Para sua coleção Verão 25, a Handred volta seus olhos para a Bahia e traz para a passarela do São Paulo Fashion Week a coleção “Paraguaçu”. Inspirada nas riquezas culturais, paisagens do estado e na cidade histórica de Cachoeira, a marca mergulha nas histórias, lendas e tradições locais para criar peças que celebram a região.
Com colaborações especiais e detalhes artesanais, as peças refletem a vida ao longo do Rio Paraguaçu. A coleção destaca estampas inspiradas na região, enquanto a Chitarte (associação de mulheres artesãs) traz bordados que empoderam mulheres artesãs, unindo tradição e modernidade. Confira nos detalhes:
Como foi o desfile da Handred no SPFW N58?
A coleção da Handred combina elementos da natureza e arquitetura baiana, com estampas que retratam a vida ao longo do Rio Paraguaçu, traduzidas em camisas, vestidos, calças, shorts e camisas de seda, linho e algodão.
- Logo depois, leia SPFW N58 divulga line-up completo. Veja programação de desfiles
Caracterizadas pela leveza e fluidez dos tecidos, as peças ganham detalhes artesanais, como bordados em formato de lágrimas que imitam um lustre antigo e outro de traços pontilhados que formam um xadrez branco, preto e vermelho.
A paleta de cores percorre tons de marrom, verde, azul-marinho, vinho e bege/camelo, com silhuetas que revelam ombros e costas, em recortes inspirados nas velas dos saveiros que navegam pelas águas da Bahia.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Quais são as novidades da coleção Paraguaçu da Handred?
Uma novidade da coleção “Paraguaçu” é a colaboração especial da Handred com Ayrson Heráclito, renomado artista e professor em Cachoeira. Heráclito atuou como consultor e guia, trazendo sua expertise histórica e cultural para a coleção.
A viagem de pesquisa da marca, que incluiu a subida do rio e visitas a diversos locais e artesãos locais, é um desdobramento do projeto iniciado no MASP e marca a primeira parceria entre Ayrson e André, trazendo um profundo conhecimento e autenticidade à coleção.
Entre os itens, destaca-se a família de peças com a estampa Itaparica, inspirada nas casas centenárias da ilha, refletindo pisos de ladrilhos em preto e branco, arcos de lua nas janelas e cortinas amarradas. Outro destaque importante é o novo modelo de vestido-bata em seda texturizada na cor vinho.
- Logo depois, leia SPFW N58: Sou de Algodão celebra as manualidades na moda brasileira
Nesta temporada, a marca segue investindo no segmento feminino, com mais quatro novos modelos de vestidos, que variam desde opções casuais até looks para casamentos e festas.
As peças apresentam alças finas, decotes em U nas costas, modelagens rodadas e também mais retas e minimalistas, além de modelagens antigas que já eram sucessos, como as túnicas e maxi regatas.
As peças já estão disponíveis. No preview, serão apresentadas cerca de 13 peças, seguidas por mais três lançamentos subsequentes, cada um trazendo aproximadamente 15 criações.
- Em seguida, leia Estilo homewear: tendência une conforto com criatividade
Qual foi a inspiração para a coleção de verão 2025 da Handred?
Tudo nos leva de volta à Bahia, território que retornamos e que nos inspiramos de tempos em tempos. Esse ano, para a Coleção de Verão 2025 da Handred, subimos o Rio Paraguaçu e ancoramos em Cachoeira, cidade histórica e importante, preservada no tempo e ao mesmo tempo de efervescência artística e cultural.
Nascido de águas escuras, das minas das rochas da Chapada Diamantina, o Paraguaçu muda de tamanho e cor conforme traça seu caminho pela Bahia. Quando passa pelo Recôncavo é largo e caudaloso, preparando para se tornar oceano. Quando chega a Salvador e abraça a Baía de Todos os Santos já é mar, seu sabor já é sal.
Relacionadas
Confira o calendário das principais semanas de moda do mundo em 2025
19 looks para usar na festa de fim de ano da empresa
80 inspirações de looks para arrasar nas festas de fim de ano de 2024
Do rio, ouvimos histórias antigas, lendas e contos. Das crenças do sagrado aos atabaques dos Tincoãs. O rio é vivo e sopra segredos para quem for atento e curioso. Sopra lágrimas de vidro que, bordadas uma a uma na seda, trazem o brilho de um lustre.
Contam que quando uma anciã da Irmandade da Boa Morte morre, ela se transforma em garça e volta voando para a África. A Irmandade da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica brasileira formada apenas por mulheres.
Nossas garças saem do vestido em pleno vôo. As meias luas características da arquitetura do batente das janelas das casas antigas aparecem bordadas em repetidas linhas.
- Ao mesmo tempo, leia Cores verão 2025: tendências da estação traduzidas em 20 looks lindos para se inspirar
Qual é o papel da Chitarte na coleção “Paraguaçu” da Handred?
Estampas inspiradas em cenas e animais da região colorem nossas modelagens: o fim do dia na margem do rio, a partir de pintura a óleo da artista Beatrice Arraes; o mito da enorme serpente que vive submersa no rio é contemplado com o animal bordado a mão pelo grupo Chitarte; associação de mulheres artesãs fundada em 1988 na cidade de Cachoeira.
- Logo depois, leia Os 22 melhores looks de camisa com saia para aderir à tendência sem ser básica
Para elas, o bordado é uma ferramenta de empoderamento, inclusão e transformação social. A Chitarte também atua em projetos sociais, oferecendo oficinas e capacitações para mulheres e jovens; temos também o mergulho no rio, onde o corpo se mistura com as águas aquareladas e desaparece em sua corrente.
- Em seguida, leia Amarelo manteiga: como usar a cor do verão 2025 em roupas, unhas e maquiagem
O vento molda as velas dos saveiros e guia o tempo de navegação de cada costura. O calor do verão é inegável e a pele carrega a história do sol. O Paraguaçu banha o anfiteatro baiano.
- Logo após, leia Paris Fashion Week: 5 tendências da passarela que prometem bombar no verão 2025
Sem dúvida, as peças desfiladas estarão disponíveis para venda na loja do Jardins no sábado dia 19/10, em evento de 12h às 20h. Ademais, há possibilidade de encomendas sob consulta.
- Em seguida, leia Como transformar calça jeans em saia? Passo a passo completo + 17 fotos de inspiração
Conclusão
Enfim, agora que você já conferiu tudo sobre a coleção “Paraguaçu” da Handred, que desfilou as novas peças no SPFW N58, que tal ler também SPFW N58: Gustavo Silvestre e Ponto Firme unem moda e cultura em desfile no Museu do Ipiranga. Ou então, o Fashion Bubbles te convida a conferir mais conteúdos como esse na nossa categoria Moda.