As sandálias gladiadoras foram uma verdadeira febre por algumas estações, até que as sandálias com amarrações em geral foram tomando seu lugar entres as tendências.
Mais dois fatos prometem trazer a gladiadora de volta, dessa vez mais coloridas e longas: o visual lacrador da Rihanna no Met Gala 2017 e o desfile Chanel Cruise 2018 em que Lagerfeld trouxe para as passarelas inspiração greco-romana e muitos looks a la deusas gregas com direito às marcantes gladiadoras em sua linha Resort 2017.
A sandália, que começou lá na antiguidade como o mais básico e utilitário tipo de calçado – algo sólido amarrado ao pé que oferecia proteção – rapidamente se tornou um marcador de sexo, status, posição social e moda. Quando retratados na arte antiga (e moderna), as gladiadoras são frequentemente usados por deuses, assim como na roupa básica e de proteção usada pelos gladiadores romanos.
A moda traduz o espírito do tempo, e, nada mais adequado para este momento de empoderamento feminino, que as sandálias dos deuses se tornem espelho de todo este poder adquirido pelas mulheres, transformando as gladiadoras em um verdadeiro objeto de desejo.
Será que a Rihanna e Lagerfeld acertaram em cheio e deram nova vida às sandálias no verão? Mais uma vez, será que se tonarão onipresentes?
Rihanna reinou absoluta no Met Gala 2017. Uma curiosidade histórica sobre as sandália romanas: elas eram sinônimo de status social, assim para os escravos e trabalhadores somente os materiais mais baratos eram usados e em cores bem simples. Apenas os romanos de um status elevado como os patrícios podiam usar sapatos vermelhos tingidos.
Chanel Cruise 2018
Detalhe das polêmicas gladiadoras da Chanel Cruise 2018
Modelos de gladiadoras artesanais também estarão super fortes
Elina Linardaki: a designer grega é referência na trend das rasteirinhas com pompons
Veja no vídeo passo a passo de como fazer em casa sua sandália gladiadora com pompons
- Veja também: Pompom – Faça você mesmo, a tendência que vai colorir o verão 2017: Bolsas, Sandálias e muito mais
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar