Materiais ultra sintéticos voltaram com força para as passarelas. Além do vinil, o plástico transparente virou queridinho dos estilistas e chamou muita atenção nos desfiles da temporada. A tendência paira no ar há algumas estações, mas agora parece conquistar de vez o coração do público fashionista.
Nossa editora, Denise Pitta, explica:
A Transparência é uma macrotendência das mais importantes da última década. Seu conceito permeia movimentos como reality shows, Stories do Instagram e Facebook, em que digital influencers e celebridades narram suas vidas em tempo real. As pessoas querem ver o que está por traz das aparências. Querem saber o que seus ídolos comem, como vivem, como se relacionam!
Há tempos, as famosas desfilam no tapete vermelho com vestidos totalmente transparentes, espelhando a importância dessa tendência que se manifesta também em fenômenos como a Operação Lava Jato que tem investigado e vigiado políticos e grandes empresários brasileiros.
#actampads1#A moda traduz o espírito do tempo e cada época tem características marcantes que permeiam os mais variados aspectos da sociedade: como arte, arquitetura, cultura e até política. A transparência está entre as características marcantes da contemporaneidade, seja nos prédios envidraçados, nas milhares de câmeras espalhadas por todos os lugares e no empoderamento de ações como a Lava Jato.
Essa tendência também manifesta o desejo por um mundo mais ético, onde não se tem nada a esconder. Característica que será cada vez mais essencial para a economia compartilhada, em que a confiança está entre as grandes moedas de troca. Traduzindo, para que aplicativos como o Uber e Airbnb dessem certo, foram necessários que se desenvolvesse mecanismos de confiança para que desconhecidos pudessem negociar entre si.
Desejamos um mundo com políticas mais transparentes e éticas. Relacionamentos e marcas que tragam esses valores tem mais possibilidade de sucesso.
Enquanto este desejo de transparência se mantiver forte, nas passarelas, a cada estação, veremos os estilistas explorarem seus diferentes aspectos: já passamos pela transparência dos tules, rendas e agora é a vez do plástico. Confira!
Plástico é tendência em roupas e acessórios
Looks com peças de plástico fazem sucesso no street style
Depois do affair com os anos 90, o mundo da moda volta seus olhares para o polêmico início dos anos 2000. Nessa proposta, o plástico ressurge como tendência moderninha, trazendo um toque divertido para as produções.
Para o Verão 2019, até mesmo a Chanel investiu pesado no material, apostando em botas, chapéus e capas confeccionados em plástico transparente, com efeito impermeável.
Chanel SS 18 – Plástico em destaque nas passarelas parisienses
Calvin Klein, Balmain e Valentino foram outras marcas de renome a propor a volta da tendência, que divide opiniões. Para fugir um pouco da forte pegada street do material, os estilistas combinam o plástico com bordados, plumas e texturas inesperadas, explorando modelagens femininas e bem trabalhadas.
Tendência internacional – Calvin Klein, Balmain e Valentino
No Brasil, Juliana Jabour e Osklen mostraram toda a versatilidade do material nas passarelas da SPFW N45.
Leia também: Como usar vinil – Looks inspiradores e dicas na tendência que vai dominar o Inverno 2018
Acessórios em plástico fazem sucesso no street style
No ano passado, as sandálias e botas transparentes da Yeezy causaram frisson no mundo da moda. Muitas marcas apostaram na tendência ao mesmo tempo, transformando o material pouco valorizado em um desejo coletivo.
De acordo com a revista Elle, o nome responsável por transformar sacolas plásticas em it bags é Raf Simons. O designer belga apresentou a tendência lá no verão de 2011, quando estava no comando da Jil Sander. Na época, ele desfilou uma bolsa laranja transparente, que era vendida a U$ 135 e esgotou em pouquíssimo tempo.
A origem da tendência – Bolsa criada por Raf Simons para Jil Sander, no Verão de 2011.
Em 2018, as bolsas de plástico transparente fazem sucesso no street style. Fotos: Leo Faria / ELLE
De 2011 para cá, a tendência evoluiu para outros setores da moda. Já vimos o boom das bolsas, das sandálias e principalmente das capas transparentes (com debrum contrastante demarcando linhas da costura).
Ao que tudo indica, o material veio mesmo para ficar e cabe aos designers explorar a sua versatilidade ao máximo. Com o calor brasileiro, fica mais fácil apostar nos acessórios para o verão. Durante o inverno, as peças plásticas fazem as vezes de impermeável e são uma ótima opção para encarar os dias chuvosos dos próximos meses.
Lançamento – Converse Chuck Taylor All Star em parceria com Virgil Abloh (Off-White) é feito em plástico transparente.