Tendências para o Inverno 2010

por Leonize Maurilio
/ 29 junho 2009 / 2comentarios

Christian Lacroix
Christian Lacroix

Anos 90? Sim, também. Mas os anos 80 ainda permearam pelas passarelas nos desfiles das coleções de Inverno 2010.

A década de 90 foi sem dúvida a era da indústria têxtil high-tech (alta tecnologia).  A praticidade das roupas, misturava-se com a moda do oriente (o “excesso de pano”) , a alta costura passava por uma grande reestruturação financeira, afinal o prêt-à-porter ganhava o mundo. As maisons de alta costura que sobreviveram á crise, dedicaram-se a outros mercados, como os dos acessórios e  dos cosméticos.

Os designers foram buscar suas inspirações nesse panorama e em outras referências retrô. Fizeram suas coleções bem mais comerciais e resolveram apelar para a “peça coringa”, afinal o mundo está em crise, prova disso é a profusão de preto na maioria dos desfiles.

A moda de contrastes é a grande tendência: blazers largos e calças coladas ou vice-versa, clássico e urbano, entre outras misturas interessantes. Os ombros mais uma vez são destaques, as sobreposições são a grande sacada para a “nova” maneira de vestir: chic no excesso.

Os acessórios? Botas até as coxas, saltos inusitados, bonés, gorros, boinas, faixas e lenços, é claro. A tote bag foi a  bolsa que mais apareceu nos desfiles em diversas versões – couro, camurça, lona e tecido. Falando em tecido, muito brocado, cetim, e os velhos e bons tecidos de alfaiataria masculina, além dos sintéticos.  Vale a pena conferir!

Balenciaga

Balenciaga

Balenciaga 2

Balenciaga 3

Chloé

Chloé 3

Chloé 2

Chloé

Dolce & Gabbana

Dolce & Gabbana

Dolce & Gabbana 3

Dolce & Gabbana 2

Outras marcas:

Dsquared2
Dsquared2

Gucci
Gucci

Empório Armani
Empório Armani

Fendi
Fendi

Marc Jacobs
Marc Jacobs

Anna Sui
Anna Sui

Os desfiles de inverno das coleções internacionais aconteceram no início de 2009, mas as tendências serão traduzidas para o nosso calendário somente em  2010. Por aqui acabamos de assistir aos desfiles de moda do próximo verão. Que loucura, não? O Fashion Bubbles e outros sites de moda também divulgam as tendências de acordo com o calendário de moda internacional.

Imagens:  Style.com

Por Leonize Maurílio

29 junho 2009
Leonize Maurilio

Leonize Maurilio

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: [email protected]