Temas para o Inverno 2008
20´s Revival Nos anos 20 nasceu uma nova mulher – livre dos espartilhos, aderindo as dietas, exibindo as pernas, fumando em público e no…
20´s Revival
Nos anos 20 nasceu uma nova mulher – livre dos espartilhos, aderindo as dietas, exibindo as pernas, fumando em público e no ápice da rebeldia, usando calça comprida.
Esse tema é uma viagem no tempo e traz referências marcantes do costureiro (o termo estilista ainda não existia nessa época) Paul Poiret.
As peças têm muita fluidez, corte reto, tecidos leves, com acabamentos impecáveis. As estampas geométricas evidenciam movimentos importantes da década, como o Art Dèco e o Art Nouveau.
Os blocos de cores ainda aparecem, porém com recortes mais ousados e com menos cores.
Woman of Class
A feminilidade é a grande pedida para a moda urbana. Aqui impera uma mulher moderna e com muita elegância que está em sintonia com o seu tempo.
A silhueta tem conotação com a alta costura dos anos 40, trazendo características das divas de Hollywood. A cintura continua marcada, porém com cintos bem longos, com três ou até quatro fivelas. O masculino/feminino* e o militarismo são obrigatórios.
* ” Nos desfiles, em geral, apareceu muito do famoso e antigo “masculin/feminin”, que em Londres foi chamado de “Gender Benders”. Pois, a tendência chapéu continua forte pelo segundo ano, o que dá um certo ar de malandragem de menino e ao mesmo tempo um tanto sexy, nada vulgar e super feminino. Assim, o estilo não remete mais ao hipismo nem ao grunge, e sim algo de mafioso. O gênero masculino vai desde os terninhos tipo smoking, como o de Allegra Hicks, passando pelas roupas de couro e cabelos curto da Noir, ou mesmo algo mais escocês, como o estilo da Paul Smith Women.” (Ana Carolina Acom)
Toda atenção para os ombros e mangas que trazem um “Q” de referências medievais, tais como armaduras de guerreiros ou a famosa manga Julieta. Dominatrix 80´s também será uma forte referência.
O preto reina, mas cede espaço para os tons roxos, lilases e cinzas. Muito, muito brilho!
Étno Chic
Contemporaneidade, ousadia e cores vibrantes num mix de etnias e urbanismo. Cortes, recortes, paetês, estampas cubistas étnicas (ikats, batiks, astecas, incas, etc).
Contraste de cores e muitas referências às décadas de 60, 70 e 80 e arte de rua como o grafitti e tatuagens. Estilos como o Pop Art e Boho também estarão presentes neste tema.
Este será o tema mais descontraído da coleção, transmitindo uma ousadia discreta e muita feminilidade. Metalizados, brocados, foil, sempre com a presença do dourado e prata.
Confortable Fit
Formas arredondadas, casacos volumosos, golas amplas, tricôs, maxiblusas – tudo em cores neutras para transmitir conforto e movimento ao corpo feminino. Looks descolados ganham as ruas e contrastam com as outras tendências de inverno, tão contrárias a essa.
“E na tendência dos maximalismos: grandes bolsas, grandes brincos, grandes tudo, vêm as roupas “fofinhas” de “stuff”, casacos de matérias interessantes (tipo nylon forrados), que formam peças dos mais variados modelos. As golas também estão imensas e nesses desfiles foram o diferencial nas roupas.” Leia esta matéria completa no modamanifesto.
Xadrez
O xadrez é um clássico mas estará mais forte neste inverno.
Leia também Inverno 2008 – Cartela de Cores e Inverno Masculino 2008 – Parte 1.
Leia mais sobre o inverno 2008 no site Chic – Gloria Kalil, no blog Novidadeiras e ótimas dicas de pesquisa no Santa Mistura. Veja ilustrações do inverno europeu no site modamanifesto.
No site Persona você encontra ótima matéria também sobre temas para o Inverno 2008, baseado no Senac Moda Informação.
Por Leonize Maurílio e Denise Pitta
(Leonize atua como Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É formada em Moda pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contábeis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: [email protected] )
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!