Via site Guia Jeanswear
A Vicunha tem buscado informações em pesquisas, viagens e feiras internacionais, e o resultado é uma aposta na busca do autêntico e da origem do denim.
“Estamos lançando 18 novos produtos e 10 estampas diferentes, como os xadrezes, poás e os desenhos com inspiração indiana, seguindo um conceito vintage, com cara de usado e com tecidos que facilitam a lavagem”, afirma Patrícia Ribeiro, coordenadora de desenvolvimento do índigo.
Temas
Com certeza a moda está mais complexa e democrática. Atualmente o leque se abre a várias possibilidades e caminhos a ser pesquisados.
Porém, para facilitar o trabalho de estilistas e confecções, a Vicunha propõe cinco temas abrangentes para o próximo inverno. Vamos a eles:
Happy
Tema lúdico, com tons vibrantes, mas não ácidos, com referências à moda de rua, ao universo pop e a ícones divertidos. Aqui entram as sarjas coloridas em pink, lilás, vermelho ou azul mais claro, os listrados e poás. Lavagens mais escuras também fazem parte deste tema.
Imperfect
Arquitetura assimétrica de formas e volumes se misturam ao conceito de feio e belo, um novo olhar sob o corpo e ao estilo masculino/feminino. Tudo isso seguindo formas exageradas, inovadoras, com fendas e ombros exagerados. O jeans é bem escuro e vai do black ao bruto, passando pelos tons acinzentados. Há ainda efeitos de tie-dye, resinados, manchados ou aplicação de pigmentos.
Care
Segue os cuidados com o corpo, a mente e o ambiente em que vivemos, sempre pensando na preservação da natureza. Aqui impera estilo folk, de vários cantos do mundo, com o hippie, confortável e desencanado. Estampas étnicas, florais e tons naturais, terrosos e esverdeados, fazem parte deste tema. A silhueta é solta e o jeans vem mais claro e detonado.
Imagine
Imagine um mundo fantástico, irreal, repleto de super-heróis: estas são as referências deste tema que mistura tons de roxo, lilás, amarelo e vermelho e tecidos resinados, metalizados, com muito brilho e emborrachados. O denim black e o blue são intensos e ainda vêm amaciados.
Good Times
O último tema nunca sai de moda, mas volta sempre renovado, buscando referências no passado, com toques do presente seguindo uma estética elegante e refinada. Aqui os xadrezes de papel de parede, fazem a festa em diversas padronagens e tamanhos em tons escuros e fechados como marrom, verdes e roses. O jeans vem no Denim bruto, com a barra virada, detonado, surrado, esfumaçado, com aspecto vintage.
Interferências
Bigodes 3D: com resinas, lixados por cima dos amassados, eles continuam abaixo dos bolsos, atrás dos joelhos e também nas barras.
Blacks: diferenciam-se pelas linhas e aviamentos coloridos, pequenos ralados e puídos.
Dip Dye: pode vir com trabalho de clareamento no cós, com pigmento sombreado, com duas tonalidades parecidas ou com tecidos costurados.
Dirty: em lavagens mais claras, com trabalho de used, com puídos ou ralados.
Manchados e marmorizados: vêm com efeitos respingados, tie dye e amarrações que conferem um efeito manchado desigual.
Raw Denim: tecido rústico, engomado, pouco amaciado em lavagens mais brutas e linhas contrastantes.
Resinados: com brilho
Vintage: com lavagens envelhecidas, fundos escuros com efeitos sombreados, jatos de areia, lixados, pigmento branco ou permanganato.
Aparecem ainda respingos esbranquiçados, calças com vincos, bigodes desalinhados.
Bolsos e filigranas: com pespontos grandes, tecidos diferentes, pedrarias e bordados, desfiados, do avesso, com dobras, lixados e filigranas multicoloridas.
Detalhes: perfurações em tecidos, remendos grandes, estampa no cós, cerzidos leves, bolsos deslocados, zíper no bolso, forro do bolso colorido e estampado.
Leia matéria completa e veja mais fotos no site Guia Jeanswear.
Por Vanessa de Castro – jornalista de moda
Fotos: Equipe Guia Jeanswear