Sportcore – Atitude irreverente e pegada esportiva renovam o look e são aposta da WGSN

por Francieli Hess
/ 23 maio 2017

destaque sportcore

Vestir-se da maneira mais normal possível, com combinações que beiram o absurdo e fogem de qualquer tendência da estação: essa é a premissa do Sportcore, uma evolução do já conhecido Normcore, que chega no mundo da moda com uma pegada bastante esportiva. O nome foi escolhido pelo time londrino da WGSN, mas a inspiração vem direto da Coreia do Sul e o estilo já conquistou muitos adeptos entre as estrelas de Hollywood.

sportcore famosos

Famosos na onda do Sportcore – Rihanna, Justin Bieber, Sophia Richie e Kendall Jener

 Os looks tem pegada vintage com muitos elementos dos anos 90, com direito a logomania e jeans que parecem saídos diretamente da máquina do tempo. As marcas tradicionais da época como Tommy Hilfiger, Guess, Kappa e Fila, estão fazendo sucesso com as reedições das peças que marcaram a década de 90, apostando ainda em shapes de gênero neutro têm bastante apelo visual entre o público mais jovem, disposto a abraçar rapidamente essas mudanças no mercado. Peças irreverentes, toque esportivo e uma atitude despreocupada são indispensáveis na hora de montar os looks e quanto mais desconexos eles parecerem, melhor. Shows de TV como Seinfeld estão entre as inspirações de styling, que traz uma fusão entre a estética despojada e a funcionalidade, pondo à prova os limites entre o descolado e o exagero que beira ao mal gosto.

sportcore 15

Grandes marcas e lojas de departamento já apostam no estilo, que faz sucesso entre os mais jovens.

seinfeld sportcore

O styling do seriado Seinfeld é uma das inspirações do Normcore, com pegada vintage e looks longe do “bonitinho” convencional.

sportcore 10

Nas semanas de moda internacionais, o Sportcore faz sucesso.

sportcore 11

Quanto mais improvável o look, melhor, já que a ideia aqui é desafiar as convenções de gênero e remar contra a maré das tendências.

Nas principais semanas de moda internacionais, o Sportcore vem marcando presença tanto nas passarelas quanto no street style. Marcas como Yeezy, Alexander Wang e Vetements vem há algumas temporadas introduzindo essa corrente estética em suas coleções, reformulando silhuetas e propondo uma volta às lavagens e shapes clássicos do denim. Com a evolução da tendência, grandes lojas de departamento como Urban Outfitters e Forever 21 já apostam nos elementos Sportcore, relançando peças nostálgicas e propondo o retorno dos logotipos esportivos, de maneira bem Old School. 

sportcore 13 hyen sep

As criações da estilista sul-coreana Hyein Seo são expoentes do estilo Sportcore

sportcore 14 hyen sep

A pegada esportiva e as combinações irreverentes de Hyein caíram nas graças da cantora Rihanna, que é fã das peças 

wsve4o

O sportcore de Hyein Seo: Rihanna x Passarela.

 

Salvar

23 maio 2017
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess