SPFW N56: último dia do São Paulo Fashion Week conta com Erika Hilton e Camila Queiroz na passarela
Lino Villaventura, LED e Bold Strap foram algumas das marcas a encerrarem a edição de Verão 2024 do SPFW com seus desfiles
O São Paulo Fashion Week (SPFW) N56 chegou ao fim no último domingo (12) com mais seis desfiles na capital paulista. O encerramento foi marcado por apresentações memoráveis no Komplexo Tempo e Iguatemi São Paulo, além de outras localidades da cidade.
Vale mencionar que o Fashion Bubbles fez uma cobertura completa dos principais destaques de todos os dias de desfiles. Agora, confira o que teve de melhor nas últimas coleções exibidas para o Verão 2024!
O que aconteceu no último dia do SPFW?
O domingo foi o dia com o menor número de desfiles no SPFW N56. A primeira marca a se apresentar foi Lino Villaventura, seguida de LED e Lucas Leão. Na sequência, acompanhamos as exibições de Heloísa Faria e Gefferson Vila Nova. Para terminar, tivemos a Bold Strap.
Um ponto em comum entre as coleções foi o privilégio à identidade visual dos estilistas, ao invés de tendências do momento e temáticas específicas. Esse também foi o dia com a maior presença de famosos nas passarelas, como Camila Queiroz, Erika Hilton e Valentina Bandeira.
Lino Villaventura aposta em moda artesanal
As coleções de Lino Villaventura tendem a ignorar as tendências do momento em detrimento à preservação das características marcantes da marca, como a overdose de texturas e manualidades. No entanto, o estilista parece ter deixado a extravagância um pouco de lado para o Verão 2024.
Dessa vez, as roupas aparecem em tom mais comercial e flexíveis aos guarda-roupas da maioria das pessoas. A transformação se faz presente tantos nos looks esportivos típicos dos anos 1980 que abrem o desfile, quanto entre os vestidos festivos que o encerram.
As cores vibrantes e as sobreposições também foram características latentes entre as peças apresentadas por Lino Villaventura no SPFW N56, que celebra os 45 anos de história da marca.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
LED celebra 10 anos com celebs na passarela
LED também completou um aniversário importante durante o SPFW N56 – de 10 anos! Por sua vez, o estilista Célio Dias apostou em uma grande comemoração em seu desfile. Não faltaram referências às boas memórias com elementos clássicos de sua trajetória dentro da marca mineira.
Vale destacar: crochês ultracoloridos, peças sem gênero, itens sexies e divertidos e politização da moda – com jargões como “abaixo ao macho astral” e “bicha pare” entre as estampas das roupas.
Além disso, esse foi um dos desfiles com a maior presença de famosos na passarela da temporada. Erika Hilton, Blogueirinha, Mateus Carrilho, Valentina Bandeira e Pepita foram alguns dos modelos da LED.
Alfaiataria reinventada marca desfile de Lucas Leão
Para o SPFW N56, Lucas Leão buscou a combinação perfeita entre os novos recursos da moda oferecidos pelas novas tecnologias (como os moldes 3D) e o artesanato tradicional brasileiro.
Como resultado, vemos muita alfaiataria em sua coleção para o Verão 2024, porém com aplicações especiais – incluindo vidros cheios d’água. Os tons predominantes são os pasteis, com a raríssima ausência de qualquer peça preta.
Heloísa Faria traz moda sustentável para o SPFW
O upcycling já era o carro-chefe das criações de Heloísa Faria muito antes da técnica dominar o SPFW N56. Sendo assim, isso não seria diferente no primeiro desfile presencial da marca no evento (ela havia apresentado apenas um fashion film na edição anterior!).
A estilista reúne peças que ganhou do acervo da Pilar, marca de moda festa dos anos 2000, e as adapta para o dia a dia. Além disso, não faltam jeans, tricôs, moulages e camisas na coleção Verão 2024.
Rendas, pequenos detalhes e minuciosidades são destaque entre as novas roupas. O mais interessante é que Heloísa usa um fio preto como uma identidade entre quase todos os itens apresentados – ora bordado, ora retorcido, ora perdurado e ora decorando as barras de calças, saias e vestidos.
Peças cargo fazem parte da coleção de Gefferson Vila Nova
Gefferson Villa Nova nomeou sua coleção apresentada no SPFW N56 de “Coração Tropical”, porém sempre deixou claro que não trabalha com temas em suas criações – apenas com técnica e construção, como afirmou à Elle.
No entanto, as peças apresentadas para o Verão 2024 mantém um padrão com algodão, silhuetas enxutas e cores vivas (incluindo vermelho, laranja queimado, azul-claro e um pouco de branco).
Os clássicos do repertório de Gefferson não ficam de fora dos lançamentos, entre eles: calças-cargo, camisaria em cânhamo e bordados florais. Por outro lado, as novidades são as sungas e as bolsas Porto da Barra (que remetem aos coolers levados à praia de Salvador).
Bold Strap fecha semana de moda com estilo
Por sua vez, não faltaram temas que inspiraram a coleção de Verão 2024 da Bold Strap. As referências vieram desde os clássicos “Meninas Malvadas” e “Gossip Girl” até o universo fetichista – tudo isso para imaginar como encararíamos os anos do colégio com a cabeça que temos hoje.
Como resultado, foram apresentadas muitas minissaias pregueadas, coletes de tweed, meia arrastão, bermudas com a cueca à mostra e jaqueta varsaty. Além disso, bolsas-livro, gravatinhas, skates e piercings chegaram para completar os looks.
Menção honrosa à participação de Camila Queiroz, que deu o que falar nas redes sociais ao encerar o último desfile do último dia do SPFW N56.
Conclusão sobre o último dia do SPFW
Mais uma edição do São Paulo Fashion Week chegou ao fim após 5 dias de desfiles que ocuparam a capital paulista. O encerramento também marca o fim do ciclo “Origens” iniciado no SPFW de maio.
Vale mencionar que a semana de moda brasileira sucedeu as temporadas de Nova York, Londres, Paris e Milão. Sendo assim, veremos novas coleções das principais marcas do mercado da moda apenas no início do próximo ano.
- Em seguida, leia também SPFW N56: destaques do 4° dia do São Paulo Fashion Week
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!