Pompom – Faça você mesmo, a tendência que vai colorir o verão 2017: Bolsas, Sandálias e muito mais

por Francieli Hess
/ 02 dezembro 2016 / 11comentarios

pompom-a-tendencia
#Diy – Veja dicas, ideias e passo a passo com mais de 40 imagens de pompom para inspirar!

Um detalhe divertido e cheio de personalidade tem tomado conta do mundo da moda. Os pompons, aquelas bolinhas coloridas feitas de lã, começaram a aparecer nas passarelas internacionais e logo tomou conta das ruas, prometendo deixar os look do verão ainda mais alegres e divertidos.

E o melhor, eles são super fáceis de fazer em casa e você poderá renovar, deixando super na moda, aquela peça que está encostada e que você não usa mais.

post-pompom

Pompom –  a tendência nas passarelas

pompom-tendencia-dg

Dolce & Gabbana SS16

Para o verão 2016, a marca Dolce & Gabbana apresentou uma coleção inspirada nas maravilhas da cultura italiana, vistas pelos olhos de um turista. Nas passarelas, inúmeras estampas das atrações arquitetônicas do país e bordados repletos de souvenirs handmade e de aspecto rústico. Muito destaque para o pompom: nas roupas, nas bolsas e nos calçados, o detalhe se repetia inúmeras vezes, em um mar de bolinhas multicoloridas.

pompom-dg pompom-dolce-e-gabanna

Dolce & Gabbana SS16

Já a marca Opening Ceremony preferiu apostar na tendência de uma maneira mais discreta, criando  um pequeno contraste entre o tom da peça e dos pompons aplicados.

opening-ceremony-pompom opening-ceremony-pompom

Opening Ceremony SS16

Pompons – Tendência em calçados e acessórios

Coloridos e bastante divertidos, os pompons caíram nas graças do público e logo começaram a despontar nas vitrines. Entre os calçados, as mais desejadas são as rasteirinhas com pegada artesanal, em especial as da designer Elina Linardaki, que viraram febre na Grécia. Ela confecciona todas as peças manualmente,  misturando materiais como macramê, pompons, tassel e até mesmo pedras semipreciosas. A produção é limitadíssima e o preço chega na casa dos €400.

pompom-elina-linardaki-trend elina-linardaki-pompom-rasteirinha

Elina Linardaki: a designer grega é referência na trend das rasteirinhas com pompons

Com a febre do pompom, é claro que as marcas não perderam tempo e hoje você consegue encontrar rasteirinhas similares mesmo no Brasil.  As sandálias altas e de salto fino ganham adornos com pompons coloridos e se tornam um acessório cheio de atitude. Para quem prefere um básico (não tão básico assim), os modelos monocromáticos são uma opção perfeita para experimentar a tendência.

ferrucci-pompom pompom-ferruci-2

 No nosso post sobre os sapatos chave para o verão 2017, nós mostramos várias opções nacionais lindas, como este da Ferruci. Para ver todos, clique aqui.

tendencia-pompom-sandalias

Pompom e tassel enfeitam as sandálias do verão 2017

Além dos calçados, os pompons também se destacam em outros acessórios. Nas bolsas, eles aparecem tanto em versões étnicas, acompanhados de franjas e tassel, quanto em versões mais moderninhas, criando contrastes e pontos de cor. Combinados com bordados e pedrarias, os pompons ganham um ar de artesanato refinado, que pode ir da praia à festa sem maiores problemas.

bolsa-com-pompom pompom-bolsa-praia

pompom-clutch pompom-nas-ruas

Clutches com bordados e pompons coloridos são um sucesso!

Os brincos de pompom também ganharam o coração da mulherada e se a primeira coisa que te vem na cabeça é um acessório meio hippie chic, você vai se surpreender com os brincos moderninhos que surgiram por aí, para conquistar até mesmo as mais discretinhas!

pompom-colorido-brinco  brinco-pompom

Brincos de pompom 

brinco-pompom-rosa  brinco-pompom-argola

Faça em casa seus pompons!

Eles são super fáceis de fazer e você mesma pode fazer os lindos pompons coloridos para decorar roupas, sapatos e até sua casa, confira passo a passo:

Materiais: 2 novelos de lã e tesoura.

  1. Enrole a lã em sua mão;
  2. Dê aproximadamente 120 voltas, pra ficar bem cheinho;
  3. Retire com cuidado a lã enrolada da mão;
  4. Corte um pedaço de lã, dobre ao meio e amarre beeem firme no centro;
  5. Corte as dobras que formaram a lã;
  6. Ele vai ficar assim mesmo: torto e sem forma;
  7. Apare bem as pontas, até ficar bem redondinho;

Veja passo a passo detalhado de como fazer um cachecol de pompom aqui.

passo-a-passo-para-fazer-pompom-colorido-de-la passo-a-passo-para-fazer-pompom-de-la

Sandália de pompom nas ruas – Faça você mesma

Com o auxílio de alguns vídeos do YouTube, você pode fazer o seu calçado em casa, reaproveitando aquela sandália ou rasteirinha que estava esquecida dentro do armário. Além da economia, dessa forma também é possível escolher as cores, o tamanho e os outros elementos que você deseja misturar, criando um acessório único e super especial:

Confira vídeo com passo a passo para customizar peças com pompons coloridos:

Além da rasteirinha, o vídeo também ensina a fazer camisa e bolsa decorados com pompons.

Faça você mesma – sandália de salto:

 Pompom nas ruas – Como usar

Os pompons são daquelas tendências versáteis. Se pensarmos em sua versão mais conhecida, bastante étnica e cheia de cores, ele não é tão fácil de combinar, mas como vimos até aqui, as releituras mais discretas e até mesmo monocromáticas transformam essas simpáticas bolinhas fofas em um item que casa bem com os mais variados estilos. Reunimos uma seleção de looks de street style, para mostrar como é fácil combiná-lo no dia a dia, confira:

pompom-sandalia-look pompom-detalhe-sandalia

A sandália monocromática equilibra o look da esquerda, enquanto a sandália colorida deixa o look da direita mais moderno.

pompom-street-style detalhe-pompom

Aposte nos detalhes!

pompom-sandalia

Renove aquela sandália que está encostada com as cores vibrantes dos pompons

sandalia-pompom tendencia-pompom-street

A tendência é customizar e trazer toques artesanais para as peças

1-pompom pompom-trend-look

Pompons coloridos e look preto, uma combinação certeira!

gola-com-pompom sapato-pompom

Eles podem vir nas golas das camisas, nos detalhes dos sapatos

Os sapatos do verão 2017 em 11 peças chaves, tendências e dicas de marcas Especial Francal

A Sapri é outra marca brasileira super descolada que investiu nos pompons. Instagram: @saprishoes – Sapatos do verão 2017

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

02 dezembro 2016
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess