A SPFW 25 anos foi realizada entre os dias 4 e 8 de novembro. Definitivamente, ela entregou muito artesanato, produção manual, volume e fluidez. Dessa forma, a cara sustentável da moda brasileira significa expressividade e posicionamento.
A primeira edição de 2020 não ocorreu devido à pandemia do COVID-19. Nesse sentido, a segunda exigiu reformulação para acontecer.
- Depois confira nosso especial de artigos do Inverno 2021 e Verão 2022.
Como resultado, o formato da SPFW 25 anos foi 100% digital e gratuito permitindo que as marcas arriscassem novas formas de apresentação. Logo, entramos em contato com vídeos fantásticos cheios de simbologias. Dentre eles, o que chamou muita atenção foram suas narrativas.
É neste cenário consciente que o SPFW 25 anos caminhou em direção à representatividade. Assim, ele indica o futuro da moda brasileira. Dá uma olhada em como essas manifestações se refletem em shapes e materiais que você não pode deixar de incluir nos seus looks.
Artesanato é a narrativa da SPFW 25 anos:
A relação da moda brasileira com o artesanato é autêntica. Primeiro, porque ela é feita através das manifestações culturais. Segundo, porque são reflexo das narrativas que as envolvem.
Dessa forma, as roupas que possuem as texturas do fazer manual se conectam emocionalmente com o público. Assim também, geram aconchego.
Não é só no Brasil que o trabalho dos artesãos ganha valor. Nas outras semanas de moda do mundo, por exemplo, eles representam o momento de olhando para dentro. Assim como a busca de soluções e de propósito. O artesanato, portanto, assume a cara da diversidade e da força.
Projeto Ponto Firme
O Projeto Ponto Firme, idealizado por Gustavo Silvestre, fez sua terceira participação na semana de moda. As peças bem delicadas aparecem em modelagens cheias de camadas, babados e movimento.
A renda e o crochê foram feitos pelo time de ex-detentos durante a pandemia. Como resultado, a coleção transmite a relação com a produção manual.
O primeiro desfile do Projeto em 2018 foi inspiração para documentário. O longa mostra a história dos artesãos. Assim como revive as cores e diferentes pontos da coleção. Com certeza uma coleção marcante que inspira até hoje.
Trabalhos artesanais estão super em alta há alguns anos, como podemos perceber em Crochê – Tendências e permanecerão fortes. Aqui no Fashion Bubbles já fizemos especial de sapatos de crochê, blusas de tricô, bolsas de crochê, vestido de crochê , saias de crochê , decoração de crochê e até máscara de crochê!
Além de um especial de Crochê para vender com ideias e receitas para lucrar com o artesanato e também como calcular o preço. Tem ainda artigos para iniciantes com crochê fácil e tricô fácil,com aulas e passo a passo, além peças fáceis de fazer. E um super especial de Crochê de Natal.
Outras marcas e looks
Por outro lado, a Led trouxe uma mistura surpreendente entre moda urbana e artesanato. Os looks combinaram crochê e peças bem fluidas no tecido plano. Em suma, é a inspiração perfeita para unir texturas diferentes no visual. Já o Apartamento 03 trouxe muita poesia com bordados.
Angela Brito mostra que o trabalho manual está em seu DNA em sua coleção Identidade. Ao trazer o artesão para o centro no início do seu vídeo, ela valoriza o trabalho do profissional e se conecta com suas origens.
Tendências da SPFW 25 anos
Volumes de impacto
As alterações de silhueta não são novidade no mundo da moda. Apesar disso, o momento é de transição de valores e ressignificações da beleza. Consequentemente, é o cenário perfeito para tendência volumosas.
A pegada streetwear está cada vez mais forte no guarda-roupa da brasileira. Dessa forma, Apostar na modelagem oversized, mesclando com peças mais clássicas e alfaiataria é o que você precisa para compor looks statements.
A Martins apostou em visuais inteiros no tamanho extragrande. Isso porque, as peças conversam com o conforto tão exaltado no isolamento e são essencialmente despojadas.
Babados em camadas foi a escolha do Isaac Silva para criar volumes e dar complexidade ao look . Ele optou por valorizar a peça em diferentes corpos. Da mesma forma, movimento ondular aparece como aplicação para criar destaque nos ombros e cinturas das peças da Juliana Jabour.
As mangas volumosas já são nossas queridinhas. No SPFW vimos que elas continuam com tudo. Lenny Niemeyer caprichou no tamanho extra de mangas bufantes. Como resultado, reinventou o peso visual dos bodys e maiôs.
A Neriage, igualmente, interpretou as mangas com volume no punho. Afinal, o ar romântico é característico da marca. Tanto Aluf quanto Martins aplicaram mangas giga em padronagens clássicas.
Materiais Repaginados
O plissado está revolucionando a fluidez das peças, e nesta SPFW 25 anos ele veio com muito destaque! Portanto, garanta que ele esteja presente nos seus looks verão 22. Ele se destaca desde as saias da Handred e da Neriage, por exemplo. As camadas e recortes dos vestidos do Apartamento 03 também desta técnica.
A transparência apareceu intensamente nas semanas de moda e na SPFW ela veio leve e sutil, perfeita para o nosso verão. Exemplo disso é o vestido trabalhado com bordado listrado da Renata Buzzo e a camisa oversized de linho da Martins.
A Aluf utilizou o vazado na telinha. Dessa forma, combina com vestidos bem românticos e leves. Enquanto a Handred apostou no telado de outra forma, aplicando transparência em um conjunto bem fresh.
A suavidade também aparece em tecidos mais pesados como o jeans. A Amapô se conectou com o momento atual porque fez sua coleção deslocando o material para looks confortáveis e despojados.
- Veja também nosso especial de Jeans 2021 e 4 tendências em calças.
Recortes
A Handred trouxe ainda dois looks com padronagens xadrez compostos inteiramente de recorte, mais uma demonstração da qualidade e técnica da marca. Já Angela Brito sobrepôs uma regata como recorte. Gloria Coelho também utilizou a técnica para construir geometria na coleção.
Lenny Niemeyer também apostou nos recortes para compor um biquíni bem geométrico. O ritmo que os recortes criam no look vão além da composição visual. Eles representam a pluralidade que compõem nossa identidade. Bem como, a união da comunidade, criando um todo.
Conjuntos
Combinação parte de cima e parte de baixo continuam valendo. Atualmente, os conjuntos crescem como uma opção excelente para criar seus looks.
Nesta SPFW 25 anos, o match camisa parte de baixo é a grande aposta. Ainda mais totalmente estampados como por exemplo o da ÀLG. Ou seja, o full print também promete no Brasil. Assim como a Freiheit que aposta nas padronagens para combinar camisas com short e calça.
Ao passo que, a dupla casaco e parte de baixo que se destaca na Handred e na Juliana Jabour.
São Paulo Fashion Week e o futuro sustentável
Antes de mais nada, a sustentabilidade falou mais alto durante a pandemia. Isso porque significa repensar a forma de consumir. Além disso, valoriza as peças de roupas e reinventa a produção dos looks. Não poderia ser diferente com as marcas da SPFW 25 anos. Afinal, elas já procuravam pelo caminho consciente da criação.
Foi possível ver a economia circular no Projeto Ponto Firme, pois reutilizou peças antigas das consumidoras. Ao mesmo tempo, a união da Amapô com a tecnologia antiviral e tecidos reciclados são outra forma de entregar produtos de menor impacto ambiental.
Ainda é possível entender a sustentabilidade com o olhar para o passado, rever histórias e se conectar com a origem. Herchcovitch fez um passeio por peças icônicas da sua trajetória. Ronaldo Fraga fez releitura da sua coleção sobre Zuzu Angel. A Handred também prestou sua homenagem ao passado com referências à história de Copacabana.
Quem nunca abriu o armário e encontrou aquela peça que nem lembrava que existia. Aposte na união entre o frescor das trends brasileiras com a história individual e coletiva de peças usadas.
A semana de moda parece urgente e nos traz tendências latentes que também carregam seus próprios significados. Ela também representa nossas escolhas como um povo plural que cada vez mais busca se diferenciar do resto do mundo e ser totalmente representado. O que fica da SPFW 25 anos são os must-have impactantes cheios de força e expressividade cultural.