Tendências da Copa 2010: dos campos para as lojas
Alexandre Pato veste uniforme ecológico Seleção Brasileira jogará com uniforme ecológico na Copa 2010 O novo uniforme do time de Dunga é totalmente reciclável e…
Alexandre Pato veste uniforme ecológico
Seleção Brasileira jogará com uniforme ecológico na Copa 2010
O novo uniforme do time de Dunga é totalmente reciclável e fabricado a partir de garrafas PET. A criação da Nike foi apresentada em Londres e desfilada pelo atacante Alexandre Pato.
A tecnologia ecologicamente correta está presente em ambos uniformes utilizados pela equipe e teve sua estreia no amistoso contra a Irlanda. O uso do poliéster reciclado reflete o compromisso com o meio-ambiente, aliado à alta performance proporcionada aos atletas.
O tecido Dry-Fit, que já era utilizado, foi aperfeiçoado e está 13% mais leve do que nos antigos uniformes da Nike. Essa característica, em conjunto com as zonas de ventilação das laterais da camisa, ajudam a manter os jogadores secos.
Nova camisa: ecologia e alta performance
Esse uniforme arrojado, entretanto, nem sempre foi assim e é resultado de uma evolução constante, que começou em 1914. A busca sempre visou ao melhor desempenho dos jogadores em campo, mas nunca deixou de lado a importância visual.
Modelo do uniforme da Seleção de 1914 ( site da CBF)
No site da CBF, é possível conhecer a evolução dos uniformes: “entre 1914 a 1949 muitas foram as variações dos uniformes, entre outros podemos destacar o de 1916, com listras verticais em verde e amarelo; os de 1917, quando chegou disputar jogos do Sul-Americano, com uma camisa vermelha, além dos utilizados em amistoso nos anos de 1918 e 1918. Posteriormente usou a camisa azul na Copa Rocca e mundial de 1938 seguindo até a branca com gola azul lançada em 1949 e utilizada na Copa do Mundo de 1950”.
Modelos de uniforme da Seleção lançados em 1949 ( site da CBF)
Porém, essa camisa foi extinta dois anos mais tarde, depois da acusação de ter resultado na derrota para o Uruguai. Em 1953, o jornal Correio da Manhã e a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) promoveram um concurso nacional para renovar o uniforme da Seleção. A nova composição deveria combinar as quatro cores da bandeira nacional, que continuam presentes desde então.
Modelos de 1970 e 2002: anos de vitórias nas Copas Mundiais ( site da CBF)
Lojas apresentam produção especial para Copa deste ano
Peça da Renner celebra o ano da Copa
A Moda Copa, no entanto, não fica restrita apenas aos jogadores. As lojas brasileiras já oferecem artigos inspirados no evento e prometem deixar a torcida com as cores das seleções.
A Get Over, marca esportiva da loja Renner celebra o evento com artigos verde e amarelos, estampas de estrelas e da bandeira nacional. Para as torcedoras, já estão disponíveis nas lojas regatas, camiseta baby-look com aplicações de lantejoulas, calças, moletons e casacos de plush.
Os torcedores, por sua vez, podem encontrar peças com motivos da Copa, tais como camisetas das principais seleções do mundo, além de bonés, toucas e mantas temáticas. Para crianças e adolescentes, há também uma coleção especial.
Fontes: Revista Renner, CBF, Gazeta Esportiva
Veja também:
Enquete: quem você quer que vença a Prova do Fazendeiro?
Na noite de terça-feira, cinco roceiros enfrentaram o temido banquinho do desespero em A Fazenda 16, em uma formação de Roça marcada por tensão e confrontos. Com os nervos à flor da pele, os participantes sentiram o peso das estratégias e alianças sendo testadas no momento mais delicado do jogo. Participe da nossa enquete sobre a Prova do Fazendeiro hoje 11/12 e escolha seu favorito para se salvar do sufoco: