Uma enfermeira abraçando uma senhora idosa protegida por um plástico transparente. É uma foto simbólica do ano da pandemia que vence o World Press Photo of the Year 2021, o prêmio de fotojornalismo de maior prestígio do mundo.
A foto é do dinamarquês Mads Nissen que aproveitou o momento que resume todos os símbolos daquele 2020 que mudou a vida de todo o planeta.
Foram anunciados os vencedores da 64ª edição do World Press Photo , o concurso de fotojornalismo mais importante do mundo, organizado pela fundação holandesa homônima desde 1955.
OS ganhadores do concurso que tem dois prêmios mais importantes, o World Press Photo of O Ano e o World Press Photo Story of the Year, foram respectivamente o fotógrafo dinamarquês Mads Nissen e o italiano Antonio Faccilongo.
O júri geral, que muda a cada ano, para esta edição foi presidido pelo diretor e co-fundador da plataforma photo.circle NayanTara Gurung Kakshapati.
- Veja também: Vencedores do prêmio “Fotógrafo subaquático de 2021”
Foto vencedora
Rosa Luzia Lunardi tem 85 anos e estava isolada há cinco meses no lar de idosos Viva Bem em São Paulo, Brasil, como proteção da Covid. Em seguida, no dia 5 de agosto de 2020, o primeiro contato: o abraço da enfermeira Adriana Silva da Costa Souza através do plástico protetor.
E a imagem mostra tudo: solidão, medo, solidariedade, esperança.
-
Siga-nos no Google News para poder acompanhar tudo sobre fotos direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
“Esta imagem icônica da Covid-19 comemora o momento mais extraordinário de nossas vidas, em qualquer lugar,” comentou Kevin WY Lee, membro do júri.
Devido ao risco de contágio, foi dada uma orientação para limitar o contato com as pessoas mais frágeis, como os idosos e ao mesmo tempo as visitas de parentes foram proibidas.
Este plástico, reduziu o risco de contágio, permitiu a esta senhora, como outras pessoas, redescobrir o contato humano.
É uma foto que reflete a situação do Brasil. O Brasil é um dos países mais atingidos pela pandemia do coronavírus.
- Veja também: 30 fotos com smartphone ganharam o prêmio Mobile Photography Awards.