Exposição celebra Páscoa com Arte

por Queila Ferraz
/ 31 março 2010


Coelhos folk celebram a Páscoa no Pátio Higienópolis

Até o dia 4/4, o Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo exibe a “Páscoa com Arte”, no vão central do Piso Veiga Filho. A exposição apresenta bonecos de representações humanas e de coelhos que remetem à Páscoa.

O trabalho, assinado por Suzy Gheler, é fruto de uma cuidadosa pesquisa histórica e remonta à moda dos anos 60 e 70. A Páscoa Temática  do Shopping Higienópolis propõe uma divertida  jornada pela História da Moda, traçada com tamanha qualidade, vale a pena conferir!

Páscoa com Arte

São 120 m² divididos em três ambientes: o primeiro é um ateliê de artes plásticas, onde estão coelhos-pintores, entre tintas e telas. No segundo cenário, os coelhos estão em um jardim de árvores estilizadas. A viagem no tempo é complementada com uma vernissage, na qual os bonecos brindam a cultura do sintético com seus drinques coloridos.


O “flower power” se mostra estampas e datalhes de acessórios.

Tendências dos pés à cabeça

As maiores marcas das décadas estão presentes: Pop Art, Op Art, Futurismo, Grafismo, Folk, Étnico, Psicodelismo, entre outros.

Em um clima lisérgico, vê-se os cabelos “black power”, “de gatinho” e com penteados “banana”  representados. As botas de verniz calçam os pés dos bonecos e complementam as meias de renda ou arrastão.


Cabelo “black power” nas bonecas que remetem às Dreamgirls


Detalhes em cores fluo

Nessa “festa de arromba”, estão também: roupas tingidas, plumas, paetês, boca-de-sino nas calças e nas mangas. As cores vibrantes verde-limão, pink e alaranjado são

Nota-se, ainda, o cuidado com a maquiagem das bonecas que exibem cílios aparentemente postiços, sombras e batons em cores vibrantes. Suas unhas também são coloridas, muitas delas com a cor branca – muito usada nos esmaltes e nos batons da época.

Essa é uma ótima inspiração para as pessoas que procuram referências de vestuário das décadas, especialmente para festas temáticas.

“Para finalizar com clima de Páscoa, de 30/3 a 3/4, serão distribuídos mais de 2.000 chocolates diariamente, cortesia da Lindt”, como informa o site Maxpress.

Suzy Gheler

Segundo o site oficial da artista plástica: “Suzy Gheler personifica suas histórias através de seus bonecos de pano há mais de 25 anos. Hoje,ela é reconhecida pelas suas esculturas em tecido e exposições cenográficas em Shoppings Center e grandes eventos”.


Maquiagem e acessórios das bonecas


Look dos anos 70


Ótima referência para festa temática: look dos anos 60


Moda dos anos 70, com referência a Woodstock


Coelhos folk celebram a Páscoa com Arte


Exposição “Páscoa com Arte” decora o Pátio Higienópolis

Conheça um pouco da Moda 60/70´s pelo vídeo:

Por Queila Ferraz e Vivyane Garbelini, by Fashion Bubbles

Fotos por Vivyane Garbelini

31 março 2010
Queila Ferraz

Queila Ferraz

Queila Ferraz é historiadora de moda e arte, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário. Trabalhou como coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac e da Belas Artes.