Christian Lacroix
Anos 90? Sim, também. Mas os anos 80 ainda permearam pelas passarelas nos desfiles das coleções de Inverno 2010.
A década de 90 foi sem dúvida a era da indústria têxtil high-tech (alta tecnologia). A praticidade das roupas, misturava-se com a moda do oriente (o “excesso de pano”) , a alta costura passava por uma grande reestruturação financeira, afinal o prêt-à-porter ganhava o mundo. As maisons de alta costura que sobreviveram á crise, dedicaram-se a outros mercados, como os dos acessórios e dos cosméticos.
Os designers foram buscar suas inspirações nesse panorama e em outras referências retrô. Fizeram suas coleções bem mais comerciais e resolveram apelar para a “peça coringa”, afinal o mundo está em crise, prova disso é a profusão de preto na maioria dos desfiles.
A moda de contrastes é a grande tendência: blazers largos e calças coladas ou vice-versa, clássico e urbano, entre outras misturas interessantes. Os ombros mais uma vez são destaques, as sobreposições são a grande sacada para a “nova” maneira de vestir: chic no excesso.
Os acessórios? Botas até as coxas, saltos inusitados, bonés, gorros, boinas, faixas e lenços, é claro. A tote bag foi a bolsa que mais apareceu nos desfiles em diversas versões – couro, camurça, lona e tecido. Falando em tecido, muito brocado, cetim, e os velhos e bons tecidos de alfaiataria masculina, além dos sintéticos. Vale a pena conferir!
Balenciaga
Chloé
Dolce & Gabbana
Outras marcas:
Dsquared2
Gucci
Empório Armani
Fendi
Marc Jacobs
Anna Sui
Os desfiles de inverno das coleções internacionais aconteceram no início de 2009, mas as tendências serão traduzidas para o nosso calendário somente em 2010. Por aqui acabamos de assistir aos desfiles de moda do próximo verão. Que loucura, não? O Fashion Bubbles e outros sites de moda também divulgam as tendências de acordo com o calendário de moda internacional.
Imagens: Style.com
Por Leonize Maurílio