époque. Em vez de se basear nos sólidos modernos da arte clássica, a art nouveau valorizava os ornamentos e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas e dos animais.As principais obras desse estilo são prédios,objetos de decoração (móveis,portões,vasos) e jóias.
Veja mais fotos aqui , aqui e aqui.