Temas para o Inverno 2008

por Leonize Maurilio
/ 03 janeiro 2008 / 2comentarios

fall2007.jpg 

20´s Revival

Nos anos 20 nasceu uma nova mulher – livre dos espartilhos, aderindo as dietas, exibindo as pernas, fumando em público e no ápice da rebeldia, usando calça comprida.

Esse tema é uma viagem no tempo e traz referências marcantes do costureiro (o termo estilista ainda não existia nessa época) Paul Poiret.

paul-poiret.jpg

As peças têm muita fluidez, corte reto, tecidos leves, com acabamentos impecáveis. As estampas geométricas evidenciam movimentos importantes da década, como o Art Dèco e o Art Nouveau.

0ddc2accdb0ba96c9471074c8e47203b_medium.jpg

Os blocos de cores ainda aparecem, porém com recortes mais ousados e com menos cores.

art_deco_1188126467.jpg

 Woman of Class

dior-gisele1-721363.jpg

A feminilidade é a grande pedida para a moda urbana. Aqui impera uma mulher moderna e com muita elegância que está em sintonia com o seu tempo.

A silhueta tem conotação com a alta costura dos anos 40, trazendo características das divas de Hollywood. A cintura continua marcada, porém com cintos bem longos, com três ou até quatro fivelas. O masculino/feminino* e o militarismo são obrigatórios.

imageszz.jpg   200_r2_c3.jpg 

divas.jpg

20070906101506-barbara-paz.jpg

* ” Nos desfiles, em geral, apareceu muito do famoso e antigo “masculin/feminin”, que em Londres foi chamado de “Gender Benders”. Pois, a tendência chapéu continua forte pelo segundo ano, o que dá um certo ar de malandragem de menino e ao mesmo tempo um tanto sexy, nada vulgar e super feminino. Assim, o estilo não remete mais ao hipismo nem ao grunge, e sim algo de mafioso. O gênero masculino vai desde os terninhos tipo smoking, como o de Allegra Hicks, passando pelas roupas de couro e cabelos curto da Noir, ou mesmo algo mais escocês, como o estilo da Paul Smith Women.”  (Ana Carolina Acom)

Toda atenção para os ombros e mangas que trazem um “Q” de referências medievais, tais como armaduras de guerreiros ou a famosa manga Julieta. Dominatrix 80´s também será uma forte referência.

inverno-2008-medieval.jpg

manga-julieta.jpg

O preto reina, mas cede espaço para os tons roxos, lilases e cinzas. Muito, muito brilho!

41142.jpg

32c0d403c1323f4di3.jpg

Étno Chic

christian-lacroix.bmp

Contemporaneidade, ousadia e cores vibrantes num mix de etnias e urbanismo. Cortes, recortes, paetês, estampas cubistas étnicas (ikats, batiks, astecas, incas, etc).

Contraste de cores e muitas referências às décadas de 60, 70 e 80 e arte de rua como o grafitti e tatuagens. Estilos como o Pop Art e Boho também estarão presentes neste tema.

Este será o tema mais descontraído da coleção, transmitindo uma ousadia discreta e muita feminilidade.  Metalizados, brocados, foil, sempre com a presença do dourado e prata.

Confortable Fit

inverno-2008.jpg

Formas arredondadas, casacos volumosos, golas amplas, tricôs, maxiblusas – tudo em cores neutras para transmitir conforto e movimento ao corpo feminino. Looks descolados ganham as ruas e contrastam com as outras tendências de inverno, tão contrárias a essa.

inverno-2008-casacos.jpg

“E na tendência dos maximalismos: grandes bolsas, grandes brincos, grandes tudo, vêm as roupas “fofinhas” de “stuff”, casacos de matérias interessantes (tipo nylon forrados), que formam peças dos mais variados modelos. As golas também estão imensas e nesses desfiles foram o diferencial nas roupas.” Leia esta matéria completa no modamanifesto.

burberryprorsum.jpg

Xadrez

O xadrez é um clássico mas estará mais forte neste inverno.

07.jpg

Leia também Inverno 2008 – Cartela de Cores e Inverno Masculino 2008 – Parte 1.

Leia mais sobre o inverno 2008 no site Chic – Gloria Kalil, no blog Novidadeiras e ótimas dicas de pesquisa no Santa Mistura. Veja ilustrações do inverno europeu no site modamanifesto.

No site Persona você encontra ótima matéria também sobre temas para o Inverno 2008, baseado no Senac Moda Informação.

Por Leonize Maurílio e Denise Pitta

(Leonize atua como  Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É  formada em Moda  pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contábeis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: leonize_maurilio@hotmail.com )

03 janeiro 2008
Leonize Maurilio

Leonize Maurilio

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br