Os vestidos artesanais estão entre as tendências mais fortes para o verão 2012. O Brasil tem um forte trabalho artesanal que se destaca principalmente na região nordeste. Esta vocação para o hand-made vem chamando atenção e sendo valorizada, não apenas pela moda nacional. Estilistas como Martha Medeiros e Vanessa Montoro destacam-se agregando valor e elegância à renda artesanal, dando vida a peças que são verdadeiros artigos de luxo e estão ganhando o mundo.
Martha Medeiros
A estilista alagoana utiliza em suas criações diversas rendas e trabalha com cooperativas localizadas na margem do Rio São Francisco. Entre as rendas usadas temos as famosas como a Renascença, Filé, Bilro e Boa Noite.
As produções da Martha Medeiros podem ser encontradas em editoriais de revistas como Vogue e Elle. E suas criações saem do atelier em Alagoas para lojas no Oriente Médio, EUA, Inglaterra, Portugal e Alemanha.
Veja entrevista com a estilista: Martha Medeiros: a rainha das tramas.
Saiba mais sobre o trabalho de Martha Medeiros
“Há mais de 25 anos no mercado da moda, Martha é proprietária da boutique multimarca Maison M em Maceió. O nascimento de sua marca própria seguiu um percurso natural, pois a pedido de suas clientes começou a criar algumas peças para ocasiões especiais. Em 2004, a marca Martha Medeiros ganhou um corner em sua loja e com a crescente demanda de clientes de todo o Brasil, no início de 2008, começou a atender com hora marcada em São Paulo. No final do mesmo ano, inaugurou sua primeira boutique na capital paulista, no bairro dos Jardins.” (Leia mais no site da Abest)
“A paixão por arte e artesanato é muito antiga, herdei da minha avó, professora de arte. Depois de 25 anos vivendo e respirando moda, percebi que nossas clientes mereciam muito mais e o desejo de torná-las únicas, vestidas com o verdadeiro luxo moderno, é o nosso principal desafio”, Martha Medeiros.
O resgate de riquezas do nosso país foi o caminho encontrado pela estilista que trabalha com cooperativas de rendeiras localizadas às margens do Rio São Francisco. Matéria prima feita pelas mãos de quase 200 mulheres, que realizam a confecção da renda, com técnicas que veem de geração em geração.
Do mandacaru, cactos típicos da região, saem os espinhos que nas mãos das artesãs, se transformam em alfinetes que servem como guias para a trama das rendas de Bilro. A renda Renascença é inteiramente feita com agulha e linha da mesma espessura da linha de pregar botões. Um vestido de Renascence pode exigir sete, oito meses de trabalho das mãos de uma única rendeira. Assim Martha Medeiros uniu a riqueza do trabalho feito a mão, à sofisticação da alta costura.
Martha produz vestidos de noivas e coleções com vestidos longos e curtos. Os bordados de pedraria, corais, turquesa e cristais também marcam seu trabalho. Os caftans, batas, camisas e acessórios completam a coleção.” (Fonte: MarthaMedeiros)
Mercado
“Martha Medeiros insere o trabalho handmade com extrema sofisticação no mercado de moda internacional e resgata o valor da renda brasileira, com uma linguagem contemporânea. Em suas coleções predominam as tramas e bordados manuais, com referências do seu lugar de origem, porém são entendidas e consumidas em diferentes lugares do mundo.
Em abril de 2004, suas peças foram expostas na Selfridges de Londres, no projeto Brasil 40º, uma parceria entre a conceituada loja de departamentos e a APEX-Brasil/MDIC (Agência de Promoção de Exportações). Em suas quatro unidades na Inglaterra, a cadeia de lojas mostrou a cultura, o esporte, a moda e o turismo do Brasil e expôs produtos como cosméticos, têxteis, acessórios, móveis, jóias, calçados e objetos de decoração de produção nacional.” (Leia mais no site da Abest)
Deborah Secco veste Martha Medeiros – Via Achados da Moda
Fotos: Redcarpetlovers
Fotos: Redcarpetlovers, Casamentodicas
Fotos: Estilogarota
Fotos: Falamosdemoda
Fotos: Juliapetit
O crochê e tricô de Vanessa Montoro
Estilista de peso quando se fala em vestidos artesanais, Vanessa Montoro mostra todo o luxo por trás das agulhas de crochê e tricô. A estilista confecciona as peças com fios de seda especiais fiados em roca e tingidos manualmente com pigmentos naturais, criando peças originais e em edição limitada.
A matéria-prima para o tingimento pode erva-mate, urucum, pó de café, folhas de amoreira ou até casca de cebola. O processo de fabricação é puramente artesanal transformando as peças em verdadeiras obras de arte!
Fonte: Vanessa Montoro
Fotos: Fashion Bubbles
Vanessa Montoro – moda ecológica de luxo
[http://www.youtube.com/watch?v=7Vbl_D9n3Hw]
Saiba mais sobre Vanessa Montoro
“Foi com a avó que Vanessa Montoro aprendeu os primeiros pontos de crochê e nunca mais largou. A estilista já assinou peças para Osklen, Daslu, NK Store e Clube Chocolate, e agora comanda o próprio ateliê em São Paulo.
Os fios, 100% seda, são tingidos naturalmente com espinafre, eucalipto, café e urucum. Um vestido longo pode demorar até um mês para ficar pronto. “Faço peças atemporais. Não sigo moda. É bonito hoje, amanhã e sempre”, diz Vanessa. Carolina Ferraz é uma das fãs de seu trabalho.” (Fonte: Revista Quem)
Confira sua coleção outono-inverno 2011
Fotos: Achomuitodigno, Dfmodelmanagement
Fotos: Achomuitodigno, Brasilfashionnews
Mais algumas…
Fotos: Welovemodels
Fotos: Fashionistac
Fotos: Elle, Fashionistac
Fotos:Fashionistac, Welovemodels
Leia também Vestidos artesanais para o Verão 2012.
Por Flávia Portillo