São Paulo Fashion Week – Inverno 2009 – Lino Villaventura

por Denise Pitta
/ 22 janeiro 2009 / 3comentarios

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol7654

Imagem da Galeria Uol

“A marca Lino Villaventura foi registrada em 1982, quando o estilista abriu a sua primeira loja em Fortaleza, em parceria com Inez Villaventura. Sua carreira profissional, entretanto, começou em 1978 com pequenas produções de tiragem limitada.” Leia mais no site da marca.

“Lino Villaventura foi um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência na moda brasileira, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a “World Trade Fashion”. A participação rendeu visibilidade, com um destaque no jornal britânico Financial Times. Lino não perdeu as oportunidades e logo estava com roupas em lojas de Tóquio, Osaka, Londres e Nova York. (…)

E em 1995, os trabalhos de Lino integraram a exposição “Art do Wear – Lunst als Kleidung”, na Alemanha. Participou, ainda, da exposição “A Arte do Brasil em Beirute”, no Museu Sursoak, no Líbano. Em 1996, quando foi lançado o Morumbi Fashion Brasil, embrião do São Paulo Fashion Week, Lino integrou a primeira equipe de estilistas que desfilaram. E até hoje, lança coleções nas duas edições anuais do evento.”

Leia esta matéria completa na site Uol Estilo.

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol-990lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol-033

Inverno 2009 por Lino Villaventura

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol786lino-villaventura-spfw-inverno-2009

O que disseram sobre o desfile de Lino Villaventura na SPFW

uol-01-lino-villaventura-spfw-inverno-2009

“Lino Villaventura sempre surpreende. Apesar de dar indícios da inspiração oriental por meio da modelagem das roupas, os looks todos em preto careciam dos tons vibrantes de vermelho e dourado, tão comuns nos trajes da região asiática. Contudo, a brincadeira do estilista foi revelada ao final do desfile quando os modelos voltaram em fila indiana e, as roupas anteriormente negras, tinham ganhado o colorido do roxo, do mostarda e do azul. Não foi mágica, mas sim a engenhosidade de se contruir peças dupla-face.”

Leia matéria completa de Thaís Camargo no Terra Moda.

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol-detalhesuol-lino-villaventura-spfw-inverno-2009

“Impossível não se apaixonar pelos modelos, pela textura dos tecidos, pela opulência das formas. Tafetás de seda ganharam nervuras, plissados, bordados. Cortes e recortes moldaram silhuetas cheias de glamour, revelando decotes insinuantes, golas atrevidas, detalhes inesperados. Tules, organzas e jacquards se transformaram em vestidos curtos, longos e semilongos. Trabalhados da cabeça aos pés. Sem exagero. Na medida. Camadas e camadas, preto sobre preto, brilhos e texturas magníficas.”

Leia matéria completa de Regina Valadares na Revista Elle.

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol1lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol-468

“Com o tema longínquamente marcado como “Filme Noir”, porque as roupas teriam mistérios de costura incríveis. E tinham, daquele jeito que não se distingue o que é tecido, o que é refeito, de tantas nervuras e plissados que ondulam. Há uma certa lembrança de japonismos, nas saias amarradas e nas blusas que são primas de quimonos. Há um lote de vestidos montados em losangos nervurados, que dão relances de Audrey Hepburn e seus vestidinhos pretos. Sim, porque preto foi a cor, ou a não-cor, que ocupou a passarela branca, nos tecidos, nos cristais que cintilavam, nas tiaras e pulseiras.”

Leia matéria completa de Iesa Rodrigues no Terra Moda.

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-02lino-villaventura-spfw-inverno-2009-terra-013

Fila final Lino Vilaventura inverno 2009

Veja fotos de todos os looks e detalhes da coleção na Galeria Uol.

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol-98lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol535

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-uollino-villaventura-spfw-inverno-2009-uol-66

Veja fotos do desfile de Lino Villaventura na SPFW no Terra Moda e na Revista Elle.

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-terra03lino-villaventura-spfw-inverno-2009-elle-478

lino-villaventura-spfw-inverno-2009-ellelino-villaventura-spfw-inverno-2009-02-terra

28-elle-lino-villaventura-spfw-inverno-200932lino-villaventura-spfw-inverno-2009-elle

23-lino-villaventura-spfw-inverno-2009-elle22lino-villaventura-spfw-inverno-2009-elle-445

19-lino-villaventura-spfw-inverno-2009-elle17-lino-villaventura-spfw-inverno-2009-elle

14-elle-lino-villaventura-spfw-inverno-200911-elle-lino-villaventura-spfw-inverno-2009

Fontes:

Veja fotos do desfile de Lino Villaventura na SPFW no Terra Moda e na Revista Elle.

Veja fotos de todos os looks e detalhes da coleção na Galeria Uol.

Leia matéria completa de Iesa Rodrigues no Terra Moda.

Leia matéria completa de Regina Valadares na Revista Elle.

Leia esta matéria completa na site Uol Estilo.

22 janeiro 2009
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial