Simpatias de ano novo ao redor do mundo

por Samantha Mahawasala
/ 20 dezembro 2014

Praticamente todo mundo tem uma ou outra mandinga para atrair coisas boas para o ano novo. Aqui no Brasil é comum usar branco, pular sete ondas e fazer oferendas para Iemanjá, entre outras simpatias tradicionais.

Em outros lugares não é diferente – confira algumas das simpatias de ano novo ao redor do mundo:

Chile

Varrer a casa – Na hora da virada os chilenos costumam varrer a casa de dentro pra fora para remover as energias ruins.

Lentilhas – Também é um hábito bastante conhecido por nós – comer lentilhas na virada para atrair trabalho, dinheiro e prosperidade no ano que se aproxima.

Colombia

Passeando com a mala – Essa mandinga a equipe do Fashion Bubbles vai querer testar! Para atrair um ano novo cheio de viagens, os colombianos dão uma volta no quarteirão com uma mala vazia logo após a meia noite!

Escócia

First-Foot – Nessa tradição o first-foot é o primeiro homem que entra na casa logo após o badalar dos sinos. Ele normalmente traz presentes simbólicos, como moedas, pão, sal, carvão ou whisky, que representam, respectivamente, prosperidade, comida, sabor, calor e alegria. O first-foot não pode estar dentro da casa quando der meia noite. Também é aconselhável que seja um homem moreno – mulheres ou homens loiros são considerados azarados em alguns lugares.

Russia

Pedido no champagne – Os russos escrevem um pedido num pedaço de papel, queimam o pedido e jogam as cinzas dentro de uma taça com champagne. Ah, tem que beber o pedido antes de dar 12h01! Será que dá certo?

Nova Zelândia

Panelaço – Lá é só fazer barulho, muito barulho, com colheres e panelas – o mais alto que puder!

Espanha

12 uvas – É preciso comer uma uva a cada badalada dos sinos!

Argentina

Calcinha rosa – Nossas hermanas solteiras usam uma calcinha rosa nova na virada para atrair o amor. Aqui no Brasil a mulherada também usa o truque da calcinha nova, mas também exploramos toda a cartela de cores para atrair muitas outras coisas boas!

Primeiro passo – No exato momento em que o relógio dá meia noite, os argentinos dão um passo pra frente com o pé direito. Não há segredo nisso, é justamente para começar o ano com o pé direito, mesmo.

Inglaterra

Hootenanny – Pode parecer bem estranho para nós. Brasileiros que adoram uma festa com bagunça, mas a tradição dos britânicos é ficar em casa assistindo Hootenanny, um programa musical apresentado por Jools Holland – é tipo o nosso Show da Virada.

Fotos: BuzzFeed e Pinterest

20 dezembro 2014
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.