Conferência Juntos 2019 – Talentos negros

por Larissa Lima
/ 27 novembro 2019

A Conferência Juntos, criada pela McKinsey & Company, trouxe um dia repleto de empoderamento para talentos negro, inspirando, desenvolvendo e ampliando uma rede de jovens no mercado de trabalho brasileiro.

Cerca de 300 jovens negros, universitários e recém-formados, foram convidados para compartilhar aprendizados e receber muito conhecimento de diversos ‘speakers’ durante o dia.

Participamos da programação durante o dia com palestras, painéis e sessões de recrutamento com empresas engajadas na causa. Confira dados e dicas da conferência:

O mercado de trabalho para o negro

Segundo dados oficiais do IBGE, os negros são a maioria na força do trabalho, sendo cerca de 57 milhões de pretos ou pardos, enquanto 46 milhões são brancos.

No entanto, os negros também estão muito mais no cenário do desemprego. Por exemplo, dois em cada três desempregados são pretos ou pardos.

Diversas empresas realizaram uma feira de recrutamento para talentos negros, deram dicas e tiraram dúvidas de cada um.

A situação fica ainda mais desigual quando falamos sobre cargos maiores, como gerenciais. Os negros só ocupam 29% dos cargos de gerência em uma empresa. Na alta gerência, eles possuem apenas 11,9% nestes cargos. De maneira mais clara, onde estão dez altos gerentes, apenas um é negro.

Quando vamos falar sobre salário, a diferença ainda está presente. Os negros recebem menos. Enquanto um branco receberia $3.282, o negro receberia para a mesma atividade $2.082. Em uma função inferior e até informal, o branco receberia $1.814 e o negro $1.050.

Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

E talentos negros em grandes empresas?

Um estudo do Instituto Ethos nas 500 maiores empresas revelou a presença dos negros em diferentes posições. 

Conselho Adm.: 4,9% Quadro Executivo: 4,7% Gerência: 6,3% Supervisão: 25,9% Quadro Func.: 35,7% Trainee: 58,2% Estagiários: 28,8%. Aprendizes: 57,5%

Incentivo à diversidade racial

Eventos como a conferência juntos incentivam e trabalham junto com grandes empresas para mudar esse retrato citado acima. Mais do que criar programas para contratação de negros, anunciar vagas, capacitar gestores, é necessário preparar esses talentos para cargos maiores.

A Conferência Juntos 2019, trouxe uma edição com grandes nomes no mercado de trabalho, como a executiva Nina Silva, do movimento Black Money. Todos os profissionais presentes incentivaram os talentos negros a se juntarem, ajudando uns aos outros em uma rede de contatos e dicas.

Grandes empresas possuem movimentos negros dentro das corporações para criar essa rede nacionalmente e internacionalmente.

Os profissionais recém formados e/ou ainda estudantes, olhavam para esses números acreditando na sorte daqueles que chegaram ao topo de uma hierarquia corporativa. Para os palestrantes, sorte é estar preparado quando surgir uma oportunidade maior.

Aprender inglês é um requisito básico para entrar em grandes empresas internacionais. Como incentivo, o evento sorteou cerca de 70 bolsas de estudo na escola de idiomas Wizard.

O evento contou com a presença do cantor e empresário Emicida. Relatando sua história de vida e suas conquistas até aqui para talentos negros se inspirarem.

Workshops sobre tecnologias e ferramentas de atendimento, dicas práticas para processos seletivos e até mesmo para conseguir mentores foram discutidos durante o dia.

Veja como foi a primeira edição da conferência em 2018 com talentos negros.

Para os jovens, o recado deixado foi a importância de serem resilientes e ocuparem espaços e cargos que o preconceito diz não serem nossos. Além disso, é importante lembrar que quando conquistamos nossos espaços, estamos conquistando por todos que ainda não chegaram ao mercado.

Por Larissa Lima

27 novembro 2019
Larissa Lima

Larissa Lima