Retrato de Lily Marinho por Dimitri
Na última quarta-feira (5) o Brasil se despediu de Lily Marinho, viúva do jornalista e dono das Organizações Globo e Fundação Roberto Marinho. Nacionalmente conhecida, personolidade forte e discreta, a socialite era reconhecida pela participação em importantes ações sociais e, principalmente, por sua elegância, sobriedade e sofisticação.
Lily Monique Lemb, como foi batizada, era filha única de mãe francesa e pai inglês. Embora tenha nascido na Alemanha, foi criada na França. De acordo com o portal G1, “Em 1938, a beleza da jovem impressionava. Lily Monique foi Miss Paris, aos 17 anos de idade. Foi em Paris que conheceu o primeiro marido, o empresário Horácio de Carvalho. Casou-se e adotou o Brasil como pátria. Com Horácio de Carvalho, teve um filho, Horacinho, que morreu num acidente de automóvel, aos 26 anos de idade. Tempos depois, adotou um menino, que lhe deu quatro netos.”
Lily conheceu Roberto Marinho em 1941. Cerca de 50 anos mais tarde, se reencontraram, quando ela já estava viúva. Mesmo meio século depois, Roberto Marinho ainda lembrava a roupa que Lily vestia quando se conheceram.
“Quando esse mesmo homem confessa que, durante 44 anos, nunca esqueceu o primeiro encontro, quando diz achá-la bela… Como não se sensibilizar?”, disse ela no livro “Roberto & Lily”. Em 1991, com 71 anos, Lily casou-se com Roberto Marinho, união que durou 14 anos até a morte dele, em 2003.
Via Revista TPM e Imagem via Onne
Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, Lily Marinho desenvolveu projetos sociais e era apaixonada pelas artes. Ela é responsável por presidir as comissões de honra des exposições como Rodin, Picasso, Camille Claudel e Monet no Brasil.
De acordo com a Folha, Lily já era dona de uma fortuna de US$ 150 milhões antes de se unir ao dono das Organizações Globo. O dinheiro era uma herança deixada pelo primeiro marido. Lily também chegou a ser dona de 18 fazendas, nas quais cultivava milho, arroz, feijão e café.
“Não entendo as mulheres que têm dinheiro e trabalham. Tiram emprego de quem precisa”, dizia Lily, que nunca trabalhou. Ela designou um fundo para administrar a fortuna que deixou para garantir que nada falte ao filho e aos netos.
Lily Marinho, aos 89 anos, estava internada desde o último dia 13 de dezembro para curar uma infecção respiratória, mas acabou não resistindo.
Veja entrevistas com Lily Marinho:
- Minha história de amor
- Lily Marinho – Todo mundo sabe que ela é a viúva de Roberto Marinho, mas poucos conhecem sua irreverência
Imagem via Isto É
O estilo de Lily
A imagem de Lily Marinho é sempre associada à elegância e a sofisticação. Os looks sempre impecáveis falavam por si só, para não dizer que ela certamente foi um ícone para a mulher madura.
Era comum Lily se apresentar em eventos com um de seus vestidos clássicos, penteados impecáveis, maquiagens discretas, joias e muito glamour. Apesar de refinada, ela não se deixava confundir. “As pessoas pensam que eu só gosto de caviar. Eu adoro dobradinha, feijoada e acarajé.”, declarou.
De acordo com o portal IG o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, classificou “Lily como uma mulher “muito educada, agradável, solidária e humana”. “A lembrança que fica dela é a de uma mulher muito elegante não apenas no modo de vestir, mas também no jeito de ser. Elegância é sinônimo de dona Lily Marinho”.
Imagem via Conexão Sociedade em Foco
Foto: Durante os eventos era comum Lily trajar clássicos e sofisticados vestidos longos Via Revista TPM e Caras
Lily posa ao lado de quadro de Kess Van Dongen, em sua homenagem.Imagem via Overmundo
Foto: Lily criança (esquerda) e aos 17 anos Via Revista TPM
Foto: A classe e a elegância são marcas registradas de Lily – Via Clicrbs e Videos Globo
Foto: Se não aparecia de vestido, um tailleuzinho acompanhado de um calça garantiam a elegância de seus looks Via Caras
Via Revista TPM
Via Videos Globo
Foto: Roberto e Lily Marinho Via Caras
Via Caras
Via Caras
Foto: Lily Marinho, o ex-presidente Lula e José Alencar Via Revista TPM
Via Caras
Foto: Em julho de 2010, Lily promoveu um almoço a Dilma Roussef Via Caras
Foto: Lily em um modelo mais curto e estampado, mas sem perder o charme .Via Caras
Via Vogue