Em um cenário mundial pós-pandêmico, surge uma tendência que se opõe à ostentação e à extravagância. É o quiet luxury, isto é, luxo silencioso em tradução literal, que cede espaço para a sutileza e para o minimalismo elegante. Não se trata apenas de usar marcas renomadas, mas sim de abraçar a simplicidade, sem sacrificar a qualidade.
Em seguida, você fica sabendo mais sobre a origem desse movimento. Além disso, confere dicas de como usar e mais de 30 looks para servir como inspiração. Continue lendo!
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
O que é quiet luxury?
O quiet luxury é a nova tendência entre os produtos luxuosos. Em tradução livre, o termo significa luxo silencioso, e vai no sentido oposto da ostentação de logos.
- Além disso, leia Sapatos artesanais da Priscilla Whitaker Shoes viram febre na tendência quiet luxury
Marcas de moda como Versace, Dolce & Gabbana, Gucci e Louis Vuitton sempre carregaram em suas peças símbolos que chamam atenção. Imagens como a medusa, prints florais e logos representam o luxo em diversas roupas e acessórios.
No entanto, uma pesquisa do TagWalk indicou que, em comparação com 2022, houve uma queda de 54% no uso de logos na temporada de Outono Inverno de 2023.
Desse modo, a tendência do quiet luxury preza pelo tecido e pela produção de qualidade, em vez de apenas ostentar as marcas usadas. Apesar de serem looks mais minimalistas, as peças são feitas com materiais têxteis nobres, como seda, organza, couro, linho e caxemira, preferencialmente em tons sóbrios.
Shiv Roy, personagem vivida por Sarah Snook na série Succession, é um exemplo desse estilo. As roupas usadas são elegantes, mas não ostentam logos. Entre as marcas usadas na série estão Armani, Max Mara, Prada, Celine, Goop e The Row.
- Em seguida confira Colete de alfaiataria é tendência em 2023! Veja 18 looks e aprenda dicas de como usar
Cenário econômico e sustentabilidade por trás do quiet luxury
O investimento em roupas de grifes de luxo acompanha o cenário econômico mundial, principalmente nesse período pós-pandemia de Covid-19.
A diretora de inteligência de moda da empresa de previsão de tendências WGSN, Lorna Hall, contou ao site Business Insider que o quiet luxury já apareceu em outras épocas, como em 2008, durante a Grande Recessão.
“Por mais insensível que a moda às vezes possa ser, ela ainda está profundamente sintonizada com a dinâmica social”, apontou Lorna. “Quando grandes parcelas da população estão lutando para manter ou aquecer suas casas, ostentar padrões extremos de riqueza parece desconectado”.
Assim, essa tendência engloba questões sociais, como o consumo consciente e a sustentabilidade, que são pautas cada vez mais discutidas na última década.
Logo o consumo de peças aparentemente mais básicas são consideradas mais duráveis e apoiam a moda circular. Apesar de continuar usando roupas caras, o quiet luxury visa a longevidade.
- Sem dúvida, você vai gostar de Como usar sapatilha? 10 looks + dicas de como ficar elegante com o calçado que é tendência de 2023
Como usar a tendência quiet luxury?
Assim como dito anteriormente, as peças do quiet luxury se destacam pela simplicidade elegante. Portanto, para usar a tendência, é interessante investir em roupas mais básicas.
O foco está, sobretudo, na matéria-prima de qualidade para maior durabilidade.
As peças de alfaiataria são a chave para montar os looks.
Contudo, é possível variar no estilo com ternos e saltos diferentes.
Tanto o preto, quanto o bege são cores essenciais para a tendência.
As camisas mais largas ficam elegantes com calça de alfaiataria e cinto.
- Além disso, veja Como usar polaina com estilo? 26 looks de outono inverno que são tendência para se inspirar
Em dias mais frios, o casaco longo, como terceira peça, combina muito bem com alfaiataria.
O tênis deixa o look quiet luxury ainda mais estiloso.
Outra dica para deixar a combinação descolada é usar blusas de moletom por baixo de casacos.
Já para o clima mais ameno, regatas combinadas com calça são ideais.
Assim como a proposta monocromática, que não tem erro.
Ademais, as saias são peças-chave para o estilo.
Além de diferente, a peça combina com diversas ocasiões. Para não errar, aposte em composições de peças básicas, de tons sóbrios.
Jeans no quiet luxury
O jeans é um tecido muito popular e versátil, tanto em conjuntos, como nas clássicas calças. Assim, para o quiet luxury, ele pode ser usado de diversas formas. Primeiramente em um conjunto todo estruturado e cheio de elegância.
Contudo, não podemos deixar de lado a clássica calça jeans, que pode compor diversos looks.
O quiet luxury também se adapta a propostas mais despojadas. Inclusive, a empresária Bianca Andrade é uma das personalidades da mídia que mais se expressa nessa tendência,
Por último, é possível combinar o blazer com calça jeans. Ao mesmo tempo que é elegante, pela terceira peça, continua despojado, por causa da calça.
- Em seguida confira Qual sapato ideal para usar com calça jeans? 7 combinações com fotos e dicas
Quiet luxury no verão
Além dos casacos longos, calças e camisetas, a tendência do quiet luxury também se adapta para a estação mais quente do ano.
Entre as peças de verão estão vestidos e conjuntos básicos, assim como sandálias.
Bem como dito anteriormente, a influencer Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, é um exemplo na hora de inspirar no look do luxo silencioso. O conjunto de shorts e blazer acompanha a pegada simples da regata preta, mas elegante com a alfaiataria.
Por último, as saias que estão em alta são outra opção para o verão. Juntamente com um top simples fica ideal.
- Sem dúvida vai gostar de Saia longa jeans: como usar a tendência polêmica da vez
Conclusão
Em suma, o quiet luxury é uma tendência entre consumidores de marcas de luxo que consiste em menos ostentação das grifes, principalmente de logos, que ficou muito popular recentemente.
Contudo, por trás do novo estilo há questões socais, que envolvem o cenário econômico mundial e preservação do meio ambiente.
O luxo silencioso já aconteceu em outras épocas de instabilidades financeira, como na crise de 2008. Além desse fator, há a influência da mídia, como na série Succession.
Por fim, não deixe de conferir o canal de Moda do Fashion Bubbles para não perder as últimas tendências e novidades!