Para acompanhar a SPFW nesse verão escolhi alguns sites:
Com vários comentários do que vai pegar, do que chamou atenção e de looks que se repetiram em vários desfiles:
“Que esses raiozinhos de sol (rá!) também brilham na roupa em si, tipo em tachas, caplicações, paétes e alças de corrente. E não precisa ser no acessório inteeeiro, pode ser em detahes tipo na corrente, nas ferragens, nas fivelas e mais. Mas a gente tá amando as pulseiras, os colares, as fivelas e tiaras pro cabelo, os anéis e todo tipo de brilhinho que a gente acrescenta ao look e que dá pra ser usado de mais de um jeito, com mointos looks! E o nosso favorito, até agora, é o cintinho dourado – a gente já tinha visto no Casa de Criadores e depois no Fashion Rio. Ontem a Forum desfilou toda sorte de acessórios dourados, incluindo o cintinho que a gente tá curtindo. No desfile a gente viu os acessórios dourados complementarem vestidos curtos e longos, todos feitos em tecidos super nobres – bem com a cara da mulher luxuosa pra quem a Forum quer vender ”
Blog da Maria Prata, editora da Vogue Brasil que faz um balanço do SPFW.
“Primeira temporada fazendo crítica de desfiles tem lá suas dificuldades (e vou dizer que são muitas, viu…). Uma das maiores desta terça-feira de SPFW é saber o que escrever sobre o desfile da Do Estilista. O motivo é simples: o desfile desenhado por Marcelo Sommer é uma seqüência de fantasias, e não uma coleção de moda. Cada look tem um nome temático, listado no release: a enfermeira, a palhaça, a noiva, a japonesa (essa é tendência!)… E a cada nova entrada, ficávamos eu, Gloria Kalil e Jorge Wakabara adivinhando qual era aquela fantasia. Algumas eram lindas e funcionam, sim, na vida real (o vestidinho drapeado branco da múmia é ótimo!). Mas a maioria era pura alegoria, mesmo. No backstage, Sommer explicou que nenhuma daquelas peças vai estar a venda e que apenas os tecidos do desfile vão estar em sua coleção comercial. Bom… os tecidos eram bacanas, se esse é o ponto.”
Marcelo Sommer – Do Estilista
“Modernidade é a palavra-chave para descrever o desfile de Fábia Bercsek. A estilista se inspirou em bonecas e o resultado é bem japa, com forte pegada Harajuku: tanto pelo perfume girlie, com vestidinhos com babados rosas usados com botinhas country, quanto pela pegada mais esportiva que aparece nas boas peças da parceria da estilista com a Adidas. O tailleur preto desconstruído funciona bem na passarela e o look com corset estampado e calça ampla esportiva é… uhm…. do futuro, mesmo.”
Fábia Bercsek
Blog / site com comentários, entrevistas, estrelas – cobertura de tudo que se passa na SPFW e seus bastidores.
Croqui do espaço da Natura, assinado por Gringo Cardia
“A semana de moda mais importante do país não é só feita de salas de desfiles, mas também dos lounges das marcas e empresas.
Nesta temporada, os lounges da Natura, do SENAC e das sandálias Havaianas trouxeram projetos que são verdadeiras obras de arte, resultado de designers criativos (e muito empenho da equipe de produção, é claro).”
SPFW tem exposição de kimonos
A mostra traz 20 peças do museu do Bunka Fashion College e do Bunkyo Museu da Imigração
“Pegue um pouco do setentismo folk do momento, misture com um quê esportivo e tempere com uma pegada rock sutil. Pronto: você já captou o espírito do verão de Patrícia Viera. Indo além de sua já muito apurada técnica de reinventar o couro, a carioca realiza uma sofisticada mistura, onde o tule, a seda pura e a organza garantem a leveza certa a peças muito femininas, de modelagem solta e cartela de cores que alterna tons sóbrios e tons mais ácidos como o fúcsia e o laranja. Efeitos como as escamas na sutil boca-de-sino preta do início e o brilho conseguido por meio de silicone – com o efeito molhado do verão – na blusa volumosa em amarelo são pura preciosidade.”