Nos anos 80, Michael Jackson soube fazer jus à alcunha de “rei da pop” ao criar um estilo próprio tanto na moda, quanto na música. Apesar da sua recente morte, continua vivo como ícone da moda – e da música –, estando para breve o lançamento de uma linha de roupa desenhada parcialmente pelo próprio.
“Permanecerá para sempre a sua música, a sua capacidade de dominar o palco e a sua imagem de ícone que marcou a moda e a história”. Estas palavras são do estilista italiano Roberto Cavalli, que teve a responsabilidade de vestir Michael Jackson, nos seus últimos anos de vida.
Michael Jackson e a Moda
O cantor, que faleceu no dia 25 de junho de 2009, soube desde cedo criar um estilo muito próprio tanto na moda, quanto na música e acabou por ser imitado por milhões.
Desde o casaco justo de couro às luvas brilhantes, passando pelas calças de alfaiataria e pelo chapéu preto, o “rei da pop” foi inspirando o Mundo ao longo dos anos e, apesar do seu “desaparecimento”, Michael Jackson promete continuar a lançar tendências e a fascinar. Até porque será lançada, em breve, uma coleção de moda desenhada parcialmente pelo cantor meses antes da sua morte.
A coleção desenhada parcialmente por Michael Jackson
Croquis para a turnê que Michael Jackson não chegou a realizar
Trata-se de uma linha de produtos composta por 300 artigos de roupa e acessórios, que incluem, entre outras peças, um casaco vermelho, semelhante ao que o artista usou durante o vídeo de “Thriller”. “Em Junho, Michael Jackson aprovou o lançamento de uma linha oficial de produtos para os seus fãs, que iria ser um complemento à sua tournée londrina.
Muitos dos artigos foram desenhados pelo próprio cantor, com a ajuda de alguns estilistas”, salientaram os promotores da AEG, em primeira mão, acrescentando ainda que “apesar de estarmos de luto, pelo desaparecimento de um dos mais talentosos artistas de todos os tempos, acreditamos que esta variedade de produtos oficiais vêm, consequentemente, comemorar o seu incrível talento e preservar o legado de Michael Jackson”.
Michael Jackson assina coleção
Popularidade intensificada após morte
Ironicamente, com a morte, Michael Jackson voltou a suscitar interesse mundial e, atualmente, o cantor é líder de vendas nas principais lojas de discos internacionais. De igual forma, só no mês de Junho, “o rei da pop” foi considerado o artista com mais discos vendidos no conhecido portal Azamom.com.
E até a rede de óculos Chilli Beans lucrou com a sua morte, tendo registrado um aumento de cerca de 10%, dos óculos espelhados de modelo aviador vistos no rosto de Michael Jackson, em quase todas as suas aparições públicas, inclusive no anúncio de sua última tournée, em Londres.
A sua linha de roupa será vendida em lojas como a Target, JC Penney e, inclusivamente, através da Internet. Isto prova que o “rei da pop” continua vivo e a gozar de “boa saúde” em termos comerciais, finaliza.
Influência do Rei do Pop na moda atual
D&G Fall/Winter 2009/10 men’s collections during Milan Fashion Week
Itens e estampas da linha de Michael Jackson
Michael Jackson assina coleção
O estilo de Michael Jackson é inspiração para moda