Tendências para o Surfwear Masculino: Saiba qual é a onda certa do Inverno 2011

por Fashion Bubbles
/ 07 outubro 2010


Kelly Slater. Foto: Hot Celebrity

Ricardo Piazza foi um dos palestrantes do Senac Moda Informação Inverno 2011. O Fashion Bubbles marcou presença e conferiu quais são as tendências para o Surfwear Maculino. Além de mostrar quais são as principais apostas para a estação, Piazza também contou um pouco sobre a história do surf e do surfwear.

A história do surf, por Ricardo Piazza

Ninguém sabe ao certo quando ou onde surgiu o surf, mas acredita-se que tudo começou nas Ilhas Polinésias. Os povos que habitavam aquelas ilhas tinham o mar como trabalho e também como diversão. As primeiras pranchas surgiram em formato de tábua de passar roupa.

Mais tarde esse mesmo povo chegou ao Havaí e levou consigo o surf. Ao descobrir o Havaí, em 1778, o capitão James Cook viu nativos da área pegando onda. Porém, acredita-se que Duke Kahanamoku que foi responsável pela popularização do surf em todo o mundo, apesar dos antigos reis do Havaí já descerem ondas séculos antes.

Em 1912, ao ganhar uma medalha de ouro em natação nas olimpíadas na Suécia, mais precisamente em Estocolmo, ele chocou o mundo dos esportes ao afirmar que sua fonte de treinamento era o Heenalu Surf.

Na volta aos EUA, Duke foi apelidado de Homem-Peixe e imediatamente converteu a Califórnia ao esporte. A Austrália, hoje a maior nação surfista do mundo, também foi iniciada pelas mãos de Duke, que ao visitar o país, em 1915 fez inúmeras demonstrações.

Duke morreu em 1968 aos 75 anos de um ataque cardíaco. Desde então ficou conhecido como o Pai do Surf Moderno.

No Brasil o surf surgiu em Santos na década de 30-40.

Ricardo Piazza conta a história do Surfwear

Em meados dos anos 60 e 70, quem surfava sentia uma necessidade enorme de roupas mais adequadas para praticar o esporte e também para se diferenciar das demais tribos. Assim surgiram as primeiras bermudas reforçadas com três agulhas e camisetas estampadas.

Logo apareceram as primeiras marcas de surf internacionais como Hang Tem, OP, Body Gloove, Oneiil, Billabong, Quicksilver, Rip Curl e outras. Hoje algumas delas são referências no mercado.

O que elas seguem e buscam?

Atender a necessidade dos praticantes e, como não pode deixar de atender o bolo maior, se ajustou ao comportamento dos admiradores, que são 85% dos que consomem neste mercado. Muitos nem sabem nadar ou sequer já viram o mar. Sendo assim existe uma transferência de foco de trabalho.


O palestrante Ricardo Piazza.

Cartela de Cores

Segundo Piazza, a base do inverno sempre são as cores mais fechadas: preto, cinza, vermelhos fechados, bege, fendi, verdes, azuis.

Camisetas básicas


Modelagem mais ampla com estampas de logos institucionais, desenhos gráficos, deslocados para o ombro e manga continuam muito fortes, desenhos nas laterais, listras, desenhos frontais dando a ideia de um full print (um falso especial) e logo mania.

Camisetas especiais


Modelagem slim fit e mediana com estampas de desenhos de artistas plásticos de diversos temas e motivos geométricos, listrados, pinturas e fotos aparecem muito fortes.

Os desenhos das camisetas especiais se misturam com os de boardshorts e vice-versa – você pode desmembrar desenhos e utilizá-los nas duas linhas ou até em todas só com partes do desenho inicial. Logos da marca nesta linha ficam bem sutis. O importante é valorizar o desenho dos artistas e desenhistas. Tingidos também entram nessa linha.

“Como no verão, acho que continua muito forte a tendência de utilização de desenhos de artistas plásticos. Você faz a logotipia e vai para um produto mais clássico, um produto pra você sair pra balada, mais noite, que não é um outdoor ambulante”, comenta Piazza.

“Imagens de fotos e fotos em preto e branco continuam muito fortes”.

Camisetas Especiais Tinturadas


Com regulagem regular e slim fit e estampas de logos, fotos, tie dye, gráficos de artistas plásticos.

“Mesmo custando um pouco mais caro, vi muita coisa legal [de camisetas tinturadas]. Com efeito de jateado, agregando estamparia em cima etc”, comenta Piazza.

Manga Longa


Modelagens slim e regular.

Piazza alerta: “É bom tomar cuidado porque é uma área que não tem muita saída. Normalmente as peças que mais vendem são as que tem o logo estampado”.

Pólo


Duas modelagens slim fit e mediana. As estampas seguem as mesmas tendências das camisetas especiais.

“O pólo vem crescendo em todas as áreas. Recentemente eu vi relatórios de vendas de algumas marcas e pólos venderam entre 1.500 e 2.500 peças. É uma peça que não pode faltar em nenhuma marca”.

Moletom Careca

Moletom Canguru Fechado


Modelagens regular e fit. Nas estampas aparecem logos institucionais, desenhos gráficos, deslocados para o ombro e manga, desenhos nas laterais, listras, desenhos frontais, logo mania e full print.

Moletom Canguru com Zíper


Modelagens regular e slim fit. As estampas seguem as mesmas referências das camisetas especiais.

Moletom Canguru Diferenciado


Modelagens regular fit e estampas de logo e full print. Detalhes em metais também aparecem nessa linha.

Um detalhe interessante são os moletons imitando blazers. Piazza atenta que essa tendência de roupas mais sofisticadas no surfwear é apenas um teste, não se deve mudar toda o estilo da coleção. É possível notar também a influência do militar.

Jaquetas e Casacos

Tricot


É possível notar algumas golas em V nos tricots.

Bermuda Água / Board Shorts


Modelagens básicas e slim fit, que é uma novidade. As estampas são variadas.

Piazza destacou o uso de uma mesma estampa de várias formas diferentes, como mostra a última foto. O palestrante lembrou também que “do Rio de Janeiro pra cima não tem inverno, não dá para esquecer desse mercado. A gente tem que trabalhar, praticamente, com duas coleções. De São Paulo pra baixo é uma coleção, de São Paulo pra cima é outra. São dois países diferentes”.

Bermuda Passeio / Walk


Modelagens confort, regular e slim fit.

Calças


Modelagem regular


Modelagem Slim


Modelagem Skynni


Bonés ainda estão em alta, mas agora aparecem mais com a aba aberta.


Gorros


Chapéus


Cintos e carteiras


Mochilas. Piazza lembra que as mochilas que mais vendem são as mais simples, sem muitos bolsos.

07 outubro 2010
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles