“Na década de 70 foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão, ao mesmo tempo em que economias de países como o Japão começavam a crescer.
Nesta época também surgia o movimento da defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a “era do individualismo”.
Eclodiam nesta época os movimentos musicais do Rock and Roll, das discotecas, e também do experimentalismo na música erudita. (…)
Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a “década da discoteca”, devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk.
Em 1973, o concerto de Elvis Presley, “ALOHA FROM HAWAII” tem uma audiência estimada em mais de 1 bilhão de espectadores.
A incorporação de instrumentos de música erudita no rock já havia se iniciado dos anos 60, mas só ganhou ares de movimento (também derivado da psicodelia sessentista) no início dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo.
Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo os de grande destaque Pink Floyd, Genesis, Yes, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Mike Oldfield, Van Der Graaf Generator, Gentle Giant, no terreno britânico. Também caíram no gosto bandas germânicas (Can, Faust, Neu!, Tangerine Dream, Amon Düül e Kraftwerk) e italianas (Le Orme, Formula Tre e Premiata Forneria Marconi). Canadá (Rush), Bélgica (Univers Zéro) e Holanda (Focus) também dão sua contribuição.”
DVD Amor Eterno – Anos 70 e DVD SuperStars: Sucessos Dos Anos 70 – Vol.2
Saiba mais sobre a década de 70 na Wikipédia.
Seguem músicas que marcaram os ano 70
Disco – Saturday Night Fever
“A música voltava a ser popular e tudo acabava nas pistas de dança. A disco music (ou dance music) resgatou o desejo pela dança através do “clássico” Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por ninguém menos que o (então) iniciante John Travolta.
Quando o ator vestiu seu famoso terno branco e jogou o braço para o alto, a discothéque estava vivendo um período de iminente decadência, mas voltou a ser moda com todo o pique e reavivou o espírito de festa que faz parte do gênero dance music. Símbolo incontestável da disco music, o ator se tornou o deus das discotecas e das mulheres da época, além de exemplo para os homens, e o filme lançou um novo verbo conjugado internacionalmente: travoltear.
Travolta ganhou imitadores nos quatro cantos do mundo. Era a febre das discotecas (a famosa disco fever que deu nome a uma infinidade de canções) que assolava o mundo.
Este fenômeno trouxe um novo balanço para a música pop, assim como gênios da música eletrônica, cujo maior expoente da época foi Giorgio Moroder (responsável pela descoberta da ‘rainha das discotecas’, Donna Summer).
E a discoteca virou um dos símbolos supremos do período, o templo onde se cultivou o narcisimo mais delirante, onde o corpo ganhou suas maiores homenagens. Ainda que não tenham especificamente determinado, foram as discotecas que estimularam a onda esportiva que assolou o planeta nos últimos três anos de década. As discotecas e, naturalmente, a permissividade sexual quase absoluta dos grandes centros. Todos, e não mais apenas as mulheres, se sentiram no direito e na obrigação de serem mais eróticos, mais satisfatórios visual e tatilmente. Daí a febre do jogging, expressão americana que começou a tomar o lugar do cooper a partir do final da década.”
( Saiba mais sobre a década de 70 na Wikipédia.)
Alicia Bridges
I Love the Nightlife
Anita Ward
Ring My Bell
Alton McClain & Destiny
Alton McClain & Destiny – It Must Be Love (1979)
A Taste of Honey
Boogie Oogie Oogie
Blondie
Heart of Glass
Veja vídeo original no Youtube.
Grease in the World
Bee Gees – Grease (live, 1997)
Night Fever
Stayin’ Alive (1977 )
Sandy – John Travolta (Grease)
Bonnie Pointer
Heaven Must Have Sent You
DVD SuperStars: Sucesso dos Anos 70 – Vol. 01 e DVD Flash Back Anos 70
O Queen e Freddie Mercury se tornaram um clássico e suas múcicas são perfeitas para trilha sonora de festas temáticas dos anos 70 e festas dos anos 80. Veja músicas e fotos em Especial Freddie Mercury – Conheça a trajetória do Rockestar que encantou o mundo e se tornou ícone da música.
Por Leonize Maurílio