A imagem ilumina o texto

por Ignez Pitta
/ 14 agosto 2007 / 2comentarios

st_sebastian_st_christopher.jpg

Na idade média, quando ler e escrever era privilégio de poucos, principalmente dos monges, que, com toda paciência copiavam os textos à mão, eram muito valorizados aqueles escritos em que o copista desenhava as imagens dos principais assuntos, que, na época, eram chamadas iluminuras, pois iluminavam o que estava escrito.

Claro que, ao lermos sobre um tema qualquer, mesmo desconhecido, sempre podemos imaginar, idealizar como seria, mas nada se compara ao poder de uma foto ou desenho para nos fazer conhecer, entender realmente como é, foi ou será aquilo que lemos.

Por isso é que hoje as figuras em um texto são chamadas ilustrações e desenhar ou colocar as fotos acerca do assunto se chama ilustrar: palavra que vem de luz, quer dizer clarear.

Por isso o Fashion Bubbles procura sempre ilustrar, iluminar seus textos com as imagens pertinentes, para que, visualizando-as, você possa melhor compreendê-los.

medieval-large.jpg

Existe coisa mais contemporânea, mais da nossa época que a história em quadrinhos? O gibi nosso de cada dia é o que há… Ou não é bem assim? Talvex não seja tão moderno, pois já existia em iluminura, lá na alta Idade Média. Veja de novo a ilustração medieval da paixão de Cristo e como ela fala por si, não necessitando nem dos balões com as falas dos personagens, como nas nossas queridas revistinhas.

https://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/wp-content/plugins/hotlinked-image-cacher/upload/EccespaHomo.jpg

Leia mais em:

www.medievalscript.com/

latintextbook.com/default.aspx

14 agosto 2007
Ignez Pitta

Ignez Pitta

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida