SPFW N56: destaques do 1° dia do São Paulo Fashion Week
Patrícia Vieira, João Pimenta e Helô Rocha foram algumas das primeiras marcas a desfilarem suas coleções nesta edição do SPFW
A edição N56 do São Paulo Fashion Week (SPFW) começou nesta quarta-feira (8). Desfiles de oito marcas brasileiras foram realizados em diferentes locações da capital paulista, sendo a maioria no Komplexo Tempo e no Iguatemi São Paulo.
Primeiramente, as apresentaram suas coleções para o Verão 2024 ao mundo. O tema da atual edição é “Origens”, remetendo às raízes da moda brasileira. Assim, o Fashion Bubbles analisou quais foram os destaques do primeiro dia de desfiles.
O que aconteceu no primeiro dia de SPFW?
O primeiro dia do SPFW começou com o desfile da reconhecida Patrícia Vieira. Posteriormente, vieram as apresentações de João Pimenta e Depedro. Então, Helô Rocha consagrou seu retorno ao evento após seis anos de ausência.
Korshi 01 e Martins também exibiram suas novas criações para a temporada. Além disso, o SPFW contou com as estreias das marcas SAU e Artemisi em seu line-up. Diversidade, ancestralidade em oposição ao futurismo são palavras que descrevem a estreia da edição N56.
Patrícia Vieira
O clima no desfile de Patrícia Vieira era de discoteca, com direito a globo espelhado e hits dos anos 1980 na passarela. Nesse sentido, a estilista aliou nostalgia à contemporaneidade, com bons toques de artesanalidade nos looks.
Como de costume, as peças da coleção de Patrícia Viera têm o couro como matéria principal. O que muda é que foram acrescentados aspectos de glamour através dos tons metalizados, texturas e bordados nas peças – adequados tanto aos looks de trabalho quanto aos de passeio.
O casting de modelos exaltava a diversidade e contou com Mônica Martelli abrindo e fechando o primeiro desfile do SPFW N56.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
João Pimenta
O tema da nova coleção de João Pimenta foi o sincretismo religioso. Ou seja, a fusão de elementos de diversas religiões. Para isso, o estilista aposta em formas, texturas e costuras que fizessem alusão à mistura.
As peças, focadas no público masculino, se destacam pelos fios dourados, laços, rendas e bolsas acopladas aos cintos. Além disso, João Pimenta apresenta um novo modelo de silhueta volumosa, a que intitulou de pirâmide invertida em entrevista à Vogue.
Depedro
O desfile da Depedro no SPFW retratou o presente e o futuro através de tecidos e técnicas de pinturas naturais. Dessa maneira, a proposta era de homenagear as manualidades ancestrais e propor uma nova moda, focada no respeito ao meio ambiente.
Vale destacar que a marca nordestina é especialista em crochê e trabalhos manuais, que dominaram os 76 looks apresentados na passarela e representaram o “passado”. Ao mesmo tempo, o “futuro” veio à tona com o uso de algodão orgânico e biopintura para tingir as peças.
Em complemento, a DePedro se uniu à marca Tukano e trouxe o ator Sérgio Marone à apresentação. O cantor Romero Ferro também marcou presença, abrindo e fechando o desfile com suas músicas.
Helô Rocha
O retorno de Helô Rocha foi um dos momentos mais esperados do primeiro dia de SPFW. Com o tema “O sertão vai virar mar”, o desfile também marcou o início da parceria com Camila Pedroza na direção criativa da marca.
Os destaques da coleção são os vestidos de noiva, saias rodadas e corsets, produzidos em um minucioso trabalho artesanal. Além disso, plissados, bordados manuais, rendas, tule e organza estiveram entre as tendências apresentadas.
Korshi 01
Chamado “Praia de Concreto”, o desfile da Korshi no SPFW manteve o estilo de roupas mutantes e multifuncionais que a marca segue desde o início. A coleção propõe uma visão bem-humorada sobre a obsessão dos paulistanos pela praia.
O que mais chamou a atenção é que o estilista Pedro Korshi instalou uma pequena estação de trabalho em que manuseava os looks ao vivo na passarela. Jardineiras foram transformadas em vestidos, calças curtas em perneiras e trench-coats em coletes – tudo isso com apenas 4 modelos indo e voltando com seus 22 diferentes visuais!
SAU
Dividida entre Marina Bitu e Yasmin Nobre, a estreante SAU prestou homenagem ao trabalho de Sérvulo Esmeraldo – pioneiro da arte cinética conhecido pela potência gráfica, jogos de luz e sombra e movimento.
A coleção chamada “PULSAÇÃO” recorre na mesma medida ao brilho e à escuridão. Ao todo, são 27 looks com bodies, vestidos, caftans, calças, kimonos e biquínis.
Martins
Quatro conceitos divergentes foram escolhidos para o desfile da Martins no SPFW: denim, reconstrução de peças, Exú e Pomba Gira e a série Sex and The City. Assim, houveram intervalos entre as dinâmicas, que pareciam não combinar no primeiro momento.
No denim, diversas abordagens do material em forma de linha do tempo. Na religião, rendas, estampas impactantes e vermelho são destaque. Em relação à série, muitas referências a Nova York e ao estilos das personagens icônicas.
Artemisi
Mais um estreante para finalizar o primeiro dia do SPFW! Artemisi ofereceu futurismo com uma coleção que rechaça a imagem clichê geralmente associada à estética. Acima de tudo, o objetivo era falar da relação entre tempo e memória – com direito a imagens de filmes de diferentes épocas ao fundo.
As roupas da estilista Mayari Jubini são feitas com impressão 3D, manipulação de tecidos e decoradas com LEDs e pinturas realistas. Além disso, tules transparentes fundidos a spikes em macacões e microssaias também marcam presença.
Conclusão sobre o 1° dia do SPFW N56
Sobretudo, os primeiros desfiles do SPFW deram o tom do que será a edição N56 da semana de moda. Intercalando marcas tradicionais às novatas, já é possível reparar em algumas das tendências que prometem aparecer no Verão 2024, como os metalizados, texturas e cores vibrantes.
Posteriormente, o Fashion Bubbles voltará com um resumo dos destaques da quinta-feira (9) entre os desfiles, que incluem Foz, The Paradise, Marina Bitu, Mateus Cardoso, Sou de Algodão, Rafael Caetano, TA Studios, Walério Araújo e Handred. Não perca!
- Leia também Cores Verão 2024: as 15 principais tendências para a próxima estação e 40 looks para se inspirar
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.