Road Show Canatiba mostra tendências em jeanswear para o Inverno 2011
A Textil Canatiba já deu a largada para o Road Show Jeanswear Inverno 2011. O evento, itinerante, acontece em várias cidades brasileiras para apresentar aos…
A Textil Canatiba já deu a largada para o Road Show Jeanswear Inverno 2011. O evento, itinerante, acontece em várias cidades brasileiras para apresentar aos clientes e parceiros os destaques e principais lançamentos de denins da Canatiba, além de oferecer palestras com importantes informações sobre tendências de moda, técnicas de beneficiamento e dicas para o desenvolvimento de produtos modernos, versáteis e de qualidade.
O Road Show visitou São Paulo e mostrou também um preview do Verão 2012. Bia Aidar, pesquisadora de tendências de moda e comportamento, que destacou os principais conceitos da estação na palestra “Tendência Jeanswear Inverno 2011”. O consultor europeu especialista em beneficiamento, Ricardo Batista, falou sobre as tendências de lavagens na palestra intitulada “Sustentabilidade tendo como base a inovação”.
“A realização do Road Show Canatiba proporciona aos clientes dos pólos fundamentais do país contato com as nossas principais informações de pesquisa e os lançamentos, que representam um importante referencial para o desenvolvimento de produtos inovadores. Investimos em tecnologia e realizamos costantes estudos do mercado de jeanswear para sempre oferecer denins com qualidade premium dentro das principais tendências da moda”, declarou Marli Vernille Guth, gerente de marketing da Canatiba.
Os lançamentos da marca foram apresentados de forma interativa no espaço chamado Museum Denim, que reuniu inúmeras peças com as tendências de benefiaciamento sugeridas pelo consultor Ricardo Batista, além de peças elaboradas pela “Denim & Jeans” by Jairo Duarte e trabalhos desenvolvidos em parceria com lavanderias brasileiras.
Lançamentos da Canatiba para o Inverno 2011
Foram diversos lançamentos nas linhas Megaflex, Premium Denim, Hi-Confort e Sexfit.
O destaque da estação são os denins desenvolvidos dentro do conceito couro. São tecidos de toque macio nas tonalidades black e grafite e com acabamento shine.
Entre as principais tendências para o inverno 2011 estão os tons militares e coloridos. A Canatiba desenvolveu uma gama de opções de denins coloridos tintos em fios nas tonalidades cáquis, marrons e verdes, além dos PTs para tingimento.
Outro lançamento da marca é a linha de denins leves ideais para os looks contemporâneos dentro da forte tendência de tops e camisas jeans, além de saias, vestidos e shorts.
Para o Inverno 2011 a Canatiba explorou também variadas tonalidades exclusivas no blue denim, como os azuis especiais, óxidos, intensos, acinzentados, médios e puros, além do Black intenso e dos cinzas em várias tonalidades. Os novos produtos das linhas Resinados, Coloridos e Overdyed completam a coleção.
Uma das convidadas especiais para o Road Show Canatiba foi Bia Aidar, irmão do famoso Fernando Aidar, que já trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produto há 14 anos. Saiba quais são as principais tendências em jeanswear para o Inverno 2011 segundo a consultora Bia Aidar:
Diva Vintage
O romântico da estação. A inspiração é na década de 50 e início da década de 60. Antes a mulher vinha com uma sensualidade mais revelada, agora ela aparece mais recatada.
Cores: A cartela de cores tem ares bem retro, passando pelas tonalidades de camelo.
Formas: Cinturas marcadas ainda têm grande importância; mangas ¾; e calça capri.
Detalhes: Saia mid (abaixo do joelho) apareceu com freqüência nos desfiles; saias rodadas – principalmente no mercado jovem, mas no tamanho mini; decote canoa; estampa animal; detalhes de peles; top-bustiê aparece no verão e segue no inverno; mangas ¾; e luvas dão um toque requintado ao visual da nova romântica.
Peças-chave: top-bustiê; saia lápis, que também apareceu com o cós duplo; jaqueta colarless (sem colarinho) aparece adornada com correntes.
Editorial da Calvin Klein. Foto: Fashion Craz
Zara Man. Foto: Glamour e Luxo
Retro Army
Inspiração na era napoleônica, 1ª e 2ª Guerra Mundial. O militar agora vem com um ar muito mais barroco e mais ornado. O abotoamento duplo continua, mas é muito mais decorativo – o fechamento da peça é proporcionado pelo zíper.
Cores: Passa pelo cáqui; verde militar; azul marinho e tonalidades de vermelho e ouro velho; principalmente para os detalhes. O vermelho aparece bastante vivo em harmonia com o verde militar e os cáquis.
Formas: Jaqueta aviador, bastante destacada nos editoriais de moda; sobretudos; jaquetas; os tradicionais vestidos-casaco, com peso um pouco mais leve; vestidos com rendas e maxi-cut.
Detalhes: Abotoamento duplo; vivos em contraste; as decorações são efeitos aplicados na peça ou de enganar os olhos; gola napoleônica mais arredondada; cintos de couro – várias marcas lá fora já estavam vendendo as calças jeans com o cinto; utilização de medalhas; look aviador; mix de couro com jeans; rendas; e aspecto de combate com efeitos de detonado.
Peças-chave: Martin galé bastante presente no masculino e feminino, muitas vezes apenas para decoração; bolsos utilitários, pequenos, médios e grandes, muitas vezes com volume e acabamento de zíper; muitas aplicações de zípers grandes também no mercado feminino; ombros caídos, principalmente no feminino; e a cigarrete pant.
Inverno Burberry 2011. Foto: Comunidade de Moda
Minimal
Influência do início da década de 60 com peças simplistas e minimalistas. A palavra-chave é adaptações separadas: peças que possam se transformar – um casaco que vira um colete quando tira as mangas.
Cores: A cartela traz as tonalidades cosméticas, tons de nudes, mas passa pelas tonalidades camelo, além do branco, cinza e marinho.
Formas: A fabricação-chave são as silhuetas simples; detalhes enxutos, muita vezes os acabamentos vão estar ocultos.
Detalhes: Ombros arredondados; detalhes de couro ou aspectos de couro em contraste; golas crescidas; aviamentos ocultos; bolsos com volumes; e muitos acabamentos em V.
Peças-chave: Minimal shirt aparece com grande força; tiras, que podem ser reguladoras, presentes em jaquetas e camisas; golas removidas também no mercado masculino; fechamento em uma das laterais – pode ser assimétrico ou deslocado.
English Country
Inspiração no look country clássico. A palavra chave é modernizar peças clássicas. Neste tema a importância do xadrez é extremamente forte e aparece como detalhe no jeanswear.
Cores: Passa pelo tabaco, verde-lodo, cores metalizadas, o vermelho aparece mais oxidado.
Formas: Calças de montaria; casacos pesados e coletes.
Detalhes: Acabamentos em couro; xadrezes tradicionais; misturas de tecidos; abotoamento diferenciado; utilização de peles nas golas e punhos; efeitos de matelassê, às vezes com assimetria.
Peças-chave: bolsos modulares extremamente grandes explorando o comprimento da peça – em casacos e shorts; bolso tipo poncho.
70’s Love & Flowers
Inspiração na década de 60 e 70, tendo como base o filme Love History. A chave é o equilíbrio entre o masculino e feminino – jogos de proporções vão ser extremamente importantes. Por exemplo, shorts extremamente curtos com sobretudo.
Cores: Também dominam o nude e o camelo, tons de marrom.
Formas: Calça com boca mais larga – a calça skinny ainda é a maioria nas lojas estrangeiras, mas as bocas mais largas começam a aparecer nas campanhas.
Detalhes: Ganchos mais altos, parando na altura do umbigo; jeanswear com detalhes em xadrez; boca larga; detalhes de bainha; florais mixados com xadrezes.
Peças-chave: Coordenados – looks jeans total com camisa, casaco e calça, por exemplo; calças com a boca extremamente larga; shorts com barra virada.
Short com a barra virada e calça com a boca larga da coleção da Zara. Foto: Das Marias
Coordenações de jeans com jeans da Diesel Black Gold e D&G. Fotos: Glamour e Luxo
Destaques nos desfiles femininos
Camisa jeans aparece com grande importância, com colarinho alongado, com detalhes de tachas, colarinho em contrates, sem colarinho, bordados irregulares, acabamento desfiados e coordenados.
Coletes micro, médios e estilo boyfriend.
Jaquetas médias com detalhes utilitários, bolsos com volumes, jaquetas colarless, mangas com volume, manga boneca adornada pelos zíperes, fechamentos assimétricos, manga ¾, estilo futurístico, utilitárias com volume, ajustada, detalhes matelassê.
Shorts com detalhes de couro na boca do bolso, barras viradas, cintura mais alta. Bermudas com efeito 3D deslocado para perto das costuras, detalhes de patchwork e barras franzidas.
Mini-saia ajustada ao corpo, color, saia lápis mais moderna e com trabalhos de patch.
Vestido-casaco, vestido body com, vestido com zíper frontal, vestido com pregas, vestido tulipa com botão como adorno.
Cropped pants – tanto mais slim, quanto na boyfriend, flap cropped (afunilada até a altura do joelho e mais aberta na panturrilha), com detalhes dourados, patchwork e bordados.
Calças estampadas (estampas de renda e leopardo), calça skinny com detalhe byker na panturrilha ou joelho, calças mais simples com tecidos com brilho, skinny com efeito detonado e patch interno com renda, skinny com efeito marble, look black total e branco total, calças com recortes arredondados na parte lateral, bordados na frente e ilhoses grandes, calças com puídos e índigos com tonalidade militar, tons neutros variando do cáqui ao off-white e verde militar.
Macacão mais ajustado, com zíper frontal, adornado com tachas. Algumas marcas fizeram o macacão um pouco mais largo e os macacões com a boca mais larga também começaram a aparecer nas lojas. Macacões com pernas retas e jeans com detalhes de listras.
Desfile para o Inverno 2011 da Diesel Black Gold. Fotos: Comunidade de Moda
Destaques nos desfiles masculinos
Camisa amaciada, délavé, aspecto country e western, camisa sem gola com cara mais urbana, camisas com efeitos touch e manchado.
Jaquetas com detalhes de tinta e respingos (principalmente em branco), mix de tecidos.
Calça slim fit com efeito marble e respingos esbranquiçados, tecidos com brilho, efeitos com respingos em bases claras e escuras, estampas localizadas no interior da perna, recorte arredondado, efeito estria, efeito lixa, calça com prega. Nos colors, verde militar e tons acinzentados, detalhes de pele no cós da calça e na boca do bolso, detalhes esportivos no cós e na lateral, efeito de carbono, puídos, aspecto grunge.
Destaque no interior das lojas
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!