Senso de Urgência pode colaborar para dar um salto na sua carreira

por Renata Mello
/ 17 novembro 2008 / 1comentarios

Tem empregado que se torna Ativo Fixo da empresa e não percebe. Isso significa que não muda de cargo, de função, não participa de novos projetos. Faz o que é rotineiro. Só se dá conta de que há algum problema quando o superior avisa que está na hora de mudar, de se interessar por outras coisas e  melhorar suas qualificações, caso contrário… Aí dá uma pane. Se até agora você sempre desempenhou um trabalho maravilhoso, chega no horário e se relaciona bem com seus colegas o que aconteceu? Por que mudar? Onde mudar?

Toda mudança precisa acontecer primeiro internamente. O profissional que parou no tempo deve se perguntar: O que busco alcançar profissionalmente? Que mudanças faria para que o trabalho fosse mais eficiente e até mais interessante? Se há o que alcançar e o que fazer, mude já. Implante o senso de urgência antes que seja tarde demais. Não espere levar uma chamada de atenção do chefe. Tome atitudes novas para conquistar novos espaços, reconhecimento e até uma promoção. Temos a tendência de nos acomodar, por esse motivo que aplicar o senso de urgência no trabalho pode trazer resultados em curto prazo.

Se você for a um médico e ele disser que se você não se exercitar colocará em risco sua saúde, na hora mudamos, entramos numa academia e procuramos balancear a refeição. Medo de perder a vida. Então se esta urgência às vezes aparece no trabalho por que não mudar a postura dentro da empresa e acreditar que você também pode chegar lá?

Existem pessoas que vivem dizendo “promoção não é para mim” ou “posso fazer o que for, mas ninguém presta atenção no meu trabalho” ou pior “todo mundo é promovido menos eu!”. Se colocar na posição de vítima é um erro desses profissionais, e os leva o um dos piores diagnósticos no mundo empresarial, a falta de auto-estima.

Se o profissional pretende alcançar algum sucesso tem que se dedicar à empresa que trabalha, não vale apenas chegar no horário e cumprir o “protocolo” e fazer tudo certo. Tem que inovar. Deve vestir à camisa, cuidar do ambiente como se a empresa fosse dele. Gostar do que faz é o primeiro passo, depois é necessário muita dedicação, determinação e foco. O profissional precisa saber aonde quer chegar qual o cargo que pretende assumir e não ficar esperando a tão sonhada promoção cair do céu.

É preciso rever o seu relacionamento interpessoal e a sua postura dentro do ambiente de trabalho. Se questionar como os outros os vêem? Quais os pontos positivos que o destacam? Como os seus parceiros e superiores o enxergam? Como gostaria de ser reconhecido? Será que as pessoas percebem que você é um profissional disponível, bem humorado, disposto a cooperar e ajudar?

Ajudar é bem diferente que fazer o trabalho dos outros. É, antes de tudo, inovar, criar alternativas, melhorar processos, ter boas idéias e claro, colocar em prática.

Além de tudo isso, o profissional precisa estar atento a sua aparência, não pode cair no desleixo. O cuidado com a aparência é tão importante no mundo corporativo, quanto à atualização profissional.

Dependendo do perfil da empresa é necessário rever o que é próprio e impróprio no vestir e respeitar esta regra, lembrando que o ambiente profissional não é o encontro com as amigas e amigos, nem a sala de aula de uma faculdade.

Se você procura respeito e reconhecimento, deve se respeitar e se reconhecer também. Prestar mais atenção em posturas no ambiente de trabalho, brincadeirinhas fora de hora, ou conversas desnecessárias, podem ser negativas para a sua imagem. A descontração faz parte e deve existir, porém com muito bom senso.

Experimente mudar, ser mais profissional, mais atento ao novo e levar a rotina do trabalho mais a sério, não é simplesmente tropeçar da cama e cair na mesa do escritório, é necessário que se prepare com atenção, afinal pode ser o dia da sua “promoção”. E para que venha você precisa estar preparado interna e externamente.

Por Renata Mello

17 novembro 2008
Renata Mello

Renata Mello

Consultoria de Imagem Corporativa - http://www.myfashionbubbles.com/profile/RenataMello