Maquiagem de Halloween: Faça você mesmo com as dicas do especialista Alisson Rodrigues

por Samantha Mahawasala
/ 09 outubro 2012 / 24comentarios

Para arrasar em uma festa de halloween às vezes é preciso apenas uma boa maquiagem. Com criatividade é possível transformar um look super simples em uma fantasia incrível.

O Fashion Bubbles conversou com o make up artist Alisson Rodrigues, que nos passou algumas dicas para o dia das bruxas. Afinal, ninguém melhor do que ele para falar do assunto, já que Alisson tem no currículo trabalhos como Noites do Terror, do Playcenter, e Hora do Horror, do Hopi Hari, entre outros.

Depois de decidir qual vai ser sua fantasia, é bom saber quais serão os materiais necessários. Claro que sempre podemos improvisar com as maquiagens que toda mulher tem, mas nem sempre encontramos as cores certas, então é preciso recorrer a materiais específicos.

Alisson conta que usa pancakes, aquacolors, clown, pó compacto, base, lápis, látex e algodão para compor próteses faciais. “Depende muito do personagem que você vai fazer para a festa. Às vezes também pode usar perucas, lentes de contato, sprays de cabelo, bigodes e barbas postiças para compor o visual”, explica.

Alisson lembra que esses materiais são facilmente encontrados em lojas de fantasias, como as que temos na famosa Rua 25 de Março. Nesses estabelecimentos é possível encontrar até os materiais mais específicos, como o látex.

“O nariz de bruxa, por exemplo, eu faço em látex, mas também pode comprar o nariz ‘pronto’ nas lojas de festas”, comenta.

Um item muito importante na hora de fazer a maquiagem é o pincel. Segundo o maquiador, “é ele que vai fazer o desenho. É como se fosse um lápis, existe um tipo certo para cada escrita ou desenho. O pincel tanto pode ajudar como estragar uma maquiagem”.

O tipo de pincel depende do traço a ser feito. Para um traço mais forte, Alisson recomenda os pincéis de delinear, que são finos e firmes. Já para um traço mais esfumaçado pode-se usar o bom e velho cotonete.

“Eu costumo usar o dedo para esfumar o traço, mas é uma técnica que tem que se ter muito cuidado para não manchar e borrar”, alerta Alisson.

Uma dica super legal para fixar bem a maquiagem é o spray de cabelo, o famoso laquê, mas é bom usar um sem cheiro e tomar cuidado com os olhos e a boca.

Veja também: Passo a passo e outras dicas em Maquiagem de Halloween para homens: caveiras e outras fantasias em dois minutos!

Maquiagem de Halloween para homens: caveiras e outras fantasias em dois minutos! Maquiagem de Halloween para homens: caveiras e outras fantasias em dois minutos!

Maquiagem de Halloween passo a passo, por Alisson Rodrigues:

O primeiro passo é fazer a pele. Uma boa maquiagem depende de uma pele bem feita.


Primeiro passamos a base branca, o clown, que é uma base em pasta. Depois de passar é preciso secar com um pó translúcido ou então o próprio talco.

“Na maquiagem em questão só passei o clown em um lado do rosto, no outro será uma pele ‘social’ com base e pó compacto no tom da pele”, explica Alisson.


Com a pele preparada, é hora de começar a desenhar e dar forma à maquiagem. Neste caso será uma caveira de um lado do rosto. Comece a desenhar pela parte do olho com um acqua color preto  usando um pincel bem firme. Desenhe toda a parte funda dos olhos.


Agora vamos para a boca. “O que dá a ideia de caveira é o olho e a boca, é nisso que temos que focar o traço”, diz Alisson.


Hora de delinear o rosto para dividir o que é caveira e o que é “social”.


Não esqueça de dar uma ajeitada geral na maquiagem: arrumar os traços que ficaram estranhos, apagar o que está sobrando e pintar o que está faltando.


“É essa limpeza que dará um efeito melhor na maquiagem”, explica Alisson.


Use um pancake vermelho para representar o sangue e dar a ideia de que a pele que estava ali foi arrancada e, por isso, o crânio está exposto.


Contorno feito com o pancake vermelho.


Para maquiar o outro lado use um lápis de olho marrom ou preto para desenhar a sobrancelha e delinear os olhos.


Um iluminador branco na parte de baixo dos olhos dá um efeito interessante.


Para finalizar, use um blush natural ou um pó compacto um tom mais escuro que o da pele.


Voilá! Essa é a maquiagem do Gerente do Museu de Cera, personagem da Hora do Horror do Hopi Hari, mas pode ser usada em qualquer outro figurino. O modelo das fotos é o ator Silvio Souza.

Veja esse vídeo no qual Alisson Rodrigues faz uma maquiagem de Rainha de Copas:

[http://www.youtube.com/watch?v=u9yuU7DHoJk]

Confira outras makes de Alisson Rodrigues e inspire-se para o Dia das Bruxas:

Por Samantha Mahawasala

Salvar

Salvar

09 outubro 2012
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.