A maioria das mulheres começa a sonhar com o casamento ainda crianças, mas nessa idade elas não imaginam o trabalho que dá organizar uma cerimônia desse porte, ainda mais por ser um evento tão íntimo e especial.
Quem se arrisca a organizar uma festa de casamento sem ajuda de um profissional tende a deixar escapar alguns detalhes que podem desandar a cerimônia. Caroline Miranda e Gisele Freitas, da M&F Eventos, trabalham com eventos e casamentos há mais de cinco anos e deram alguma dicas exclusivas pra o Fashion Bubbles sobre o que fazer, o que não fazer e como inovar no dia mais importante da vida de um casal.
O que fazer… para que seu casamento seja um Luxo!!!!
– Escolha uma igreja com altar grande o suficiente para acomodar bem os padrinhos. Nada pior do que deixar um monte de gente apertada no espaço que será o foco da cerimônia.
– Sempre deixe o assento dos avós reservados na primeira fileira da igreja. Cumprimente-os na cerimônia, é um lindo gesto de carinho e respeito. Já na festa, acomode-os em uma mesa um pouco afastada da pista de dança.
– Fazer fila para cumprimentar os noivos vale apenas para casamentos com até duzentos convidados.
– Oriente os padrinhos a darem cumprimentos mais “lights” e rápidos. É um momento muito emocionante no qual noiva e madrinhas podem chorar e borrar a maquiagem.
– Oriente a banda ou o DJ que somente pais e padrinhos, por exemplo, podem fazer homenagem ou subir no palco para não virar uma bagunça.
– Avise a banda ou o DJ o tipo de música que definitivamente não deve tocar.
– Se os pais forem separados, aconselhe o fotógrafo para não pedir fotos inconvenientes.
– Separe um garçom para levar o jantar até os noivos na sala deles. Um dia como esse merece uma escapada rápida e uma boa refeição.
– Deguste absolutamente tudo o que será servido na festa.
– Formalize e documente todas as informações e acordos entre os noivos e fornecedores, mesmo que seja por e-mail.
– Pense nos convidados diabéticos e deixe alguma sobremesa diet para eles. Isso demonstra seu carinho para com todos.
Foto: English Clues
O que não fazer
– Não contrate fornecedores só porque são baratos.
– Não encha o altar com muitos padrinhos e madrinhas.
– O noivo não deve usar cor clara.
– Não vá embora no meio da festa, o legal é aproveitar tudo até o último minuto.
– Não use maquiagem pesada.
– Não peça para a mãe, a irmã ou a amiga para cuidar da festa. O ideal é ter uma profissional para isso, elas merecem aproveitar tudo junto com os noivos.
– Não vá se arrumar em um salão que nunca foi antes porque é “chic”. O bacana é escolher alguém que sempre cuidou de você e que terá um carinho especial pra te deixar linda. Às vezes em um salão “uau” você pode ser só mais uma cliente.
– Não loque um carro sem espaço atrás caso você tenha escolhido um vestido volumoso e véu.
– Não escolha flores que possam atrair aqueles mosquitinhos desagradáveis. Isso vale para a coroa das daminhas, buquê da noiva e até mesmo para a decoração.
– Não deixe de convidar pessoas queridas para chamar, por exemplo, colegas de trabalho do noivo que têm apenas uma relação profissional.
– Não faça uma festa que possa intimidar o seu público. Seja realista com suas origens e familiares.
– Não use flores diferentes nas lapelas.
– Nunca mande imprimir quantidade exata de convites, tenha 10% excedentes no caso de lembrar de mais alguém, sem falar que os pais podem querer guardar como lembrança.
– O dia do casamento é muito emocionante e intenso. Não é possível olhar e gravar tudo – as fotos serão sua memória. Sendo assim, contrate um bom fotógrafo, pesquise bastante e escolha um profissional competente. Esse não é um item para se economizar.
– Não deixe o fotógrafo trabalhar por conta própria, explique detalhadamente para ele o que você deseja e como quer que seja o álbum.
Foto: Wedding Source
No que inovar
– Ofereça caixinhas para os convidados levarem doces para casa.
– Substitua os chinelos por sapatilhas molinhas.
– Docinhos brasileiros estilo retrô são uma boa pedida.
– Noivas mais ousadas podem usar um sapato da sua cor preferida.
– Os convidados se divertem com fotos tiradas em cabines estilo 3×4 para lembrancinha.
– Contrate um DJ top ou uma banda mais moderna.
– Faça uma retrospectiva com desenhos dos noivos em cartoon.
– Escreva uma mensagem querida e/ou engraçada num bilhetinho e coloque no buquê, será uma surpresinha para quem pegá-lo.
– Use um bolo falso preenchido com cupcakes com reposição continua para que as pessoas possam pegar.
– Ao invés de usar o livro de assinaturas, deixar uma bandeja grande de prata para os convidados assinarem seus nomes e depois use em sua casa como uma doce lembrança.
– Para o chá de cozinha use uma tábua de carne e depois pode deixe exposta na cozinha com as assinaturas das amigas.
– Uma ideia é fazer um chá de lingerie ao invés de chá de cozinha, assim a noiva terá um monte de roupa íntima nova para a lua de mel.
– Noivinhos personalizados sempre dão charme ao bolo.
Foto: Almazen
Por que contratar uma assessoria?
– Com a tranquilidade de ter uma pessoa resolvendo tudo, o nível de estresse – super comum nessa época – é bastante reduzido.
– Durante a cerimônia as assessoras controlam e organizam tudo, como a hora certa de cada música e organização de padrinhos.
– Você terá um orçamento realista e sem surpresas no futuro.
– Você recebe as melhores opções de locais, decoração, fotógrafo, DJ, banda, buffet, bolo, locação de carro, doces etc, dentro do seu orçamento. Vale lembrar que as assessorias possuem um bom relacionamento com os fornecedores, o que pode resultar num custo menor.
– A noiva não corre o risco de “arriscar” com um fornecedor. As assessorias apenas indicam profissionais com “garantia” de serviço bem feito.
– Um bom assessor sabe ouvir e consegue traduzir o desejo dos noivos para os fornecedores.
– Assessorias estão sempre preparadas e sabem como agir em caso de imprevisto.
Para um casamento perfeito: M&F Eventos ou contato@mefeventos.com.br
Foto Tclehner
Foto de Abertura: Especial Casamentos