Que o jeans é uma das peças mais versáteis e democráticas do guarda-roupa você já sabe, né? Afinal, ele pode ser usado em diversas ocasiões, estilos e combinações. Mas você sabia que o jeans também pode ser sustentável, responsável e brasileiro? Essa foi a proposta do desfile de tributo ao jeans da Sou de Algodão no SPFW N56!
A apresentação reuniu 40 looks criados por 9 estilistas que usaram o algodão responsável brasileiro como matéria-prima. O resultado foi uma explosão de azuis, texturas, formas e criatividade. Aqui, o Fashion Bubbles te mostra os detalhes desse desfile, que foi um verdadeiro show de moda consciente e responsável. Veja!
Como foi o desfile da Sou de Algodão no SPFW N56?
O movimento Sou de Algodão retornou às passarelas do São Paulo Fashion Week no dia 9 de novembro, com um desfile que marcou a tarde no Komplexo Tempo, em São Paulo. A apresentação foi um tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023.
A produção e direção criativa estiveram por conta de Paulo Borges, criador e diretor do SPFW. Enquanto o styling foi de Paulo Martinez, um dos grandes ícones da moda brasileira. E a beauty, assinada por Ricardo dos Anjos.
Ao todo, foram 40 looks exclusivos produzidos pelos nomes parceiros do Sou de Algodão que fazem parte do line-up do SPFW. Para a execução das peças, a ação teve o apoio de 19 empresas, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.
#actampads1#- Ao mesmo tempo, leia C&A estreia campanha tophits com top models dos anos 90 e 2000 para celebrar os hits do ano
Duas razões foram fundamentais para a escolha do tema deste desfile:
- 1º: o algodão brasileiro é matéria-prima imprescindível para a fabricação do jeans, já que a fibra é a principal composição do denim, o tecido do qual é feito;
- 2º: o jeans tem destaque na moda brasileira, tendo se estabelecido como fundamental no guarda-roupa nacional.
Assista ao vídeo completo do desfile Sou de Algodão no SPFW N56
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Quais estilistas participaram do desfile?
Os estilistas escolhidos para apresentarem os looks foram: Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro. Veja no carrossel abaixo os looks de cada um deles e também os da fiação Têxtil Piratininga:
- Em seguida, leia Cores Verão 2024: as 15 principais tendências para a próxima estação e 40 looks para se inspirar
Qual a história do jeans?
A história do jeans no Brasil começa no início do século XXI, quando o denim passa a ser importado como um tecido resistente e funcional para roupas de trabalho. No entanto, foi a partir da década de 1950 que ganhou popularidade entre diferentes públicos.
Inicialmente associado a uma estética mais rebelde e jovem, o jeans logo transcendeu as barreiras socioeconômicas, tornando-se um símbolo de versatilidade e estilo atemporal. Assim, da classe trabalhadora à elite, refletiu a adaptação e a fusão de culturas e de diversos estilos de vida.
#actampads1#Muitos desfiles do Brasil e do mundo já destacaram a importância da peça. No entanto, o movimento Sou de Algodão foi além, apresentando criações produzidas de forma responsável, destacando a importância do algodão brasileiro na produção desse tecido icônico.
Relacionadas
Camila Queiroz brilha de tons terrosos nas passarelas da Charth
Cinto statement: 5 modelos da peça queridinha que transforma looks comuns em estilosos
Que sapato usar com vestido? 10 combinações para um look de final de ano estiloso
Focadas em responsabilidade e na valorização da mão de obra nacional, as peças integram técnicas artesanais contemporâneas e inovação têxtil, apresentando um universo de possibilidades, história e identidade.
- Ao mesmo tempo, leia Rihanna e PUMA lançam a segunda coleção FENTY x PUMA com cores inéditas
Qual a importância do algodão responsável brasileiro?
O algodão responsável brasileiro é um produto que se destaca no mercado mundial por sua qualidade, sua rastreabilidade, sua sustentabilidade e sua inovação.
Ele é certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que garante o cumprimento de critérios sociais, ambientais e econômicos na produção do algodão.
Além disso, o algodão responsável brasileiro também é reconhecido pela Better Cotton Initiative (BCI), uma organização global que promove a melhoria contínua do algodão.
A importância do algodão responsável brasileiro é que ele contribui para o desenvolvimento do setor algodoeiro nacional, que gera emprego, renda e divisas para o país.
Ainda mais, beneficia os consumidores, que podem adquirir produtos de qualidade, com origem garantida e com menor impacto ambiental. Sem contar que ele incentiva a moda consciente e responsável, que valoriza o uso de fibras naturais, renováveis e biodegradáveis, como o algodão.
- Logo depois, leia Dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces”: revista da UNIFESP publica ensaios que refletem sobre a moda
O que é o movimento Sou de Algodão?
Sou de Algodão é um movimento único que desperta um senso de consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.
Além de valorizar a cultura e a produção de algodão do nosso País, a iniciativa une os profissionais de toda a cadeia, dialoga com o consumidor final e abraça empresas que valorizam uma matéria-prima nacional ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente sustentável.
Sou de Algodão no São Paulo Fashion Week N56: conclusão
Enfim, o que você achou dos 40 looks apresentados pelo movimento Sou de Algodão em seu desfile no São Paulo Fashion Week N56? Agora, aproveite e veja tudo o que rolou no SPFW N56: destaques do 1° dia do São Paulo Fashion Week. Ou então, veja mais sobre Moda em nossa categoria!