SPFW N56 Sou de Algodão: 40 looks do desfile em tributo ao jeans no São Paulo Fashion Week
Saiba os estilistas dos looks, assista vídeo do desfile e veja tudo sobre o movimento Sou de Algodão no São Paulo Fashion Week N56!
Que o jeans é uma das peças mais versáteis e democráticas do guarda-roupa você já sabe, né? Afinal, ele pode ser usado em diversas ocasiões, estilos e combinações. Mas você sabia que o jeans também pode ser sustentável, responsável e brasileiro? Essa foi a proposta do desfile de tributo ao jeans da Sou de Algodão no SPFW N56!
A apresentação reuniu 40 looks criados por 9 estilistas que usaram o algodão responsável brasileiro como matéria-prima. O resultado foi uma explosão de azuis, texturas, formas e criatividade. Aqui, o Fashion Bubbles te mostra os detalhes desse desfile, que foi um verdadeiro show de moda consciente e responsável. Veja!
Como foi o desfile da Sou de Algodão no SPFW N56?
O movimento Sou de Algodão retornou às passarelas do São Paulo Fashion Week no dia 9 de novembro, com um desfile que marcou a tarde no Komplexo Tempo, em São Paulo. A apresentação foi um tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023.
A produção e direção criativa estiveram por conta de Paulo Borges, criador e diretor do SPFW. Enquanto o styling foi de Paulo Martinez, um dos grandes ícones da moda brasileira. E a beauty, assinada por Ricardo dos Anjos.
Ao todo, foram 40 looks exclusivos produzidos pelos nomes parceiros do Sou de Algodão que fazem parte do line-up do SPFW. Para a execução das peças, a ação teve o apoio de 19 empresas, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.
- Ao mesmo tempo, leia C&A estreia campanha tophits com top models dos anos 90 e 2000 para celebrar os hits do ano
Duas razões foram fundamentais para a escolha do tema deste desfile:
- 1º: o algodão brasileiro é matéria-prima imprescindível para a fabricação do jeans, já que a fibra é a principal composição do denim, o tecido do qual é feito;
- 2º: o jeans tem destaque na moda brasileira, tendo se estabelecido como fundamental no guarda-roupa nacional.
Assista ao vídeo completo do desfile Sou de Algodão no SPFW N56
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Quais estilistas participaram do desfile?
Os estilistas escolhidos para apresentarem os looks foram: Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro. Veja no carrossel abaixo os looks de cada um deles e também os da fiação Têxtil Piratininga:
- Em seguida, leia Cores Verão 2024: as 15 principais tendências para a próxima estação e 40 looks para se inspirar
Qual a história do jeans?
A história do jeans no Brasil começa no início do século XXI, quando o denim passa a ser importado como um tecido resistente e funcional para roupas de trabalho. No entanto, foi a partir da década de 1950 que ganhou popularidade entre diferentes públicos.
Inicialmente associado a uma estética mais rebelde e jovem, o jeans logo transcendeu as barreiras socioeconômicas, tornando-se um símbolo de versatilidade e estilo atemporal. Assim, da classe trabalhadora à elite, refletiu a adaptação e a fusão de culturas e de diversos estilos de vida.
Muitos desfiles do Brasil e do mundo já destacaram a importância da peça. No entanto, o movimento Sou de Algodão foi além, apresentando criações produzidas de forma responsável, destacando a importância do algodão brasileiro na produção desse tecido icônico.
Relacionadas
80 inspirações de looks para arrasar nas festas de fim de ano de 2024
Lenço na cintura: como usar tendência de styling popular entre as fashionistas
As 12 principais tendências de acessórios para 2025 e dicas de como usar cada uma
Focadas em responsabilidade e na valorização da mão de obra nacional, as peças integram técnicas artesanais contemporâneas e inovação têxtil, apresentando um universo de possibilidades, história e identidade.
- Ao mesmo tempo, leia Rihanna e PUMA lançam a segunda coleção FENTY x PUMA com cores inéditas
Qual a importância do algodão responsável brasileiro?
O algodão responsável brasileiro é um produto que se destaca no mercado mundial por sua qualidade, sua rastreabilidade, sua sustentabilidade e sua inovação.
Ele é certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que garante o cumprimento de critérios sociais, ambientais e econômicos na produção do algodão.
Além disso, o algodão responsável brasileiro também é reconhecido pela Better Cotton Initiative (BCI), uma organização global que promove a melhoria contínua do algodão.
A importância do algodão responsável brasileiro é que ele contribui para o desenvolvimento do setor algodoeiro nacional, que gera emprego, renda e divisas para o país.
Ainda mais, beneficia os consumidores, que podem adquirir produtos de qualidade, com origem garantida e com menor impacto ambiental. Sem contar que ele incentiva a moda consciente e responsável, que valoriza o uso de fibras naturais, renováveis e biodegradáveis, como o algodão.
- Logo depois, leia Dossiê “Moda e Pensamento: Interfaces”: revista da UNIFESP publica ensaios que refletem sobre a moda
O que é o movimento Sou de Algodão?
Sou de Algodão é um movimento único que desperta um senso de consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.
Além de valorizar a cultura e a produção de algodão do nosso País, a iniciativa une os profissionais de toda a cadeia, dialoga com o consumidor final e abraça empresas que valorizam uma matéria-prima nacional ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente sustentável.
Sou de Algodão no São Paulo Fashion Week N56: conclusão
Enfim, o que você achou dos 40 looks apresentados pelo movimento Sou de Algodão em seu desfile no São Paulo Fashion Week N56? Agora, aproveite e veja tudo o que rolou no SPFW N56: destaques do 1° dia do São Paulo Fashion Week. Ou então, veja mais sobre Moda em nossa categoria!
Enquete: quem você quer que fique na Fazenda 16?
Agora é tudo ou nada, pois A Fazenda 16 está oficialmente chegando ao fim. Quatro peões foram parar na berlinda desta semana, sendo que dois deles vão ser eliminados pelos votos do público. No caso, os menos queridos pelos telespectadores. Compartilhe na enquete do Fashion Bubble sua opinião sobre quem deve ficar nesta 12ª Roça: