Stephanie Wengerkiewicz é uma stylist curitibana que trabalha na área desde 2013. Nesse meio tempo, já desenvolveu projetos internacionais para a Vogue Rússia a Forbes Brasil.
Além de trabalhar com nomes como Agatha Moreira, Rodrigo Simas e Zabelê, a stylist participou do New York Fashion Week 2023, no qual foi responsável por dois desfiles.
Qual é o processo criativo de Stephanie Wengerkiewicz?
Stephanie conta que o trabalho não é tão simples quanto parece. Por trás das belas fotos, há todo um processo criativo que pode levar dias.
Em primeiro lugar, o diretor ou fotógrafo apresenta um moodboard (mural visual), para trazer as ideias do ensaio fotográfico.
Todos os elementos relevantes são definidos nessa etapa, como maguiagem, cabelo, pose, roupa e iluminação.
Shooting
No shooting, isto é, ensaio fotográfico, o planejamento e ideias são colocados em prática. “Aqui muitas coisas costumam dar erradas, por isso é preciso estar atento aos detalhes e prevenir qualquer problema”, disse Stephanie sobre o processo.
Dessa forma, a atenção aos detalhes é fundamental. Apesar da edição, o tempo de entrega costuma ser curto.
“Se existe algum problema que a roupa está dando, não dá para contar que a edição vai resolver, até porque muitas vezes o tempo de entrega das fotos finais é curtíssimo”, explica.
Muitos looks
Responsável por encontrar as peças de roupa, de vestir os modelos e criar o ambiente necessário para o ensaio, a stylist precisa levar o dobro ou triplo da quantidade de looks, com o objetivo de ter opções de troca.
Stephanie Wengerkiewicz conta que o glamour retratado nas telas sobre o mundo fica para que consome. Em resumo, é um trabalho pesado: “uma mistura de ‘Diabo Veste Prada’ com ‘Sex and The City’ ”.
No final das gravações as roupas são devolvidas para as marcas, já que elas normalmente emprestam as peças. Então, o serviço pesado fica em carregar as inúmeras peças para todos os cantos.
“Já ganhei um guarda-chuva de presente de um desconhecido no meio de uma tempestade e fiquei doente enquanto fazia 13 retiradas pela cidade, em pleno inverno”, relembrou.
Stephanie Wengerkiewicz e a moda
Wengerkiewicz trabalha com moda desde 2013, amor que surgiu na infância. Aos nove anos ela já gostava de escolher as próprias roupas e tinha admiração pelo guarda-roupa da mãe. Desenvolvia desfiles caseiros durante as férias de verão, utilizando as roupas da sua avó, dona Liliany.
O hobbie se tornou profissão e hoje além de participar das produções, oferece orientações para marcas, com base na sua experiência de mercado.
Stephanie se mudou para Nova York em 2021 e no mês de fevereiro se preparou para dois desfiles, pelos quais foi responsável, no Fashion Week da cidade.
Por fim, não deixe de conferir o canal de Moda do Fashion Bubbles para não perder as dicas e notícias!