A trajetória do brasileiro Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein

por Sue
/ 10 dezembro 2009 / 2comentarios

Francisco Costa

A revista InStyle de dezembro de 2009 trouxe uma entrevista com Francisco Costa, brasileiro e residente em NY há mais de 20 anos.

A matéria intitulada “Costa Living”, algo como “o jeito de viver de Costa”, traz fotos do apartamento do estilista e surpreende pela combinação de beges com pinceladas de azul. Tudo muito confortável, básico, chique, quase sempre assinado por artistas e designers, além de objetos de diferentes partes do mundo que ele traz de suas viagens. Objetos de arte e móveis de antiquário se misturam e criam um ambiente convidativo. O móvel mais diferente do ambiente mostrado nas fotos é uma cadeira do século XIX com chifres de búfalo fazendo as vezes de encosto.

Francisco Costa Residencia Casa Apartamento 02

Francisco Costa é uma personalidade conhecida em Nova Iorque, de extremo bom gosto. Suas criações primam pelas linhas retas minimalistas e luxuosas. Eu já admirava o trabalho de Francisco Costa há muito tempo, e agora posso dizer que sou uma admiradora da personalidade dele. Ao encontrá-lo durante o horário de almoço alguns dias atrás em uma lanchonete no mesmo prédio onde Oscar de La Renta está situado, em Manhattan, não resisti e fui falar com ele.

Estava nervosa em falar com alguém tão conhecido, mas, para a minha surpresa, Francisco foi extremamente simpático e gentil. Parabenizei o trabalho dele à frente da Calvin Klein e me lembrei de que ele veio para NY sem falar inglês, quando tinha cerca de 20 anos. Chegando à cidade, Francisco aprendeu inglês e fez um curso no FIT à noite, contratado por uma empresa que produzia roupas para Oscar de La Renta. Mais tarde, ele foi contratado pelo próprio Oscar de La Renta.

Anos depois Francisco Costa trabalhou também como assistente de Tom Ford, na Gucci.

Com toda essa bagagem, ele foi contratado em 2003, aos 42 anos, para ser o principal designer da Calvin Klein. Ele tem feito um trabalho fantástico, premiado em março de 2006 como Designer do Ano pela WWD com o troféu CFDA (Council of Fashion Designers of America) e novamente em junho de 2008.

Franciso descreve a mulher que veste suas peças como madura e intelectual, alguém que quer estar no topo. Ela é jovial e muito sofisticada, sexy e inteligente. Como Catherine Deneuve em “Belle de jour”, de 1967.

Francisco Costa Residencia Casa Apartamento 01

Francisco Costa Residencia Casa Apartamento 03

Francisco Costa Residencia Casa Apartamento 04

Francisco Costa Residencia Casa Apartamento 05

Francisco Costa Estilista Calvin Klein Collection

Francisco Costa Fashion Designer Womens Wear Calvin Klein

Francisco Costa Jessica Biel Harpers Bazaar
Em um editorial da Harper’s Bazaar, dançando o paso doble com Jessica Biel.

Kate Hudson Francisco Costa
Francisco Costa com a amiga Kate Hudson.

Francisco Costa Premio Moda Brasil 2008
Discursando quando recebeu o Prêmio Moda Brasil.

Francisco Costa Oi Fashion Rocks

Francisco Costa Kate Hudson Liv Tyler
Liv Tyler, Francisco Costa e Kate Hudson.

Imagens: Meio Norte, TMagazine, Models.comGlamour Fashion, Harper’s Bazaar, Ego, Lilian Pacce, Abril.com e Caras, respectivamente.


Por Sue Schmitt

Salvar

10 dezembro 2009
Sue

Sue