Verão 2010 – Listrados de Arrasar!

por Leonize Maurilio
/ 17 dezembro 2008 / 7comentarios

D&G

As listras são estampas gráficas e é uma das padronagens mais utilizadas no mundo. No Antigo Testamento, elas já eram citadas, mas teve grande destaque a partir dos Séculos XII e XIII, alcançando seu apogeu nos Séculos XV e XVI.

No início, o listrado era associado a uma linguagem negativa, porque era usado em uniformes; principalmente uniformes de presidiários que eram listras horizontais em preto e branco. Além disso, personagens diabólicas, carrascos, feiticeiras e perturbadores da ordem em geral, eram representados graficamente com vestimentas listradas.

Na Idade Média, o listrado era conhecido como “pano do diabo” (O Pano do Diabo, de Michel Pastoreau), pois o simbolismo associado a esse padrão de estampa e das pessoas que a usavam, afastava dela as pessoas ditas do bem que poderiam ser contaminadas.

Em outro momento da história, o padrão ganhou a conotação de inferioridade na escala social, caracterizando o preconceito social. Empregados domésticos, arrumadeiras, porteiros, lanterninhas de cinema, músicos de rua, etc, usavam trajes listrados com estampas geralmente bicolores finas ou médias.

Em sua trajetória histórica, por volta do Século XVIII, o listrado alcançou a conotação de elegância, patriotismo e exotismo, e já era usado em uniformes: colegiais, roupas infantis, trajes de festa, looks românticos, bandeiras, estandartes, etc.

Do profano ao Sagrado, as listras estão presentes na cultura atual e são objetos de fantasias na área de design têxtil.

A Marca Adidas, que é representada por três listas paralelas, dá a idéias de rapidez e performance, com grau de excelência nas práticas esportivas.

Estilistas do mundo inteiro são adeptos das padronagens listradas e procuram sempre um novo olhar para essas linhas que vão das tradicionais às ousadas. Listras são fashion e nunca saem de moda!

D&G

Louis Vuitton

Gucci

Btsey Jonshon

Bottega Veneta

Chanel

DKNY

Emporio Armani

Etro

Hermés

Marc by Marc Jacobs

Marc Jacobs

Roberto Cavalli

Dries Van Notten

Y3

Anna Sui

Balenciaga

Fonte – Fio a Fio,  Gilda Chataignier – Estação das Letras Editora Ltda.

Imagens – Style. Com

Por Leonize Maurilio

17 dezembro 2008
Leonize Maurilio

Leonize Maurilio

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br