MET Gala 2019 – Melhores looks, tendências da moda festa e o estilo Camp – Vestidos de Festa

por Denise Pitta
/ 07 maio 2019 / 2comentarios

Após a nossa cobertura ao vivo no Instagram, chegou a hora de eleger os Melhores looks MET Gala 2019.

O baile, criado por Eleanor Lambert em 1948 com o objetivo de incentivar que os milionários de Nova York fizessem doações polpudas ao museu, tem como tema um ensaio de 1964 da escritora e ativista Susan Sontag, “‘Camp: Notes On Fashion”. No trabalho, ela define o “camp” como o “o amor pelo não-natural: do artifício e do exagero” e até hoje entende-se o camp assim, podendo também significar algo de muito mau gosto e brega.

De acordo com Andrew Bolton, o curador do Costume Institute do MET, o objetivo da mostra desse ano é “explorar as origens da estética camp, e como ela evoluiu de um lugar de marginalidade para se tornar uma influência importante na cultura dominante”.  Os convidados, é claro, mergulharam de cabeça no tema da noite!

Detalhe da make Lady Gaga no Met Gala 2019

A jornalista Ale Farah destaca algumas características do estilo Camp, como ser algo novo e surpreendente, mas que também remete a estética vintage e transforma uma coisa em outra. Um prato cheio para explorar e brilhar no tapete vermelho!

O Met Gala é um grande laboratório da moda festa, em que as grifes podem ter uma maior liberdade de criação sem que fiquem limitadas por questões comerciais e de aceitação do público, assim o evento é uma grande oportunidade de captar tendência e também buscar inspiração.

O Met Gala é uma grande oportunidade de testar novos formatos e criações para moda festa. Nesta edição Serena Williams inovou ao escolher tênis para o tapete vermelho, priorizando o conforto sem perder o estilo

O que é a moda Camp?

Extravagante, glamourosa, dramática e lúdica. Todas essas palavras podem ser utilizadas para definir a moda Camp, mas o conceito vai além. Andrew Bolton, curador do Costume Institute do MET, baseou-se no ensaio de Susan Sontag, denominado “Notas sobre o Camp” como um ponto de partida. Publicado em 1964, o ensaio busca definir o conceito estético do movimento.

Para começar, é preciso entender de onde ele vem. A origem da palavra “camp” vem do verbo francês “se camper”, que significa “fazer uma pose exagerada”. Era usado para remeter à opulência e decadência da corte francesa durante o governo de Luís XIV. De acordo com Sontag, o Camp é  um“amor pelo antinatural: do artifício e do exagero”.

Melhores looks MET Gala 2019

Por falar em ícones Camp, Lady Gaga subiu a escadaria em uma performance! Ela usou 4 looks diferentes, começando por um vestido rosa com babados maxi e terminando apenas de lingerie, tudo com estética vintage, traduzindo com perfeição o espírito do evento

Os melhores looks MET Gala 2019 #MetCamp

O MET Gala 2019 causou burburinho ainda maior que o esperado desde que anunciou o seu tema. Se você pensar na estética extravagante do Camp, fica fácil entender porquê tanta ansiedade e não decepcionou!

Permeado de performances de tirar o fôlego, caso da Lady Gaga que transformou o tapete vermelho em palco, levou ao pé da letra a característica camp de transformar uma coisa em outra e brilhou com a transformação do seu look em quatro. Ao final da performance, a Monster ficou apenas de lingerie.

O que lembrou um pouco a própria história da cantora, que no início da carreira era totalmente camp, com looks e visuais mais que extravagantes e com a consolidação da sua trajetória foi simplificando o visual e se mostrando mais naturalmente em uma elegância performática.

Outra passagem icônica da Met Gala 2019 foi a Cinderela da atriz Zendaya. Seu vestido, uma referência a princesa dos contos de fada que encontra uma fada madrinha. O vestido chegou apagado, em um triste tom de cinza, que após o feitiço do seu companheiro, se iluminou transformando-a em uma verdadeira Cinderela, com direito a perder sapatinho nas famosas escadarias do Metropolitan.

O mágico vestido da atriz Zendaya que se iluminou durante o Met traduzindo a magia dos contos de fada

Tanto as mulheres quanto os homens capricharam nas produções, com um super destaque para Ezra Miller e sua maquiagem 3D feita pela expert Mimi Choi @mimles.

Além dele, o ator Jared Leto também causou, chegando ao baile com um acessório nada comum: sua própria cabeça em mãos, uma peça icônica assinada pela Gucci. Aliás, o estilista Alessandro Michele é um dos ícones Camp da atualidade e a Gucci foi uma das patrocinadoras do MET Gala 2019.

Enquanto alguns mergulharam de cabeça na estética camp, outros preferiram ficar no lugar comum. Mas como nunca, o tapete vermelho do baile de gala deu o que falar na internet. Confira os preferidos:

 

Melhores looks MET Gala 2019

Darren Criss, Harry Styles, Billy Porter, Jared Leto e Ezra Miller. Imagem via Evening Standard

Janelle Monae, transformou um vestido em um quadro de Picasso – Melhores looks MET Gala 2019

As principais tendências do Met Gala 2019

Segue um apanhado das tendências que dominaram o tapete vermelho mais aguardado do mundo da moda.

  • Babados e maxi laços
  • Tules
  • Paetês
  • Metalizados
  • Plumas
  • Tons de rosa
  • Cores neon
  • Drapeados e plissados
  • Caudas e modelagens mullet (curto na frente e longo atrás)

Não dá para negar que rosa foi a cor da noite, eleito por boa parte dos convidados em tons e shapes variados. Anna Wintour Naomi Campbell apostaram no rosa com plumas, outra grande tendência que apareceu em outros looks também marcantes.

  • Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências. Acompanhe eventos em tempo real, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

O reino das plumas

Outro look que captou com perfeição a questão do exagero e extravagância foi a Thom Browne da Cardibem vestido vermelho com cauda gigantesca trabalhada em ondas e plumas

 

O vestido vermelho levou o exagero ao pé da letra

Gigi Hadid escolheu macacão branco trabalhado com plumas e paetês e perfume futurista

Duas super poderosas do mundo da moda!

Kylie Jenner também apostou nas plumas com look que trazia referência da cantora Cher

Para entender melhor o tema, clique aqui: MET Gala 2019 – Um mergulho na estética Camp

Plumas também nos looks de Kendall Jenner e Rosie Huntington-Whiteley

Plumas, pedraria e vazados caracterizaram o vestido verde da Ciara Wilson

Metalizados com plumas

Vestidos metalizados também tiveram grande destaque no tapete vermelho do Met Gala 2019

Vestido sereia trabalhado com placas metálicas, penas e plumas

 

A noite também foi marcada por maravilhosos acessórios de cabeça

Tules

Os tules também marcaram presença, trabalhados em efeitos drapeados, em camadas e com efeitos coloridos, como degradês

Vestidos tule  trabalhados em babados e camadas

Neon fortíssimo

Os tons neon ainda seguem como proposta forte. No MET Gala 2019, Donatella VersaceLupita Nyong’o apareceram com vestidos extravagantes, luminosos e cheios de babados. Já Amber Valleta elegeu um casaco de pelos verde neon para complementar o body asa delta pretinho básico.

Melhores looks MET Gala 2019 Melhores looks MET Gala 2019

Lupita e Donatella vestem Versace

Melhores looks MET Gala 2019 Melhores looks MET Gala 2019

Amber Valleta com casaco neon Salvatore Ferragamo

Tons de pink e colorido neon – A brasileira Camila Coelho com vestido Diane von Furstenberg

Nudes e Rosês

Gisele estava deslumbrante em um vestido Dior rosé assinado pela Maria Grazia Chiuri, mas poderia ter inovado e seguido o tema camp. Gisele queria um vestido sustentável

Hailey Bieber e Elizabeth Debick apostaram no rosa bebê com elementos surpresa na modelagem, como decote profundo nas costas e maxi laço

Kim Kardashian sempre causa controvérsias. Tem quem ame e quem odeie e, apesar do corpo hiper ampulheta, não dá para negar que o vestido dela é uma obra de arte. Desenhado pelo próprio Thierry Mugler, ele é o primeiro que o estilista desenha em 20 anos para The House of Mugler.

Melhores looks MET Gala 2019

A peça é toda feita em látex nude drapeado, com pingos que imitam gotas de água, levando o wet look à última potência. Kim contou, em seu Instagram, que a inspiração veio de uma imagem da musa Sophia Loren saindo da agua com um vestido todo ensopado no filme Boy on a Dolphin.

Melhores looks MET Gala 2019 Melhores looks MET Gala 2019

Sophia e Kim. Da inspiração para a vida real!

Caudas e modelagens mullets

Caudas foram o grande destaque da noite e quanto maior melhor!

Looks com calças e macacões

Kristen Stewart optou por referência Chanel

Macacão de festa também estiveram entre as escolhas das famosas

Mais fotos dos looks das famosas

Melhores looks MET Gala 2019

 

07 maio 2019
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial