São Paulo Fashion Week – Inverno 2009 – Alexandre Herchcovitch

por Denise Pitta
/ 20 janeiro 2009 / 3comentarios

022alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-uol

Imagem da galeria UOL Estilo

“Em quatorze anos de carreira, o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch testou todos os seus limites e não tem problemas em encontrar idéias frescas para se superar a cada temporada. Do seu desfile de graduação às apresentações do São Paulo Fashion Week e na concorrida semana de  Prêt-a-Porter em NY, sua moda ganha novas experimentações e muito rigor no corte, na modelagem e na escolhe de matérias-primas. Sua evolução pode ser conferida desde a camiseta com estampa de caveira – ícone do underground paulistano do início dos anos 90, quando o estilista se projetou ao assinar looks de prostitutas e travestis, ao festival de volumes e dobraduras, que contrasta com a silhueta seca,  algumas vezes temperadas com formas em linha A.”

“Alexandre Herchcovitch atualmente desenvolve 4 coleções por ano para sua própria grife. Sua grife desfila em NY e não mais em Paris. E ele exporta sua marca para todo o mundo, sendo vendido da seguinte forma: Herchcovitch;Alexandre em NY e Herchcovitch;jeans no Japão, porém isto não impede que uma loja japonesa venda a linha prêt-a-porter ou vice-versa. Ele tem 4 lojas no Brasil e uma loja no Japão, além da loja virtual.”

Saiba mais sobre Alexandre Herchcovitch no site da marca e conheça sua biografia na Wikipédia.

alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-galeria-terra-01alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-galeria-terra

Imagens do Terra Moda

Inverno 2009 por Alexandre Herchcovitch


alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-uol-33

O que disseram sobre o desfile do  Herchcovitch na São Paulo Fashion Week

12-alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-elle958105-alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-galeria-terra

As pregas viram babados, os babados se misturam à alfaiataria, que surge no meio do vestido, teoricamente, sem vocação para alfaiataria alguma. Os tecidos também parecem disputar, todos juntos, uma só peça, que olhada de uma certa distância, dá a impressão de ser várias, sobrepostas. Parece caótico? Não poderia ser mais harmônico.

Leia matéria completa de Carolina Vasone no site Uol Estilo.

2009-01-19_alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-uol

Alexandre Herchcovitch usou o dadaismo, o cubismo e o surrealismo para compor a linha inverno 2009. Por esse motivo, o estilista transmitiu essa mistura em fragmentos nas roupas que traziam numa única peça pregas, bordados e recortes. De acordo com ele, o punk alemão também influenciou sua criação e é percebido nas luvas de couro.

Os paetês aparecem na seqüência de vestidos curtos que misturam o pink ao lilás e o dourado ao azul, além de estarem também nas leggins usadas sob shorts. A alfaitaria foge do convencional nas mãos do designer.

Leia matéria de Thaís Camargo na íntegra no site Terra Moda
.

alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-elle2009-01-19_233222uol-spfw-herchcovitch

Partindo de referências mil – das musas cubistas ao punk alemão, passando pela desordem das grandes metrópoles –, ele costurou ideias, como em uma grande colagem dadaísta. O resultado dessa mistura? Casacos com várias camadas – em um mix de tecidos e cortes impressionantes –, calças que parecem sobrepostas, mas que na verdade são uma única peça, vestidos que têm a frente recoberta por paetês e que nas costas revelam um inesperado forro de georgette de seda estampada.

Leia matéria completa de Renata Piza no site da Revista Elle.

Investiu na alfaiataria com assimetrias, tanto nas lapelas diferentes, em adamascados e lisos, como nos babados pregueados que cobrem metade dos casacos e vestidos em geral pretos, como sempre. Na ala colorida, que veio com brilho de paetês, há repuxados e calças em sedas estampadas por baixo de outras, pretas, uma boa solução de stylong, que quebrou a possível caretice de calças quase-básicas, não fossem algumas cobertas por aplicações nacaradas.

Leia matéria de Iesa Rodrigues no site Terra Moda.

958107-alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-galeria-terra2009-01-19_alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-galeria-uol

Veja todos os looks e detalhes da coleção na galeria do Uol Estilo.

2009-01-19_alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-uol1alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-uol55

Uol Estilo Vídeos apresenta: SPFW Inverno 2009 – Alexandre Herchcovitch

13alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-elle2009-01-19_alexandre-herchcovitch-spfw-inverno-2009-galeria-uol66

2009-01-20_011022alexandre-inv-20092009-01-20_010910herchcovitch-inverno-2009-uol

Fontes:

Leia matéria da Renata Piza e veja fotos do desfile no site da Revista Elle.

Leia matéria da Carolina Vasone no site Uol Estilo e veja galeria com todos os looks.

Leia matéria de Iesa Rodrigues no site Terra Moda.

Veja matéria de Thaís Camargo no  Terra Moda.

20 janeiro 2009
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial