Peixinho da horta – Conheça essa Planta Alimentícia Não Convencional!
O peixinho da horta é uma hortaliça que recentemente se popularizou na forma de um delicioso petisco. Porém, ela também chama atenção por seus nutrientes e propriedades terapêuticas. Entenda.
O peixinho da horta, como muitas outras Plantas Alimentícias Não Convencionais, chegou para ficar! Além das propriedades terapêuticas de seu chá, é riquíssima em fibras e minerais como cálcio, potássio e ferro.
Sendo assim, essa hortaliça versátil e nutritiva vem sendo incluída em receitas clássicas. Porém, ficou mais conhecida graças à preparação empanada e frita, um petisco de sucesso em bares e restaurantes.
Conheça os benefícios desse super alimento curativo para a sua saúde e aprenda a preparar as receitas que a popularizaram.
- Depois, veja também Ceia Vegana: dicas e receitas para um feriado sem crueldade. Além do Hambúrguer Vegano com receitas e formas de inclui-lo no cardápio.
O que é peixinho da horta?
O peixinho da horta ou lambari da horta é uma hortaliça de folhagem aveludada, cujo formato parece o de um peixe. Além disso, a abundância de ômega 3 em sua composição, deixa a planta com um gosto que lembra bastante os frutos do mar.
No entanto, o que a torna especial é mesmo a sua textura: a leve penugem das folhas facilita a aderência da massa usada para empanar. Dessa forma, a preparação frita acabou se destacando e popularizando mais.
Por ser uma opção vegetal de alto valor nutricional, o peixinho da horta conquistou rapidamente os vegetarianos. Sendo assim, os menus dos restaurantes voltados a esse público foram os primeiros a dar espaço para a PANC.
- Veja ainda Seitan: uma carne vegetal de baixa caloria e rica em proteínas! Ideal para quem quer largar a carne sem descuidar da dieta!
Para que serve peixinho da horta?
Por ser rica em fibras, antioxidantes e minerais, o peixinho da horta é excelente para a digestão e a imunidade. Além disso, o chá da planta também oferece benefícios à saúde.
De fato, a fibra corresponde a 13% do teor de matéria seca do peixinho da horta. Dessa forma, a ingestão da hortaliça é capaz de regular a atividade intestinal. No entanto, é importante lembrar de que a ingestão de alimentos fibrosos deve ser sempre acompanhada por quantidades abundantes de água. Do contrário, o efeito pode ser o oposto, causando prisão de ventre.
Por outro lado, o peixinho da horta é rico em óleos vegetais antioxidantes, especialmente o extrato metanólico. Como a oxidação das células leva a inflamações e doenças crônicas, a PANC auxilia na prevenção desses quadros.
Além disso, o chá de suas folhas é um excelente aliado no tratamento das doenças pulmonares, o que lhe rendeu o nome popular “pulmonária”. A infusão de peixinho da horta atua como antigripal, anticefaléico e antipirético, combatendo gripes, resfriados, tosse e dores e garganta.
Onde encontrar
Assim como as outras Plantas Alimentícias Não Convencionais, o peixinho da horta não é cultivado e comercializado pelas grandes redes. Sendo assim, você dificilmente encontrará a hortaliça em supermercados.
Por isso, procure em sua cidade mercados e feiras especializados em produtos orgânicos. Outra opção é comprá-la direito de quem planta. Isso está cada vez mais fácil, graças à empresas que trabalham com entrega de produtos orgânicos, fazendo a ponte entre os produtores rurais e consumidores nas cidades grandes.
Como fazer peixinho da horta
Se você já encontrou peixinho a horta e não sabe como prepará-lo, uma boa forma de começar é experimentar a receita clássica do petisco empanado. Ele pode ser servido com limão e sal ou com um molho de sua preferência. Essa receita é da Helen Almeida, do blog VegMag.
Receita de peixinho da horta empanado
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
- Sal, pimenta-do-reino, lemon pepper (opcional)
- 1/2 xícara (chá) de água gelada
- De 15 a 20 de folhas de peixinho da horta lavadas e bem secas
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Em um prato fundo, junte a farinha, o amido, o fermento e os temperos.
- A seguir, acrescente água e misture até obter uma massa homogênea.
- Passe as folhas nessa massa e frite no óleo bem quente até que fiquem douradas.
- Coloque sobre um papel-toalha para absorver o excesso de óleo e sirva em seguida.
- Veja também os benefícios do Alho poró que protege a saúde do coração e reduz o risco de catarata. E ainda confira uma deliciosa receita de quiche de olho poró da Rita Lobo.
Cuidados ao consumir
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) alerta para a necessidade de lavar e higienizar o peixinho da horta com atenção. Graças à sua textura aveludada, a hortaliça pode reter mais terra e sujeira.
Ainda segundo a Embrapa, as folhas de peixinho da horta podem ser armazenadas por até oito dias. Além disso, a temperatura ideal para garantir a preservação de seus nutrientes é de 5ºC e as folhas devem estar bem secas e em um recipiente fechado.
Quer conhecer mais Plantas Alimentícias Não Convencionais? Confira também n osso artigo sobre a super nutritiva Ora-pro-nobis! E Eucalipto: os principais benefícios da árvore que ajuda na saúde respiratória.