Em visita a última Casa Cor pude notar diversas tendências que acabaram vindo como influência da feira de Milão e das Fashion Weeks. As idéias e tendências se mesclam nestas áreas, porém os lançamentos em moda vão sendo absorvidos aos poucos pela decoração e demoram mais para se renovarem, afinal ninguém troca de sofá ou cortina de 6 em 6 meses…
A tendência de padrões fortes, como listras mais coloridas e pesadas veio pra ficar. Padrões inovadores, florais e xadrezes caíram novamente no gosto dos designers e estilistas.
Em relação às cores, a volta do azul impressionou na Casa Cor, vários ambientes estavam utilizando um azul quase bebê. Os beges, marfins e fendis também continuarão em evidência.
O preto e o branco, os tons de violeta (para alguns berinjela) também são promessas para a próxima temporada…
Quanto aos tecidos, marcou presença o puro linho, sedas e algodão ecologicamente correto. Muitos tecidos naturais, em geral com fibras 100 % de bambu estão inovando no mercado, além do couro ecológico ou couríssimo, que são sempre atuais e permanecem na decoração de interiores pela praticidade na limpeza.
Os tecidos metálicos e étnicos prometem inovar. Os metálicos vêm em detalhes como almofadas e xales de cortinas; já os étnicos serão usados em poltronas ou complementos, também caem bem em diversos ambientes da casa.
Uma residência sem tecidos dificilmente ficará aconchegante, portanto use e abuse deles…
A volta do azul impressionou na Casa Cor, vários ambientes estavam utilizando um azul quase bebê
Listras mais coloridas
Xadrez
Étnicos
Padrões inovadores, florais e xadrezes caíram novamente no gosto dos designers e estilistas
Tons terrosos e muito verde
Marrons e listrados
Estampas de bichos
Imagens do IG Casa
Confira estas e outras imagens ampliadas no site do IG:
– Conheça as tendências expostas na Casa Cor 2009
– Quartos de casal, solteiro e crianças
– Salas de estar e home theater
Por Gisele Petroli
(Gisele é designer de interiores há 20 anos. Site WWW.reformadeinteriores.com.br . E-mail: giselepetroli@ig.com.br. Fones: (11) 2268 1816 / cel. 9128 2933)