Alimentos antioxidantes: como eles funcionam e quais são
Sabe quando as mães insistem que os filhos comam verduras e frutas? Pois é, elas têm total razão. A partir desses alimentos nós conseguimos substratos antioxidantes, que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo.
Você muito provavelmente já ouviu falar dos alimentos antioxidantes. Mas você sabe como eles funcionam e quais são? Talvez ele já esteja na sua alimentação diária e você ainda não sabe. E se eles não estão comece a colocar na sua listinha de supermercado. Confira aqui no Fashion Bubbles tudo sobre os alimentos antioxidantes.
- Depois veja também Alimentos anti-idade: pele jovem e cérebro afiado! Além do nosso especial de Alimentos curativos. Além de artigos especiais com diversos Alimentos Antioxidantes.
O que são os Antioxidantes?
Antioxidantes possuem compostos que neutralizam as partículas nocivas chamadas de radicais livres. Dessa forma, fortalece o sistema imunológico. E ainda protege seu corpo contra oxidação e inflamação que poderiam causar doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e até câncer.
Desta forma, os antioxidantes são substâncias que atrasam ou inibem a oxidação de um substrato oxidável. Basicamente, eles protegem as células de radicais livres que podem trazer oxidação, causando assim, um envelhecimento precoce, por exemplo.
Por que isso acontece?
Os radicais livres são instáveis no nosso organismo, pois apresentam um número par de elétrons na última camada de valência. Devido a isso, eles estão sempre tentando se tornar estáveis, porém, nesse processo, eles travam reações químicas de oxirredução. Ou seja, eles não deixam ocorrer transferências de elétrons entre as células vizinhas.
Os radicais livres são naturais e fazem parte do nosso corpo, mas tudo em excesso faz mal, e isso não seria diferente com esses agentes oxidantes. Quando em excesso eles podem oxidar proteínas, lipídios e DNA.
Aliás, esse excesso de oxidação é o que leva a deterioração de componentes, como os ácidos graxos insaturados, da membrana celular. O que está relacionado intimamente com doenças como aterosclerose, obesidade, diabetes, hipertensão e até mesmo câncer, Parkinson e Alzheimer.
Por isso, os antioxidantes são tão importantes para o nosso corpo. Eles regulam a quantidade de radicais livres e reduzem o estresse oxidativo da célula, reduzindo também o envelhecimento!
- Depois confira também os Benefícios do Alecrim que também está entre os alimentos antioxidantes.
Sistema enzimático: o que temos dentro
Esse é o sistema responsável por produzir algumas enzimas dentro do nosso organismo. Entretanto, é comum haver uma redução dessa produção conforme passar os anos. Por isso, a alimentação é tão importante, pois ela irá garantir o equilíbrio.
Sistema não-enzimático – o que colocamos para dentro
Vitaminas, substâncias vegetais e sais minerais. Por meio da dieta alimentar nós podemos ingerir uma série de alimentos ricos em antioxidantes. Sendo estes essenciais para o bem estar do corpo.
Funcionamento
Essas substâncias podem agir de duas formas: inibindo a formação de radicais ou reparando os danos já causado pela oxidação. Além disso, eles também impedem que os radicais livres ataquem os lipídeos, aminoácidos, proteínas, ácidos graxos poli-insaturados e bases do DNA.
E o melhor: podem ser obtidos através de uma dieta rica em vitaminas, flavonoides, carotenoides, entre outros.
Principais antioxidantes para você adicionar a sua alimentação
Betacaroteno e licopeno
Os carotenoides são os corantes naturais presentes nas frutas e nos vegetais. Eles “roubam” o oxigênio, e com isso reduzem as chances de reações oxidativas (ruins para o nosso organismo). Estão associados à prevenção de carcinogêneses e aterogêneses. E também são transportadores da vitamina A no organismo.
Você pode encontrar em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelos:
- Cenoura;
- Tomate;
- Laranja;
- Pêssego;
- Abóbora, entre outros.
Além disso, também são compostos dos vegetais verde-escuros:
- Brócolis;
- Ervilha;
- Espinafre, entre outros.
Saiba mais, em alimentos para ficar com a pele radiante em nosso post sobre pele saudável.
Cúrcuma ou Açafrão-da-terra
Esse é um tempero muito presente na culinária indiana, e é um pigmento que ocorre nas raízes da cúrcuma. Ela é encontrada facilmente nos mercados e locais que vendem tempero.
Sendo parte também de temperos como açafrão e curry.
Confira todos os benefícios e como potencializar suas qualidades curativas em no nosso post exclusivo sobre a cúrcuma!
Flavonoides
Além de proteger contra a radiação solar, os flavonoides também combatem organismos que podem causar doenças. E esses são deliciosos pois estão presentes em frutas como:
- Uva
- Maçã
- Morango
- Mirtilo
- Framboesa e outras frutas com coloração vermelha.
- Açaí
Lembrando que os mirtilos, a fruta com maior concentração de antioxidantes de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Essas frutinhas também previnem doenças cardiovasculares e combatem a perda de memória.
Enquanto o Açaí é rico em antioxidantes, atua no fornecimento de energia e também ajuda na prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares.
Além disso, também são encontradas em vegetais como:
- Brócolis
- Salsa
- Couve
- Nozes
- Soja
- Linhaça
E não para por aí, para os amantes de bebidas, saiba que elas também apresentam flavonoides:
- Vinho tinto
- Chás
- Café
- Cerveja
E por fim, algumas especiarias e até guloseimas como:
- Mel
- Canela – Com muitos estudos e comprovados cientificamente, além de aumentar a imunidade, ajuda com problemas estomacais, resfriados e muito mais. Veja no artigo especial de Canela.
- Chocolate. Pois é, comer chocolate também tem seu lado bom! Mas sempre prefira o meio amargo ou com maior porcentagem de cacau.
Retinol
Mais conhecido como vitamina A, você encontra esse substrato em:
- Cenouras
- Espinafres
- Manga
- Mamão.
Ácido ascórbico ou Vitamina C
Esses, a maioria das pessoas sabe o quão importante são. Além de reagir com radicais livres e impedir que estes oxidem o que não devem, a vitamina C também pode regenerar a vitamina E. Desta forma, manter as enzimas do corpo equilibradas.
Principalmente encontrada em frutas como:
- Melão,
- Acerola
- Laranja
- Limão
- Kiwi
- Manga
- Mamão
- Açaí
- Jabuticaba – Um antioxidante natural e low carb recheado de vitaminas!
- Abacaxi, entre outras.
- Pitaya – Antioxidante, que reforça a imunidade e ainda ajuda a combater diversas doenças.
E também vegetais como:
- Brócolis
- Couve
- Pimentão
- Couve flor
- Batata
- Moranga
- Tomate
Confira ainda nosso especial de Vitamina C para o rosto. Qual a melhor e como usar!
Tocoferois ou Vitamina E
Os tocoferois são solúveis em gordura (lipídeos), assim protegem as membranas celulares formadas pelos lipídeos. E também, outra função importantíssima é com relação ao colesterol, onde protege lipoproteínas de baixa densidade (LDL) que atuam na locomoção do colesterol.
- Folhas verdes
- Óleos vegetais
- Oleaginosas, como castanha-do-pará, avelã, amêndoas e nozes,
- Sementes
- Cereais
- Pitaya
Esses são exemplos de alimentos ricos em vitamina E.
Zinco e Cobre
Tanto o zinco como o cobre têm funções parecidas, eles influenciam na atuação da enzima superóxido dismutase. Em outras palavras, são parte do sistema de autodefesa do nosso corpo.
O cobre pode ser encontrado em grãos como:
- Feijão
- Lentilhas
- Grão-de-bico
- Sementes de girassol
- Amendoim
- Passas
Enquanto que o zinco você encontra em:
- Abóbora
- Jabuticaba
- Feijão de soja
- Amêndoas
Selênio
Por último, temos o selênio que atua junto com a vitamina E, além de ajudar na formação da tireoide. Esse substrato pode ser encontrado em:
- Castanha-do-pará
- Arroz integral
- Sementes de girassol
Alimentos antioxidantes são a chave
Antes de pensar em usar suplementos vitamínicos, lembre-se que estes só devem ser feitos se recomendados por um médico. O ideal é que essa reposição seja feita por meio da alimentação. Por isso, aproveite a pandemia e mude o cardápio.
Portanto, teste receitas fit e mais saudáveis, tente agregar alguns dos alimentos citados acima da sua dieta e você verá que seu corpo irá adorar. Um ótimo jeito de começar é com a bebida kombucha!
Não precisa deixar de comer o que gosta, mas lembre-se que nosso corpo é que nem um carro. Se você der o combustível errado sua eficiência pode não ser 100%. Por fim, estamos atrelados ao famoso ditado “você é o que você come”.